Nome do Projeto
Produção de Material Didático para Disciplinas GeoGeral Cristalografia e Mineralogia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/09/2019 - 10/09/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Mineralogia
Resumo
O Curso de Bacharelado em Engenharia Geológica é o ramo da engenharia que se ocupa dos processos naturais relacionados com o meio físico e suas interações com o meio biótico e as necessidades de desenvolvimento social e econômico da humanidade. Dentro dessa perspectiva, a Mineralogia e a Petrologia constituem conteúdos básicos e fundamentais da formação profissional, conforme definido nas Diretrizes Curriculares (Resolução CES/CNE 11/2002, Parecer CES/CNE 387/2012, Resolução CES/CNE 01/2015). O conteúdo de Mineralogia, no ramo da Engenharia Geológica, requer o necessário aprofundamento em 2 disciplinas (Cristalografia e Mineralogia) e é completado com a disciplina de Geologia Geral. O conteúdo de Petrologia, da mesma forma, requer o aprofundamento em pelo menos 3 disciplinas (Petrologia Ígnea, Petrologia Sedimentar, Petrologia Metamórfica). Em termo gerais, tais conteúdos importam na formação de competências e habilidades para exercício profissional para a “Caracterização de Materiais Naturais”. A oferta do Curso de Bacharelado em Engenharia Geológica pela UFPel e, em consequência, a necessária oferta dos conteúdos (desmembrados em disciplinas) acima referidos requer a existência de um acervo didático de minerais e rochas, para suprir a demanda das disciplinas e do número de estudantes ingressantes a cada período. Uma avaliação da disponibilidade de amostras no Laboratório de Microscopia (Sala 1, Prédio da antiga Alfândega) e no Laboratório de Petrologia Sedimentar, Estratigrafia e Paleontologia (Sala 2, Prédio da antiga Alfândega) mostra que o acervo é extremamente limitado, tanto em número, quanto em tipologia. Apesar dos esforços desenvolvidos pelo Professor das disciplinas de Cristalografia, Mineralogia e Geologia Geral, e de alguns alunos, ao longo de 2018 e 2019_1 as carências ainda são marcantes.

Objetivo Geral

O objetivo geral do presente Projeto de Ensino é a construção de um Acervo de Minerais e Rochas para o Curso de Bacharelado em Engenharia Geológica. Os objetivos específicos são:
1) Amostragem de minerais índices (transparentes e opacos) e, naturalmente, rochas significativas em grande volume diretamente nos seus locais de ocorrência;
2) Estruturação de um Acervo de Minerais e Rochas para ministrar aulas de Geologia Geral, Mineralogia e Petrologias em suas necessidades de estudos macroscópicos. Esse Acervo também deve servir como guarda de amostras para reposição de lâminas. Além disso, também poderá ser usado para estudo dos alunos em horários extra-classe.
3) Elaboração de vídeos didáticos de complementação ao ensino em sala de aula.

Justificativa

As disciplinas de Primeiro e Segundo semestre do Curso de Engenharia Geológica apresentam alta evasão devido ao ingresso de estudantes que não tem a adequada orientação prévia sobre a natureza prática e as atividades de campo deste curso, e devido à formação precária no seu ensino médio.
Disciplinas atendidas em 2019_1:
- Cristalografia (2 turmas de Primeiro Semestre do curso 2019_1)
- Geologia Geral (2 turmas de Primeiro Semestre do curso 2019_1)
Disciplinas a atender:
- Cristalografia (2 turmas de Primeiro Semestre do curso 2020_1)
- Geologia Geral (2 turmas de Primeiro Semestre do curso 2020_1)
- Mineralogia (1-2 turmas no Segundo Semestre do Curso 2019_2)

