Nome do Projeto
Petrologia Sedimentar aplicada à formação do engenheiro de petróleo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/09/2019 - 17/01/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
O Sistema Nacional da Educação Superior aumentou o número de cursos de engenharia nos últimos, e o que se percebe, no presente, é que as taxas de evasão também acompanharem esse crescimento. Além disso, percebe-se que o perfil dos ingressantes nos cursos de engenharia também mudou. Manter o foco e a atenção dos alunos tem exigido cada vez mais do docente, seja para fomentar o interesse dos alunos ao estudo, seja para frequentarem as aulas, e não abandonarem o curso, especialmente nos anos iniciais, cujos índices de evasão geralmente são mais elevados. Dessa forma, as práticas pedagógicas adotadas podem ser determinantes na melhoria do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, contribuir para a redução dos índices de evasão e retenção e para o sucesso do curso.

Objetivo Geral

- reduzir as taxas de retenção, por reprovação e/ou desistência, e de evasão da disciplina Petrologia Sedimentar Aplicada, do curso de Engenharia de Petróleo;
- propiciar a integração dos conteúdos lecionados, visando ao aprimoramento do conteúdo lecionado;
- contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação;

Justificativa

O curso de Engenharia do Petróleo contempla em sua matriz curricular disciplinas do núcleo geociências que fornecem subsídios importantes para atuação profissional na área da exploração e produção do egresso do curso. Nesse núcleo, a disciplina específica “Petrologia Sedimentar Aplicada” contempla o ensino da origem e dos processos geológicos formadores dos sedimentos e das rochas sedimentares, a identificação das características básicas para sua identificação, caracterização petrográfica e petrofísica. As rochas sedimentares fazem parte do sistema petrolífero, incluindo as rochas geradoras, reservatórios e selantes. Os assuntos abordados na disciplina Petrologia Sedimentar Aplicada fundamentam ainda outros assuntos contemplados em outras disciplinas do curso, como a Geoquímica do Petróleo, Estratigrafia, Petrofísica e Engenharia de Reservatórios, entre outras. Com base nesses pressupostos, o ensino da Petrologia Sedimentar Aplicada na formação do engenheiro de petróleo é relevante e, nesse sentido, essa proposta almeja promover atividades que atendam aos objetivos do projeto pedagógico do curso e que despertem o interesse dos discentes para a importância da disciplina na sua formação. O projeto pretende, ainda, contribuir para a redução da evasão e retenção e que o aluno desenvolva habilidades de forma cooperativa, autônoma e crítica.

Metodologia

A metodologia proposta para evitar a evasão e a reprovação na disciplina de Petrologia Sedimentar Aplicar do curso de Engenharia de Petróleo pretende que o aluno desenvolva habilidades de forma cooperativa, autônoma e crítica.
Para tanto o ambiente de ensino-aprendizagem incluirá diferentes contextos de aprendizagem, a saber:
a) Pesquisa bibliográfica na plataforma ONEPETRO
Nesta etapa, o aluno deverá estabelecer objetivos: por exemplo, a aprovação nas avaliações formais, poderá ser um objetivo a ser alcançado. Para tanto, deverá, inicialmente, listar os tópicos programados para a disciplina seguindo os conteúdos previstos para as avaliações. A partir daí, organizará o tempo disponível para melhor poder se aplicar. Nessa seleção, o importante é que o aluno estude um tópico de cada vez. Os apontamentos facilitarão a captação e retenção da matéria, a elaboração de trabalhos e a revisão anterior às avaliações.

b) Alicação de testes informais "quizz": antes das avaliações formais, faz-se necessário nos certificarmos de que os assuntos de cada tópico foram corretamente apreendidos; para tal, a cada término de assunto, será aplicado em aula um pequeno teste escrito, denominado quizz, com o objetivo de revelar as deficiências na aprendizagem antes da realização dos testes formais.

Espera-se ainda promover o diálogo e a participação dos alunos, dando oportunidade de apresentar suas idéias. Desenvolver atividades de aprendizagem que integrem, na medida do possível, os diferentes conteúdos.

Resultados Esperados

Os resultados esperados para as atividades incluem melhorar a forma de ensinar e aprender o conteúdo programático da disciplina Petrologia Sedimentar Aplicada; atender de forma mais eficiente às necessidades dos alunos; motivar e auxiliar o aluno na realização das atividades propostas; tornar mais eficiente essas atividades; incentivar os alunos para as atividades docentes e/ou pesquisa; contribuir nos índices de retenção e evasão da disciplina e, assim, colaborar para o sucesso do curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR XIMENES SILVA223/09/201917/01/2020
BIBIANA LAUZ TERRA MENDES223/09/201917/01/2020
BRUNO FRANCA CIOTTI223/09/201917/01/2020
GABRIEL CHAVES GONÇALVES223/09/201917/01/2020
GUSTAVO GARCIA223/09/201917/01/2020
IGOR VIANA DOS SANTOS223/09/201917/01/2020
JHONATHAN THOMAZ223/09/201917/01/2020
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO223/09/201917/01/2020
LUCAS GUEDES DA COSTA223/09/201917/01/2020
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA223/09/201917/01/2020
MARISTELA BAGATIN SILVA423/09/201917/01/2020
NATALIA PAESCH COGO223/09/201917/01/2020
PAULO HENRIQUE COSTA SOUZA223/09/201917/01/2020
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO423/09/201917/01/2020
STEFANI ZAMBIASI223/09/201917/01/2020

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