Nome do Projeto
Livro sobre a história do Centro de Engenharias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/11/2019 - 30/10/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por uma professora doutora, titular, pertencente ao Centro de Engenharia (CEng), que testemunhou esta história como aluna das primeiras turmas do Curso de Engenharia Agrícola, depois como professora da Faculdade de Engenharia Agrícola e atualmente pertencente ao CEng. O livro, foco deste projeto, é direcionado a todos que queiram se inteirar dos trabalhos e eventos que aconteceram no período que engloba os anos 70, época da criação da Engenharia Agrícola até os dias atuais. A professora pretende produzir um material narrado de forma cronológica dos acontecimentos, ilustrado com fotos históricas e atuais, documentado pelos atores desses momentos. A Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991, publicada pela Casa Civil do Governo Federal, dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Esta Lei enfatiza no seu Atigo 1o que “é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação". Nos capítulos subsequentes esta Lei enfatiza a necessidade da guarda destas informações documentais e define a gestão dos documentos (BRASIL, 1991, p.1).

Objetivo Geral

Publicar um livro em formato digital sobre a História do Centro de Engenharias da UFPel.

Justificativa

O texto a ser desenvolvido no livro sobre a História do Centro de Engenharias da UFPel irá possibilitar o acesso a informações não disponíveis em nenhum local impresso de forma completa, uma vez que as informações que neste material serão reunidas estão dispersas em documentos ou na memória de seus participantes.
Os capítulos a serem desenvolvidos tratarão desde a criação da Engenharia Agrícola até os momentos atuais, da forma mais detalhada possível.
A proposta de publicar este livro surgiu da sugestão de colegas, tendo em vista o empenho da professora proponente em manter a memória viva de acontecimentos históricos que norteiam o CEng, por valorizar o passado como sendo fator importante a ser considerado nas decisões futuras e como fonte de aprendizado para se enfatizar os caminhos promissores.
A professora proponente já tem experiência na confecção e publicação de livros didáticos, porque já publicou vários títulos individualmente ou em conjunto com vários colegas do CEng, sobre diversos assuntos sobre os quais tem atuação profissional e pretende abraçar mais este desafio de deixar registrada a história do CEng, por se sentir fazendo parte dela.

Metodologia

O material que irá compor este livro será obtido de documentação ainda arquivada no Centro de Engenharias e na posse de ex-alunos e ex-professores.
Serão realizadas entrevistas com pessoas que atuaram na época da criação do Curso de Engenharia Agrícola, ex-professores e ex-técnicos administrativos, atualmente aposentados, para fazer um resgate histórico das informações que não estão documentadas.
Serão entrevistados professores e técnicos-administrativos atuantes atualmente no Centro de Engenharias para se conhecer sua biografia e sua colaboração com o CEng.
Após, o material será revisado pelos alunos envolvidos na equipe, que farão uma leitura crítica sobre o entendimento e clareza do material produzido.
O livro a ser produzido terá ISBN e será direcionado ao Centro de Engenharias, de forma que todos que trabalham neste local tenham a possibilidade de obter um resgate histórico de sua origem e saber quem foram seus atores e quais principais ações foram realizadas, de forma cronológica.
O conteúdo será dividido em capítulos, descritos de forma resumida a seguir. Capítulo 1: Criação do Curso de Engenharia Agrícola; Capítulo 2: O ingresso de professores no Curso de Engenharia Agrícola; Capítulo 3: Os egressos do Curso de Engenharia Agrícola; Capítulo 4: Mudança para o prédio próprio; Capítulo 5: Criação da Engenharia Industrial Madeireira; Capítulo 6: Criação do Centro de Engenharias; Capítulo 7: Criação do Curso de Engenharia Civil; Capítulo 8: Criação do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental; Capítulo 9: Criação do Curso de Engenharia de Produção; Capítulo 10: Mudança Para a cidade de Pelotas; Capítulo 11: Incorporação dos Cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia e Controle e Automação; Capítulo 12: Incorporação dos Cursos de Engenharia Geológica, Engenharia de Petróleo e Tecnólogo em Geoprocessamento; Capítulo 13: O Centro de Engenharias nos dias atuais.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato digital para servir de fonte

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, a comunidade do CEng terá à sua disposição um patrimônio documental, que contará a sua história e todos os personagens desta história farão parte desta narrativa, sentindo-se pertencer a esta história que se deseja preservar.
O livro produzido ficará disponível na página do Centro de Engenharias para que todos tenham livre acesso.
Os documentos e fotografias reunidos para este trabalho farão parte de um tipo de “memorial”, onde ficarão os objetos históricos do CEng, como o “livro azul” de registros dos formandos e demais objetos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANILO DOS SANTOS LEITE101/11/201930/10/2020
GABRIELA MARRONI BLANK101/11/201930/10/2020
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ401/11/201930/10/2020

Página gerada em 29/03/2024 08:25:26 (consulta levou 0.034440s)