A partir de 2018_1, essas disciplinas passaram por uma reformulação de projeto de ensino, com ênfase em atividades práticas em sala de aula, seguidas em atividades mais longas em campo.
Em 2018_1 ingressaram (matriculados), inicialmente, pouco mais de 30 alunos. Destes, os incentivos às atividades práticas em campo e em laboratório permitiram formar uma turma de 21 alunos que continuam efetivamente no curso. Destes 21 alunos, aproximadamente 17 estão cursando o curso sem atraso por reprovação nas disciplinas que se seguiram.
Em 2019_1, ocorreram 2 ingressos: i) em 11/mar (34 alunos), e ii) em 27/mar (14 alunos). Isso totalizou 48 alunos, dos quais 6 compareceram somente nas primeiras semanas, e outros 7 não compareceram mais ao longo das semanas seguintes. Assim, 35 alunos realizaram as primeiras provas das disciplinas de Geologia Geral e de Cristalografia.
O ingresso de uma nova turma após transcorridas 3 semanas de aula, com trabalhos de campo já realizados, trouxe a necessidade de reposição de aulas práticas de laboratório e de campo (reposições todas já cumpridas, de modo a nivelar o atendimento e a formação dos alunos).

Apesar do investimento grande pessoal em aumentar o acervo de materiais didáticos de natureza macroscópica (amostras de mão), há enorme carência de material microscopia.

Metodologia

Os discentes participantes atenderão 02 (dois) turnos de 04 (quatro) horas cada um.
Um dos turnos de atendimento deve, preferencialmente, coincidir com as aulas práticas das disciplinas.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM CRISTALOGRAFIA E MINERALOGIA
1) Promoção da aprendizagem dos estudantes matriculados nas disciplinas CRISTALOGRAFIA e MINERALOGIA, por meio da assessoria aos estudos teóricos e à resolução de exercícios de caráter prático a serem desenvolvidos ao longo do semestre
2) Assessoria didática no desenvolvimento de Modelos Cristalinos para estudos de Geometria no espaço 2D e 3D e Simetria
3) Promoção de aprendizagem das técnicas de microscopia para os estudantes matriculados nas disciplinas de CRISTALOGRAFIA e MINERALOGIA.
4) Promoção de atividades práticas de laboratório para reconhecimento macroscópico e microscópico de minerais.
5) Produção de vídeos didáticos complementares ao ensino formal em sala de aula.
Os exercícios contemplam todo o conteúdo programático da disciplina, desde análise de geometria e de simetria cristalina em macro-modelos, os exercícios de análise de propriedades óticas em função da geometria e simetria dos diferentes minerais/cristais, e a sua aplicação nas técnicas de microscopia.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM GEOLOGIA GERAL
1) Promoção da aprendizagem dos estudantes matriculados na disciplina GEOLOGIA GERAL, por meio da assessoria aos estudos teóricos e práticos a serem desenvolvidos ao longo do semestre
2) Promoção e auxílio nas atividades práticas de campo.
2) Assessoria didática para a descrição de minerais e rochas que foram amostradas pelos alunos nos trabalhos práticos de campo.
3) Desenvolvimento de habilidades de leitura e entendimentos de textos didáticos (Livro texto adotado para a disciplina) e a sua aplicação no entendimento básicos de processos geológicos
4) Elaboração de sequencia de vídeos didáticos a partir de materiais disponíveis na Rede Internacionald e Computadores, organizada por assunto

Resultados Esperados

Os resultados esperados são a consolidação da capacidade didáticas nas disciplinas que ministram os conteúdos básicos e profissionalizantes iniciais do curso de Engenharia Geológica, como descrito acima.
Os impactos esperados são, primeiramente, a melhoria significativa das habilidades e competência dos futuros egressos do Curso de Engenharia Geológica.
Porém, o maior impacto estará na avaliação positiva do Curso de Engenharia Geológica por ocasião da visita in loco em seu próximo e iminente re-credenciamento.

Indicadores, Metas e Resultados

Instrumento de Avaliação em construção

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELIR JOSE STRIEDER1220/08/201930/07/2020
AMANDA DA SILVA COSTA520/08/201930/07/2020
ANNA BEATRIZ GOMES TETZNER820/08/201930/07/2020
CAROLINE SILVEIRA DA ROSA820/08/201930/07/2020
FELIPE VASCONCELOS PACHECO820/08/201930/07/2020
FREDERICO FRANKLIN JERONIMO820/08/201930/07/2020
GUSTAVO SCHMIDT CABRAL820/08/201930/07/2020
LARISSA BERGAMINI SANTOS820/08/201930/07/2020
MÁRI TEREZINHA VAHL MATTHIES320/08/201930/07/2020

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