Nome do Projeto
Estudos e experiências iniciais em tecnologias digitais como apoio às aulas presenciais na área de RGT.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/07/2019 - 14/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
A professora coordenadora deste projeto possui Mestrado em Educação, pela Faculdade de Educação da UFpel, em 1997. Sempre teve grande interesse e utilizou tecnologias educacionais digitais como apoio à Educação Presencial em sua carreira como professora na área de Representação Gráfica Técnica, nesta mesma universidade. A utilização de tecnologias digitais tem se dado nos seguintes contextos: 1) Utilização regular, em sala de aula, do programa Google Sketchup com a confecção de modelos digitais tridimensionais para explicação de conteúdos de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 2) Confecção e utilização regular, em sala de aula, de recursos de apresentação de conteúdos PREZI; 3) Utilização regular, em sala de aula, de uma "document camera"(Marca IPEVO, adquirida nos EUA). Esta câmera, de altíssima resolução, registra e projeta (com a intermediação de um notebook e projetor) os desenhos realizados com instrumental de desenho técnico que o professor realiza em sala de aula, em tempo real. 4) Confecção, edição e utilização regular, como apoio às suas disciplinas, de um site (https://sites.google.com/site/repgraftec/), onde é disponibilizado principalmente apoio teórico ao conteúdo de suas disciplinas, relação de conteúdo ministrado aula à aula com links para recursos utilizados e link para as apostilas de exercícios de autoria própria. 5) Realização e coordenação de alguns projetos de ensino relacionados, a saber: - Introdução à Interpretação do Desenho de Instalações Prediais (2014) - Site de material de ensino para RGT (2015) - Modelos 3D de exercícios de Cotada (2017)

Objetivo Geral

_Iniciar estudos sobre Tecnoclogias Digitais para a Educação e iniciar também a melhoria de material nesta a´rea que já vem sendo produzido, compartilhando este conhecimento com o aluno colaborador do projeto.

Justificativa

Neste ano, a referida coordenadora deste projeto, além dos recursos regularmente utilizados, acima descritos, começou a gravar filmes, com captura de tela e voz, das explicações de conteúdos através das apresentações PREZI e da realização dos exercícios através da document camera, em suas aulas.

Tem disponibilizado, de modo restrito aos seus alunos, como apoio extra classe, este material na seguinte pasta do Google: https://drive.google.com/open?id=1-WaXA5ECIQDWgtYuv4kDGnuoP-9dP5tc

Contudo, percebe que o material, no que se refere à sua forma, está bastante amador e possivelmente longe do que poderia ser uma boa vídeo-aula.

As apresentações PREZI que confecciona e utiliza, possivelmente poderiam também ser melhoradas.

Pensa, então, com este projeto, começar a instruir-se sobre a produção de tecnologias digitais para a educação e ao mesmo tempo começar a aplicar estes estudos na edição e melhoria das suas apresentações e vídeos de apoio extraclasse.

Além disso, quem sabe descobrir outros recursos digitais que seriam interessantes de serem utilizados como apoio a suas disciplinas.

Para isto, inicialmente adquiriu um curso online sobre "Tecnologias Digitais Para a Educação [2019 COMPLETO]", do site Udemy (https://www.udemy.com/tecnologias-digitais-para-a-educacao/),o qual pretende realizar, dentro deste projeto.

A idéia é aplicar este estudo na melhoria das suas apresentações PREZI e de seus vídeos de apoio extraclasse e, para tal, contará com o auxílio de um aluno do Centro de Engenharia para edição dos vídeos.

Metodologia

- Realização de um curso online sobre "Tecnologias Digitais para a Educação".

- Realização de vídeo aulas como apoio extraclasse às aulas presenciais.

Resultados Esperados

Espera-se que este projeto seja o passo inicial no aperfeiçoamento desta professora em direção a uma produção mais qualificada de material digital online como apoio extraclasse às aulas presenciais e também para as aulas presenciais.

Assim, os alunos terão melhor material disponível para estudo extraclasse.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto de ensino, caracterizado como "grupo de estudos", possui de pretensões iniciais modestas e pretende ser um primeiro passo em direção à alguma formação deste professor coordenador na produção de tecnologias digitais (especialmente vídeo aulas) e também no compartilhamento deste aprendizado e troca de experiência com o aluno colaborador do projeto.

Se a experiência mostrar bons resultados, pretende-se dar continuidade ao estudo e trabalhos nesta linha.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS420/07/201914/12/2019
YAN CHAVES PEREIRA ARAUJO820/07/201914/12/2019

Página gerada em 26/04/2024 12:17:35 (consulta levou 0.024727s)