Nome do Projeto
Workshop para Modelos Simulados de Negociações Internacionais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/09/2019 - 29/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais
Resumo
Os modelos de organizações internacionais são eventos acadêmicos, nos quais ocorrem simulações que reproduzem as dinâmicas das reuniões de instituições internacionais das, tanto de caráter global - como por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial do Comércio (OMC) - quanto regional - como por exemplo, Mercosul, União Europeia, Organização dos Estados Americanos (OEA) - entre outros.
A prática dos modelos simulados são uma alternativa para o aprendizado tradicional, nos quais as bases teóricas das relações internacionais (ou política internacional) são aplicadas por meio processos de negociações internacionais, com a abordagem de temas interdisciplinares. Os modelos ou simulações já são conhecidas dos acadêmicos de Relações Internacionais e constituem um recurso clássico de aprendizado ativo sobre o qual já existe um material significativo acerca da sua utilização. (CHAPIN, 1998; EBNER, WINCLER, 2008; MANDEL, 1987. SILVA, 2017; PACHECO e MELO, 2017). Caracterizam-se tanto por eventos com dois ou três dias de duração ou também podem ser aplicadas no dia a dia da sala de aula (ARIENTI, PAGLIARI, 2016; LOGGINS, 2009; RAYMOND, SORENSEN, 2008; SMITH, BOYER, 1996), ao lado de outras ferramentas da aprendizagem ativa, como os estudos de caso (VAN EVERA, 1997) e os jogos de tabuleiro.
Objetivo Geral
Capacitar acadêmicos para atuar como negociadores de delegações em modelos simulados de negociações internacionais.
Justificativa
O contexto de aprendizado dos modelos simulados de instituições internacionais, pode ser ainda mais profícuo, se os acadêmicos conhecerem os processos formais e informais envolvidos nas negociações internacionais. Isso porque, longe de ser uma arte, negociação é técnica e, como tal, é composta por ações envolvidas nas diferentes etapas dos processos negociadores (ZARTMAN, BERMAN, 1982; ODELL, 2006; CHAN, 2012). Considerando:
(i) que no segundo semestre de 2019, os acadêmicos do curso de Relações Internacionais da UFPel, estarão envolvidos tanto na organização de eventos de simulação (Pelotas MUN) quanto na participação de eventos simulados externos (2ª Simulação da União Europeia no Brasil-Brasília-DF);
(ii) que os acadêmicos do curso de Relações Internacionais não possuem uma disciplina específica para o estudo dos processos negociadores;
Destaca-se a necessidade de promover um workshop no qual tais habilidades e competências sejam promovidas.
(i) que no segundo semestre de 2019, os acadêmicos do curso de Relações Internacionais da UFPel, estarão envolvidos tanto na organização de eventos de simulação (Pelotas MUN) quanto na participação de eventos simulados externos (2ª Simulação da União Europeia no Brasil-Brasília-DF);
(ii) que os acadêmicos do curso de Relações Internacionais não possuem uma disciplina específica para o estudo dos processos negociadores;
Destaca-se a necessidade de promover um workshop no qual tais habilidades e competências sejam promovidas.
Metodologia
Discussões sobre a literatura de negociações internacionais, visando a preparação dos participantes para os modelos simulados.
Levantamento e organização de material preparatório para os acadêmicos que estarão participando dos eventos (2ª Simulação da União Europeia no Brasil-Brasília-DF) e Pelotas MUN, Pelotas-RS).
Levantamento e organização de material preparatório para os acadêmicos que estarão participando dos eventos (2ª Simulação da União Europeia no Brasil-Brasília-DF) e Pelotas MUN, Pelotas-RS).
Resultados Esperados
Participação ativa e significativa dos acadêmicos de Relações Internacionais nos eventos classificados como modelos simulados, tanto organizados pela UFPel, quanto por outras instituições.
O envolvimento dos acadêmicos neste projeto também contribuirá na sua formação, tanto por meio do conteúdo e práticas relacionadas à sua área, quanto no estímulo à participação em projetos de pesquisa e extensão.
O envolvimento dos acadêmicos neste projeto também contribuirá na sua formação, tanto por meio do conteúdo e práticas relacionadas à sua área, quanto no estímulo à participação em projetos de pesquisa e extensão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BENH VICENTE MEDEIROS DE FREITAS | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
ESTER LÜBKE SCHWEICKARDT | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
GENARO DA SILVA RIBEIRO | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
LUIS GUSTAVO QUEIROGA DE ARAÚJO | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
SABRINA MOURA DE OLIVEIRA | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
SILVANA SCHIMANSKI | 6 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
TASSIANE DA SILVA FRANÇA | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
VICTORIA GUIMARÃES CLASEN | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |
WILLIAN SILVEIRA DE SOUZA | 4 | 27/09/2019 | 29/11/2019 |