Nome do Projeto
Iniciação ao Matlab
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/10/2019 - 29/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Mecânica
Resumo
O presente projeto de ensino possui como foco a inicialização dos alunos do curso de Engenharia de Petróleo à ferramenta MATLAB. Neste projeto serão apresentados aspectos básicos da ferramenta, como também serão desenvolvidas rotinas simples que servirão de base para criação de processos mais complexos. Espera-se com este projeto aumentar a perspectiva de conhecimento dos alunos.
Objetivo Geral
Iniciar os discentes do curso de Engenharia de Petróleo à ferramenta MATLAB.
Justificativa
A ferramenta MATLAB(MATrix LABoratory) é um dos principais softwares aplicados por engenheiros e pesquisadores em trabalhos relacionados à cálculos numéricos. Por sua simples linguagem de programaçao e ampla biblioteca de comandos, uma grande gama de atividades podem ser implementas e otimizadas através da ferramenta. Baseado na aplicabilidade e relevância da ferramenta no meio acadêmico/profissional, se mostra de grande importância a qualificação dos discentes com tal ferramenta.
Metodologia
O desenvolvimento do projeto de ensino se dará através de um minicurso de caráter prático. Serão aplicados cinco (5) encontros presenciais, nos quais se apresentarão os conceitos básicos da ferramenta, como também uma sequência de estruturas básicas que auxiliarão os alunos a desenvolverem suas próprias rotinas. As atividades serão executadas de forma sequencial com o objetivo de demonstrar a integrabilidade entre tais atividades. Posteriormente existirá um período de suporte aos discentes, os auxiliando na adaptação do conhecimento adquirido em suas atividades de pesquisa.
Resultados Esperados
No que tange aos discentes, espera-se que através do projeto, os alunos sejam capazes de utilizarem a ferramenta como base para o desenvolvimento das atividades regulares de forma otimizada, auxiliando o desenvolvimento de suas pesquisas e Trabalho de Conclusão de Curso.
No que tange ao projeto, espera-se que o desenvolvimento deste minicurso seja o embrião para o desenvolvimento de uma cultura de qualificação dos discentes à ferramenta MATLAB. Podendo se tornar em futuras edições um projeto mais extenso e especializado, além de se expandir das fronteiras do curso de Engenharia de Petróleo e atuar na capacitação de discentes de outros curso do Centro de Engenharia.
No que tange ao projeto, espera-se que o desenvolvimento deste minicurso seja o embrião para o desenvolvimento de uma cultura de qualificação dos discentes à ferramenta MATLAB. Podendo se tornar em futuras edições um projeto mais extenso e especializado, além de se expandir das fronteiras do curso de Engenharia de Petróleo e atuar na capacitação de discentes de outros curso do Centro de Engenharia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISSON MATEUS LAFUENTE COSTA | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
ANA LUÍZA GALINDO DE OLIVEIRA OVELAR | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
ARIANE BORGES RIBEIRO | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
CARLITA FELCHER LEMES | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
DENILSON SCHRODER JORGE | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
DIEGO DE MAGALHAES | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
ERICK MARTINEZ ZANINI | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
FARUK SAMI ABDEL AZIZ YOUSEF BAKRI | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
FERNANDA VAZ ALVES RISSO | 2 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
FORLAN LA ROSA ALMEIDA | 2 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
HICARO HYAGO CELESTINO GOMES PEREIRA | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
IAGO LUCAS NEVES DA SILVA | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
LARISSA SILVEIRA DA COSTA | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
LAÍS BARTH SCHNORRENBERGER | 2 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
LUIZA MENDES MARTINS | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
MARX VLADIMIR DE SOUSA MIRANDA | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
RHAMAN SONODA BATISTA | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
VALMIR FRANCISCO RISSO | 2 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
VERONICA DA SILVA BECKMANN | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |
VITÓRIA KLEIN | 1 | 14/10/2019 | 29/11/2019 |