Nome do Projeto
Como estudar melhor nas engenharias? (Parte 1)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/07/2019 - 21/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Percebemos, como professores, que embora nos esforcemos ao máximo para bem ensinar, ministrando boas aulas, utilizando recursos adequados e inovadores, indicando e utilizando boa bibliografia, o resultado da aprendizagem de alguns alunos não é satisfatório. Neste ponto, nos perguntamos porque. Parecem existir alunos que somente frequentam as aulas, muitas vezes sem prestar atenção nas mesmas e nada estudando em horário extraclasse. Quanto a estes, não é de se admirar a reprovação nas avaliações. Entretanto, existem outros alunos que estudam, e mesmo assim não conseguem um resultado satisfatório. A estes alunos está direcionado este projeto de ensino (grupo de estudos). Parece-nos que, na maior parte, este ultimo tipo de aluno estuda, sim, mas de modo pouco eficiente.

Objetivo Geral

A ideia, com este projeto, que nesta primeira parte se constitui como um grupo de estudo, é inicialmente identificar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos, compartilhar procedimentos de estudo eficientes dos alunos participantes, alunos convidados e professores envolvidos e também resumir e divulgar os principais tópicos que serão encontrados na literatura pertinente sobre "Aprender a aprender".

O foco será na aprendizegem das disciplinas de engenharia do Centro de Engenharias da UFpel, mas o conhecimento discutido pode se estender a qualquer área do conhecimento.

Justificativa

A coordenadora deste projeto é Mestre em Educação, graduada em Arquitetura e Urbanismo e com experiência de ensino em Representação Gráfica Técnica para Engenharias e Arquitetura, na UFPel, há 28 anos.

Os professores colaboradores, graduados em engenharias, doutores, e também com muita experiência em ensino, certamente não estariam na profissão que ocupam e com a formação que possuem se também não possuíssem grande experiênica em "aprender", em "estudar".

A ideia, com este projeto, que nesta primeira parte se constitui como um grupo de estudo, é inicialmente identificar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos, compartilhar procedimentos de estudo eficientes dos alunos participantes, alunos convidados e professores envolvidos e também resumir e divulgar os principais tópicos que serão encontrados na literatura pertinente sobre "Aprender a aprender".

O foco será na aprendizegem das disciplinas de engenharia do Centro de Engenharias da UFpel, mas o conhecimento discutido pode se estender a qualquer área do conhecimento.

Metodologia

Inicialmente, realizar uma Revisar alguma literatura sobre "Como estudar ou aprender melhor", sistematizar os principais tópicos e preparar material (apresentação, textos) para divulgar aos alunos participantes.

Organizar encontros semanais com uma hora de duração onde deveremos:

- Identificar as principais dificuldades dos alunos das engenharias na atividade de "estudar" ou "aprender" os conteúdos das disciplinas, através de questionários confidenciais individuais e principalmente em conversas grupais entre professores e alunos participantes.
- Realizar "palestras" ou falas onde professores participantes possam explanar sua visão sobre os melhores procedimentos para "estudar" e "aprender", baseados em suas experiências como professores e alunos;
- Propor algumas experiências ou exercícios de estudo, assistidos, pelos professores e colaboradores participantes.
- Propor a escrita, ao final do curso, de um memorial reflexivo, pelos alunos participantes, sobre como podem melhorar seu processo de estudo, considerando o que foi discutido/aprendido no projeto de ensino.

Resultados Esperados

Espera-se que após este projeto (grupo de estudos) os alunos participantes possam ter se estimulado ou evoluído no sentido de melhor conduzir seu processo de estudo/aprendizagem.
Também se tem a expectativa de que os professores envolvidos- especialmente a coordenadora- possa realizar futuras outras edições do projeto, cada vez com mais qualidade, pela consulta à bibliografia pertinente e às experiências trazidas e realizadas neste projeto piloto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON CAETANO FEIRA104/07/201921/12/2019
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS404/07/201921/12/2019
GUILHERME CENTENO PORCIUNCULA104/07/201921/12/2019
ISABELLE DA SILVEIRA LOPES204/07/201921/12/2019
LUAN MARTIN AREJANO204/07/201921/12/2019
LUCAS SCHELLIN MALTZAHN204/07/201921/12/2019
LÓREN FERREIRA DA CRUZ204/07/201921/12/2019
MARIVAN DA SILVA PINHO104/07/201921/12/2019
PAULO HENRIQUE COSTA SOUZA104/07/201921/12/2019
ROGER TOSCAN SPAGNOLO104/07/201921/12/2019
VICTOR HUGO SANTOS DE OLIVEIRA204/07/201921/12/2019
VIVIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES FRANCISCO104/07/201921/12/2019
WEMERSON SOUZA MACIEL104/07/201921/12/2019
WESLEY REINOSO204/07/201921/12/2019

Página gerada em 21/12/2024 12:06:32 (consulta levou 0.033418s)