Nome do Projeto
MATERIAL DIDÁTICO DISCIPLINA DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/08/2019 - 30/08/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Irrigação e Drenagem
Resumo
A organização dos componentes curriculares é uma tarefa dos docentes que facilita o processo de ensino e aprendizagem. Além da delimitação da ementa e dos conteúdos a serem abordados é importante que o plano de ensino pactue a forma como serão trabalhados. Neste sentido a oferta de um material de apoio que facilite a compreensão dos conteúdos trabalhados e oriente o estudo, dando autonomia ao acadêmico, pode ser um facilitador do aprendizado. Este material de apoio, além da fundamentação teórica deve abordar aspectos práticos e propor exercitar, treinando ao aluno a resolver questões que possam prepará-lo a atuar no mercado profissional. Neste sentido este projeto propõe a elaboração de um material de apoio ao componente curricular Irrigação e Drenagem, do Curso de Agronomia .

Objetivo Geral

Elaborar material didático que sistematize o conteúdo abordado na disciplina de Irrigação e Drenagem, para o Curso de Agronomia da FAEM- UFPEL.

Justificativa

Uma queixa frequente por parte de estudantes de graduação é a falta de material de apoio para estudo da disciplina. Apesar do senso comum remeter a Bibliografia disponibilizada no Plano de Ensino, a geração atual é bastante resistente a consulta bibliográfica, se restringindo ao material apresentado pelo professor em sala de aula. Este fato, além de preocupante, em função da limitação de material disponibilizado, restringe os saberes, pois os slides disponibilizados, em sua maioria sucintos não aborda o assunto de forma conveniente, pois a fala do professor não acompanha o material. Assim, a organização do conteúdo, na forma de um material que apresente fundamentação teórica e proposta de atividades práticas (exercícios), poderá ser um facilitador do processo de ensino aprendizagem e como tal, um agente que poderá melhorar o aproveitamento acadêmico do componente curricular.
Outra justificativa para tal elaboração está associada ao fato de que este componente curricular é apresentado por 4 docentes que interagem em capítulos. A sistematização da forma de apresentação dos assuntos, uniformizando simbologias e conceitos, favorece o transito dos docentes com a mesma fala, o que dá mais segurança ao estudante.

Metodologia

A elaboração do material didático será feita por quatro docentes, dividindo o trabalho em unidades de forma que cada um produza o material relativo a sua participação na disciplina. Seguindo o conteudo da disciplina, serão divididos os tópicos, com a elaboração na forma de capítulos, como segue:
1. O Contexto da Irrigação
Profª Luciana Marini Köpp
1.1. Definição e importância da irrigação
1.2. Possibilidades e limitações da irrigação
2. Planejamento da irrigação
Profª Luciana Marini Köpp
2.1. Demanda de água para a Irrigação
2.2. Oportunidade da Irrigação e quantidade de água a aplicar
2.3. Eficiência do uso da água
2.4. Programação da irrigação
2.5. Vazão requerida num projeto de irrigação
3. Irrigação por superfície
Prof. Vitor Emanuel Quevedo Tavares
3.1. Irrigação por sulcos
Prof. Tonismar dos Santos Pereira
3.2. Irrigação por inundação
4. Irrigação Pressurizada.
Profª Luciana Marini Köpp
4.1. Irrigação por aspersão
Prof. Tonismar dos Santos Pereira
4.2. Irrigação localizada
5. Contexto e planejamento da Drenagem
Prof. Tonismar dos Santos Pereira
5.1. Definição e importância da drenagem
5.2. Planejamento da Drenagem
6. Drenagem Superficial
Prof. Tonismar dos Santos Pereira
6.1. Sistemas de drenagem superficial
6.2. Determinação da vazão de projeto
6.3. Dimensionamento dos sistemas
7. Drenagem Subterrânea
Prof. Luis Carlos Timm
7.1. Sistemas de drenagem subterrânea
7.2. Fluxo de água aos drenos
7.3. Dimensionamento dos sistemas
7.4. Determinação da vazão de projeto
Após a elaboração individual, o material será revisado pelos demais professores, de forma a unificar simbologias e formas de apresentação. A parte gráfica será elaborada em assistentes gráficos que facilitem a compreensão do material escrito.
O material, produzido, será usado em um semestre letivo (2020-1), como piloto, para testar sua efetividade e realizados ajustes. A versão final será disponibilizada na forma digital aos alunos matriculados na disciplina, a partir de 2020-2.

Resultados Esperados

Espera-se que, com a elaboração do material proposto se possa:
Sintonizar o componente curricular com o projeto pedagógico do Curso.
Tornar as aulas mais dinâmicas, permitindo a melhor compreensão dos assuntos abordados.
Sistematizar os conteúdos e permitir a autonomia de estudos domiciliares por parte dos estudantes.
Melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes inscritos na disciplina.
Facilitar a organização dos estudantes no que se refere a obtenção de material para estudo.
Sistematizar o conteúdo apresentado, tornando de senso comum entre os docentes que atuam no componente curricular.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KATIELE GRIMM131/08/201930/08/2020
LUCIANA MARINI KOPP231/08/201930/08/2020
LUIS CARLOS TIMM231/08/201930/08/2020
TONISMAR DOS SANTOS PEREIRA231/08/201930/08/2020
VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES231/08/201930/08/2020

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