Nome do Projeto
Aplicação pedagógica dos softwares de Contraponto e de Harmonia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/07/2019 - 30/06/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O desenvolvimento tecnológico na área da computação musical tem se ampliado e consolidado dentro das várias práticas musicais, seja na criação ou no ensino. O estudo da harmonia e do contraponto envolve a aquisição de diversas habilidades que podem ser - e é comum que sejam - trabalhadas através de exercícios específicos. Uma parte significativa da avaliação da aquisição destas habilidades pode ser realizada de modo objetivo, o que facilita a sua automatização através de softwares. Em um projeto anterior identificamos as habilidades que podem ser trabalhadas e avaliadas com o auxílio de software, nas disciplinas de Harmonia I e Contraponto I. Neste trabalho iremos aplicar os softwares criados nas atividades didáticas das disciplinas citadas e aperfeiçoar os softwares de modo que fiquem mais eficientes e possam atender melhor as demandas pedagógicas de professores e estudantes.

Objetivo Geral

Utilizar os softwares de correção de exercícios nas atividades didáticas das disciplinas de Contraponto I e Harmonia I.

Justificativa

A grande quantidade de alunos matriculados nas disciplinas de harmonia e contraponto, bem como a metodologia característica destas - a qual envolve a realização de uma grande quantidade de exercícios semanalmente - dificulta a tarefa de correção dos exercícios por parte do professor.
A automatização da correção de exercícios - ou parte dela - virá beneficiar o trabalho do professor e dos alunos ao proporcionar maior agilidade e rapidez.
A aplicação dos softwares que automatizam a correção de exercícios na prática pedagógica das disciplinas permitirá uma testagem destas ferramentas, bem como o seu possível aperfeiçoamento.

Metodologia

O trabalho será dividido em duas etapas. Uma será voltada para a disciplina de harmonia e a outra para a disciplina de contraponto. Nas duas etapas serão realizados os seguintes procedimentos:
- Apresentação e instruções de uso do software para os professores e estudantes;
- Estudo das possíveis aplicações pedagógicas;
- Utilização e testagem do software.

Resultados Esperados

Espera-se que a implementação do software como ferramenta pedagógica possa melhorar o aproveitamento dos estudantes na realização de exercícios de harmonia e contraponto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS WALTER ALVES SOARES201/07/201930/06/2020
GUILHERME CAMPELO TAVARES201/07/201930/06/2020
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES101/07/201930/06/2020
ROGERIO TAVARES CONSTANTE1601/07/201930/06/2020

Página gerada em 02/07/2022 14:08:56 (consulta levou 0.028467s)