Nome do Projeto
Ressignificando a Bioquímica: abordagem de novas práticas de ensino
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/08/2019 - 16/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
A disciplina de Bioquímica é oferecida normalmente nos primeiros semestres dos diversos cursos de graduação nas áreas de saúde e ciências biológicas. Desta forma o aluno ingressante ainda não possui maturidade suficiente para agregar conhecimentos tão complexos aos seus saberes prévios. Alguns estudos já relatam que a Bioquímica vem sendo apontada por alunos de graduação como uma disciplina de nível complexo e de difícil assimilação (PINHEIRO et al, 2009; YOKAICHIYA et al.2004). Uma vez que a disciplina trabalha conceitos complexos que muitas vezes, mesmo com o recurso de utilização de atividades práticas, que facilitam a transposição de conhecimentos, não são suficientes para despertar no aluno a interrelação entre a teoria e a prática profissional, bem como relacionar ao cotidiano do mesmo. Dados da literatura têm demonstrado que muitos alunos e profissionais não sabem vincular os tópicos de Bioquímica à sua realidade profissional (PINHEIRO et al., 2009; FERNANDES, 2003 ; MONERAT e ROCHA, 2015; OLIVEIRA et al., 2007). Devido a organização curricular de cada curso, as disciplinas básicas acabam por ter função de ministrar os conteúdos que apenas mais tarde irão ser significativos para a formação tecnicista dentro de cada área. Vários educadores tem demonstrado que o aprendizado só será efetivo para o aluno se este fizer sentido para o mesmo (VYGOTSKY, 1984; BRUNER, 1985, PIAGET, 1987). A utilização de práticas pedagógicas que aproximam os saberes escolares ao cotidiano do educando são importantes ferramentas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem (FREIRE, 2002 REZENDE et al.; 2007; BORGES, 2002; KRASILCHIK, 2000). Este tipo de atividade é de grande importância para ressignificação do conhecimento para o educando. Nesse contexto é importante utilizar estratégias que possam auxiliar na ressignificação da bioquímica para prática profissional dos alunos.

Objetivo Geral

Proporcionar um ambiente de troca de experiências entre os alunos de diferentes cursos de graduação e professores.

Justificativa

Atualmente existe uma dificuldade de integração dos conhecimentos aprendidos na graduação com a prática profissional e acadêmica. Disciplinas básicas geralmente alocadas nos semestres iniciais dos cursos, não possuem integração com a prática profissional. Sabe-se que para que o conhecimento seja realmente aprendido pelos alunos é preciso que este tenha um significado. Além disso, em algumas áreas do conhecimento existe um afastamento entre a ciência produzida nos ambientes acadêmicos de pesquisa e a divulgação e aplicação dos mesmos na graduação. Desta forma torna-se necessária a criação de espaços que estimulem a discussão de temas multidisciplinares relacionados com a prática acadêmica e profissional. Este tipo de ambiente estimulará a discussão dos achados de pesquisa acadêmica e sua aplicação no cotidiano, ou sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Tal ação permitirá a ressignificação dos conhecimentos aprendidos na bioquímica e sua relevância com a prática profissional.

Metodologia

O grupo de estudo será composto por alunos de graduação de diferentes cursos da UFPel e de diferentes semestres possibilitando a multidisciplinariedade estimulando um ambiente de trocas rico. Além disso, poderão fazer parte do grupo alunos de pós graduação da UFPel. Além da presença de dois professores responsáveis pelo grupo e pela organização do mesmo.
Serão realizados encontros semanais de duas horas de duração em horário previamente agendado no início de cada semestre. Para agendamento dos horários serão levados em conta horários livres e disponíveis dos alunos e professores com intuito de não entrar em conflito com as demais atividades acadêmicas dos mesmos.
Em cada encontro serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de bioquímica aplicada nos diversos cursos de graduação. A metodologia adotada será flexível. Serão adotadas diferentes formas didático-pedagógicas.

Resultados Esperados

Ao final de cada semestre é esperado que os alunos participantes do projeto possam ressignificar a importância da disciplina de bioquímica ao longo de seu curso.
Espera-se que a troca de saberes entre alunos e professores seja satisfatória e que permita a dialogicidade entre ambos desmistificando conceitos prévios.
A cada semestre espera-se que possamos identificar pontos vulneráveis da prática acadêmica e minimizar a distância entre alunos e professores. A partir de um a boa ferramenta de diagnóstico é esperado que os professores possam compreender a vivência dos alunos e estimular um ambiente de aprendizagem mais contextualizado e relacionado à prática profissional.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto estava tramitando anteriormente a implantação do SEI. Seguindo a orientação do Núcleo de Programas e Projetos sugeriu-se a inserção no cobalto e encaminhamento via SEI para continuidade das atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO LINHARES DA SILVA112/08/201916/12/2019
GIOVANA DUZZO GAMARO212/08/201916/12/2019
JESSICA DOS SANTOS RIOS212/08/201916/12/2019
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS212/08/201916/12/2019
MANUELA SCHEIN212/08/201916/12/2019
TACIA KATIANE HALL212/08/201916/12/2019

Página gerada em 22/01/2020 15:35:37 (consulta levou 0.059900s)