Nome do Projeto
Elaboração de material didático para o ensino de Eletrotécnica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/07/2019 - 14/07/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Resumo
O projeto trata da elaboração de material didático para as disicplinas da área de energia em sistemas hídricos, do curso de Engenharia Hidríca, especialmente Eletrotécnica, porém pode ser usado em Fontes Alternativas de Energia. Será elaborado, em escala laboratorial, quadros de comando elétrico para o acionamento de motores elétricos que são usualmente ligados a bombas hidráulicas. O material servirá para demonstrações em aula e realização de aulas práticas. Além disso, um caderno didático será desenvolvido para facilitar o aprendizado dos alunos do curso.

Objetivo Geral

Elaborar quadros de comandos elétricos didáticos que realizem o acionamento de motores elétricos por diferentes métodos de partida. Além disso, será elaborado um caderno didático para auxiliar os discentes durante o curso, e posteriormente no exercício profissional.

Justificativa

O projeto se justifica devido a dificuldade de muitos discentes do curso de Engenharia Hídrica em entender e aplicar os conhecimentos obtidos na disciplina de Elétrotécnica. Assim, pretende-se de forma prática que os alunos tenham o domínio do conhecimento prático necessário para o acionamento de conjuntos motobomba utilizados em larga escala no exercício profissional.

Metodologia

O material didático a ser elaborado será constituído por diferentes quadros de comando elétrico e por um caderno didático que será disponibilizado eletronicamente via sistema Moodle-AVA para os discentes.
A elaboração dos quadros de comando, para o acionamento de motobombas, será realizada pela aquisição dos equipamentos necessários para a sua montagem (disjuntores, contatores, botoeiras, temporizados, relé termico, inversor de frequência). Para a montagem dos sistemas de acionameto, será realizada uma pesquisa em bibliografias no material específico da área (CREDER, 2016; COTRIM, 2009), visando a obtenção de circuitos elétricos referentes a cada método de acionamento de motobombas.
Para a elaboração do caderno didático da disciplina de Elétrotécnica, será realizada uma pesquisa nas principais bibliografias atualizadas da área. Além disso, será buscado em artigos científicos nacionais e internacionais, material sobre o tema, bem como pesquisas inovadoras quem tem sido desenvolvidas e que se apliquem com a realidade do Engenheiro Hídrico.

Resultados Esperados

Espera-se que a partir do material elaborado os estudantes do curso de Engenharia Hídrica possam desenvolver um nível de entendimento e conhecimento maior, despertando o interesse pela área e diminuindo a evasão do curso. Além disso, busca-se através da pesquisa bibliográfica, sistemas que vem sendo desenvolvidos e possam agregar no ensino de Elétrotécnica e no exercício profissional do egresso. Sendo o curso de Engenharia Hídrica relativamente novo no cenário nacional, o principal impacto esperado é no conhecimento dos alunos, que proporcionará o embasamento necessário para solucionar questões práticas do exercício profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
RICARDO SCHERER POHNDORF415/07/201914/07/2020
WESLEY HUCKEMBECK DOS SANTOS215/07/201914/07/2020
WILLIAN DA SILVEIRA LIMA215/07/201914/07/2020

Página gerada em 26/04/2024 16:06:26 (consulta levou 0.022581s)