Nome do Projeto
Temas atuais na Meteorologia-Edição 2014
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/12/2014 - 19/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Resumo
O presente projeto visa atender demandas dos alunos início dos Cursos de Graduação em Meteorologia, Geografia e Engenharia Sanitária e Ambiental, onde os temas relativos a meteorologia até o terceiro, quarto semestre estão restritos a poucas disciplina, nesta fase os estudos estão muito concentrados nas disciplinas básicas de cada curso aqui citados. Entretanto, deve ser salientado que ajustes são feitos nos estudos de cada curso em função das necessidades de atender tanto as orientações do MEC, que apontam para uma formação mais livre, onde prevê a possibilidade do aluno escolher, dentro de certos limites, temas específicos de seu interesse, bem como as exigências advindas da modernização das ciências e tecnologias, que nos últimos anos, vem exigindo tanto do aluno como professor um continuo processo de formação, que está alem das estruturas formais dos cursos, por serem estruturas complexas e de resposta mais lentas.

Objetivo Geral

Complementação da formação geral

Justificativa

O presente projeto visa oferecer uma alternativa aos alunos dos Cursos de Meteorologia, Geografia e Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPel para complementarem seus estudos em temas específicos de forma ágil, porem em sintonia com os currículos do Cursos de Graduação.

Metodologia

O projeto será desenvolvido na forma de minicursos e seminários com carga horária variável, no período de Novembro a dezembrode 2014.
As atividades serão desenvolvidas em grupos de no máximo 30 alunos, ora o trabalho será desenvolvido pelos alunos de forma individual e duplas, usando recursos de software, Internet e computadores da Faculdade de Meteorologia.
Os professores ministrantes dos minicursos e seminários propostos neste projeto terão a liberdade de ajustarem as ferramentas de ensino conforme as necessidades do tema a trabalhar, para tanto deverão tomar como base suas áreas de atuação profissional e/ou formação.

Resultados Esperados

Espera-se que esta edição do projeto contribua para desenvolver nos alunos habilidades no campo da modelagem, como ferramenta de aprendizagem dos sistemas dinâmicos que estão presentes na atmosfera e desta forma tenham um maior desempenho no estudo de modelos complexos como: Clima da do planeta Terra; Circulação dos oceanos dentre muitos outros que são estudados nos cursos das Ciências da Terra. Acredita-se que a execução deste projeto impacte positivamente a formação dos alunos, fortalecendo a ideia de que a formação acadêmica é um processo que evolui no tempo e no espaço, e com isto permita que os alunos continuem a perguntar e desta forma gerar novas demandas, exigindo assim, que o corpo docente do Curso de Meteorologia repita o projeto com novos temas de interesse da comunidade.
Concluído o projeto espera-se que o grupo de alunos e professores participantes do projeto, tenha contribuído de forma expressiva para estimular os alunos nos semestres iniciais e com isto, reduzir os índices de perda (infrequência, reprovações e abandono).

Indicadores, Metas e Resultados

O questionário para o levantamento dos dados tem a seguinte estrutura:

1- Os objetivos foram cumpridos integralmente

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

2- Os temas tratados despertaram interesse na maioria dos alunos participantes

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

3- A forma de abordar os temas nos seminários e minicursos foi adequada ao nível de conhecimento de todos os alunos.

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

4- A frequência as atividades desenvolvidas foi alta, superior a 80% dos inscritos.

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

5- Os temas abordados no projeto motivaram os alunos dos semestres iniciais do Curso de Meteorologia.

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

6- O projeto contribui no aprimoramento do Projeto Pedagógico do Curso de Meteorologia por apresentar uma forma atualizada e ágil de formação acadêmica.

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

7- Projeto representa uma alternativa importante de formação livre durante o Curso de Graduação em Meteorologia na UFPel.

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

8- Durante as atividades desenvolvidas os alunos fizeram perguntas pertinentes aos temas em discussão.

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

9- As ferramentas de ensino usadas pelos ministrantes dos seminários e minicursos foi adequada.

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

10- O projeto representa uma forma importante para a motivação dos alunos dos alunos nos semestres iniciais do Curso de Meteorologia que contribui na redução de perdas (infrequências, reprovações e abandonos).

( ) Concordo fortemente
( ) Concordo
( ) Indiferente
( ) Discordo
( ) Discordo Fortemente

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLEF PATRICK CAETANO DE MATOS408/12/201419/12/2014
ANDERSON SPOHR NEDEL408/12/201419/12/2014
ANDRE BECKER NUNES408/12/201419/12/2014
JOAO CARLOS TORRES VIANNA1005/05/201415/12/2014
JOÃO LUIZ MARTINS BASSO408/12/201419/12/2014
JULIO RENATO QUEVEDO MARQUES405/05/201415/12/2014
LIARA KURTZ405/05/201415/12/2014
LUCAS TADEO405/05/201415/12/2014
MARIAH SOUSA GOMES405/05/201415/12/2014
MYLENA DORNELLES HERMES408/12/201419/12/2014
NATHÁLIA BISSAQUE PESSOTA405/05/201415/12/2014
STÉPHANO DOS REIS FREITAS408/12/201419/12/2014
WILLIAM FERREIRA COELHO408/12/201419/12/2014
ÁLVARO VASCONCELLOS DE ÁVILA408/12/201419/12/2014

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