Nome do Projeto
stats - Explorando aplicações da Estatística
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/10/2019 - 19/02/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística
Resumo
Os avanços em tecnologia da informação expandiram a capacidade de se obter e armazenar grandes coleções de dados, mas também impulsionaram a necessidade do mercado por profissionais hábeis em extrair conclusões válidas destes repositórios. A Estatística se insere neste cenário por suas históricas e contínuas contribuições ao decompor e compreender as dificuldades inerentes a coleta, análise e interpretação de dados. Pensando em desenvolver tais habilidades durante a formação acadêmica é que vários cursos de graduação incluem disciplinas de introdução à Estatística em seus projetos pedagógicos. No entanto, as deficiências na formação básica dos estudantes e suas experiências pregressas com a matemática limitam o seu potencial e a receptividade, respectivamente, destas disciplinas durante para a formação acadêmica e profissional dos graduandos.

Objetivo Geral

contribuir para o aprimoramento e qualificação dos cursos de graduação da UFPel ao promover oportunidades extracurriculares onde os discentes poderão desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos em Estatística, além de melhor compreender a importância desta área para a sua formação acadêmica e profissional.

Justificativa

As disciplinas de introdução à Estatística estão inseridas nos primeiros semestres da grade curricular dos cursos de graduação. Mas após a expansão institucional decorrente do Programa REUNI, a disponibilidade de professores do Departamento de Matemática e Estatística/IFM para atender a esta demanda, as limitam em número de turmas, carga horária e conteúdo programático. Além disso, a momentânea maturidade acadêmica dos discentes dificulta o pleno desenvolvimento de atividades de aplicação, como seminários, pesquisas e estudos de casos. Ao proporcionar aos discentes novas oportunidade acadêmicas extracurriculares, esperamos que os problemas ou preocupações inerentes a área de formação dos estudantes motivem o interesse pelo estudo da Estatística. Consequentemente, os discentes poderão melhor compreender a importância desta área para a sua formação, além de aprofundar os seus conhecimentos.

Metodologia

Após a aprovação desta proposta em todas as instancias administrativas, será aberto um edital de seleção para adesão de novos colaboradores discentes (máximo 2 estudantes por curso).

Uma vez definida a equipe de trabalho, será elaborado um plano semanal e cronograma de atividades para cada colaborador. O progresso na execução destas atividades será acompanhado através da plataforma Trello, Inc.

Inicialmente os discentes serão agrupados por áreas de formação. Feito isso, os grupos serão estimulados a identificar problemas ou preocupações que poderão ser alvo de investigação. Após ordenar estes temas, os grupos serão orientados a discuti-los através dos métodos abordados nas disciplinas de Introdução à Estatística para graduação. Eventualmente, métodos mais sofisticados também poderão ser objeto de demonstração.

Ao longo das etapas de investigação, os discentes passarão por treinamento sobre aplicações da Estatística na planilha eletrônica MS® Office Excel.

Ao final das atividades, os materiais didáticos serão disponibilizados em um website customizado às necessidades do projeto e seu acesso monitorado pela ferramenta Google Analytics. Parte deste material será compilado em um curso de curta duração de Introdução à Estatística com aplicações no MS® Office Excel, a ser ofertado à comunidade acadêmica da UFPel. Nesta última atividade, os discentes colaboradores do projeto poderão auxiliar como tutores.

A cada semestre letivo será oportunizada a participação de novos discentes colaboradores. Como alguns já sinalizaram o interesse pela proposta de trabalho, eles integram a equipe de trabalho.

Resultados Esperados

- disponibilizar a comunidade acadêmica da UFPel materiais didáticos estruturados e acessíveis sobre aplicações da Estatística focados em áreas de formação;
- desenvolver abordagens didático-pedagógicas capazes de impactar positivamente sobre a formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação;
- despertar o interesse dos discentes em participar de ações voltadas ao ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSE LUIZ PASSOS228/10/201919/02/2020
KARLA EDUARDA DE MIRANDA NUNES228/10/201919/02/2020
MARCO ANDRE PALDES DA COSTA428/10/201919/02/2020
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA428/10/201919/02/2020

Página gerada em 20/04/2024 01:22:25 (consulta levou 0.436381s)