Nome do Projeto
Estudos e experiências iniciais em tecnologias digitais como apoio às aulas presenciais na área de RGT.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/07/2019 - 14/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
A professora coordenadora deste projeto possui Mestrado em Educação, pela Faculdade de Educação da UFpel, em 1997.
Sempre teve grande interesse e utilizou tecnologias educacionais digitais como apoio à Educação Presencial em sua carreira como professora na área de Representação Gráfica Técnica, nesta mesma universidade.
A utilização de tecnologias digitais tem se dado nos seguintes contextos:
1) Utilização regular, em sala de aula, do programa Google Sketchup com a confecção de modelos digitais tridimensionais para explicação de conteúdos de Geometria Descritiva e Desenho Técnico.
2) Confecção e utilização regular, em sala de aula, de recursos de apresentação de conteúdos PREZI;
3) Utilização regular, em sala de aula, de uma "document camera"(Marca IPEVO, adquirida nos EUA). Esta câmera, de altíssima resolução, registra e projeta (com a intermediação de um notebook e projetor) os desenhos realizados com instrumental de desenho técnico que o professor realiza em sala de aula, em tempo real.
4) Confecção, edição e utilização regular, como apoio às suas disciplinas, de um site (https://sites.google.com/site/repgraftec/), onde é disponibilizado principalmente apoio teórico ao conteúdo de suas disciplinas, relação de conteúdo ministrado aula à aula com links para recursos utilizados e link para as apostilas de exercícios de autoria própria.
5) Realização e coordenação de alguns projetos de ensino relacionados, a saber:
- Introdução à Interpretação do Desenho de Instalações Prediais (2014)
- Site de material de ensino para RGT (2015)
- Modelos 3D de exercícios de Cotada (2017)
Objetivo Geral
_Iniciar estudos sobre Tecnoclogias Digitais para a Educação e iniciar também a melhoria de material nesta a´rea que já vem sendo produzido, compartilhando este conhecimento com o aluno colaborador do projeto.
Justificativa
Neste ano, a referida coordenadora deste projeto, além dos recursos regularmente utilizados, acima descritos, começou a gravar filmes, com captura de tela e voz, das explicações de conteúdos através das apresentações PREZI e da realização dos exercícios através da document camera, em suas aulas.
Tem disponibilizado, de modo restrito aos seus alunos, como apoio extra classe, este material na seguinte pasta do Google: https://drive.google.com/open?id=1-WaXA5ECIQDWgtYuv4kDGnuoP-9dP5tc
Contudo, percebe que o material, no que se refere à sua forma, está bastante amador e possivelmente longe do que poderia ser uma boa vídeo-aula.
As apresentações PREZI que confecciona e utiliza, possivelmente poderiam também ser melhoradas.
Pensa, então, com este projeto, começar a instruir-se sobre a produção de tecnologias digitais para a educação e ao mesmo tempo começar a aplicar estes estudos na edição e melhoria das suas apresentações e vídeos de apoio extraclasse.
Além disso, quem sabe descobrir outros recursos digitais que seriam interessantes de serem utilizados como apoio a suas disciplinas.
Para isto, inicialmente adquiriu um curso online sobre "Tecnologias Digitais Para a Educação [2019 COMPLETO]", do site Udemy (https://www.udemy.com/tecnologias-digitais-para-a-educacao/),o qual pretende realizar, dentro deste projeto.
A idéia é aplicar este estudo na melhoria das suas apresentações PREZI e de seus vídeos de apoio extraclasse e, para tal, contará com o auxílio de um aluno do Centro de Engenharia para edição dos vídeos.
Tem disponibilizado, de modo restrito aos seus alunos, como apoio extra classe, este material na seguinte pasta do Google: https://drive.google.com/open?id=1-WaXA5ECIQDWgtYuv4kDGnuoP-9dP5tc
Contudo, percebe que o material, no que se refere à sua forma, está bastante amador e possivelmente longe do que poderia ser uma boa vídeo-aula.
As apresentações PREZI que confecciona e utiliza, possivelmente poderiam também ser melhoradas.
Pensa, então, com este projeto, começar a instruir-se sobre a produção de tecnologias digitais para a educação e ao mesmo tempo começar a aplicar estes estudos na edição e melhoria das suas apresentações e vídeos de apoio extraclasse.
Além disso, quem sabe descobrir outros recursos digitais que seriam interessantes de serem utilizados como apoio a suas disciplinas.
Para isto, inicialmente adquiriu um curso online sobre "Tecnologias Digitais Para a Educação [2019 COMPLETO]", do site Udemy (https://www.udemy.com/tecnologias-digitais-para-a-educacao/),o qual pretende realizar, dentro deste projeto.
A idéia é aplicar este estudo na melhoria das suas apresentações PREZI e de seus vídeos de apoio extraclasse e, para tal, contará com o auxílio de um aluno do Centro de Engenharia para edição dos vídeos.
Metodologia
- Realização de um curso online sobre "Tecnologias Digitais para a Educação".
- Realização de vídeo aulas como apoio extraclasse às aulas presenciais.
- Realização de vídeo aulas como apoio extraclasse às aulas presenciais.
Resultados Esperados
Espera-se que este projeto seja o passo inicial no aperfeiçoamento desta professora em direção a uma produção mais qualificada de material digital online como apoio extraclasse às aulas presenciais e também para as aulas presenciais.
Assim, os alunos terão melhor material disponível para estudo extraclasse.
Assim, os alunos terão melhor material disponível para estudo extraclasse.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto de ensino, caracterizado como "grupo de estudos", possui de pretensões iniciais modestas e pretende ser um primeiro passo em direção à alguma formação deste professor coordenador na produção de tecnologias digitais (especialmente vídeo aulas) e também no compartilhamento deste aprendizado e troca de experiência com o aluno colaborador do projeto.
Se a experiência mostrar bons resultados, pretende-se dar continuidade ao estudo e trabalhos nesta linha.
Se a experiência mostrar bons resultados, pretende-se dar continuidade ao estudo e trabalhos nesta linha.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS | 4 | 20/07/2019 | 14/12/2019 |
YAN CHAVES PEREIRA ARAUJO | 8 | 20/07/2019 | 14/12/2019 |