Nome do Projeto
Círculo de Leitura
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/09/2019 - 06/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A literatura como arte da palavra, como uma forma de expressão no/do mundo e, ainda, uma das maneiras de compreender o mundo no qual vivemos é uma das possibilidades de aprendizagem nos cursos de licenciatura. Diante disso, ler livros de literatura e discuti-los no curso de Pedagogia tem sido uma atividade potencial para a formação de leituras literárias em processo.
Objetivo Geral
Ler livros de leitura literária (ficção e não ficção) refletindo sobre as questões sociais presentes no cotidiano.
Justificativa
A realização do projeto (Grupo de Estudos) foi motivada pelo pedido das alunas do curso de Pedagogia para continuar o trabalho realizado na Disciplina Optativa Educação e Literatura, ou seja, as docentes sentem a necessidade de realizar leituras literárias individuais e posteriormente discutí-las em grupo.
Entendemos que a literatura é uma das formas de compreender melhor o mundo onde vivemos e as diferentes circunstâncias ocorridas nele, justifica-se, assim, a proposta do projeto.
Entendemos que a literatura é uma das formas de compreender melhor o mundo onde vivemos e as diferentes circunstâncias ocorridas nele, justifica-se, assim, a proposta do projeto.
Metodologia
A metodologia se dará\ por\;
- 4 Círculos de Leitura (grupos de discussões) durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, totalizando 8 horas;
- leituras individuais (atividade de leitura em casa), totalizando 12 horas para a leitura dos 4 livros de literatura escolhidos;
- encontro final de avaliação do projeto (2 horas).
- 4 Círculos de Leitura (grupos de discussões) durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, totalizando 8 horas;
- leituras individuais (atividade de leitura em casa), totalizando 12 horas para a leitura dos 4 livros de literatura escolhidos;
- encontro final de avaliação do projeto (2 horas).
Resultados Esperados
Espera-se despertar a prática de leitura literária de livros de ficção e não-ficção de forma que tal prática possa ter continuidade entre as discentes do Curso de Pedagogia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA CORRÊA PIERZCKALSKI | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
CRISLAINE ANICETO JARDIM BRISOLARA | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
JACIRA SILVEIRA ALVES | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
JOSEANE CRUZ MONKS | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
LAIS RIBEIRO SOLER | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
MANUELLA RASCH SARAIVA | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
MARCIELA DA SILVA MATTOS | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
MARICEMA SIMÕES BARBOSA | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
RITA DE CÁSSIA DA SILVA PEREIRA | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
RÚBIA FABIANE DA SILVA FERREIRA | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |
VANIA GRIM THIES | 2 | 27/09/2019 | 06/12/2019 |