Nome do Projeto
3º Curso de Introdução ao LaTeX e Escrita Científica PET-Física
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/10/2019 - 08/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
O grupo PET-Física tradicionalmente ministra o curso de Latex aos estudantes dos cursos do IFM. Esse projeto tem como objetivo formalizar esta atividade tradicional que ocorre anualmente. O LaTeX é uma linguagem de programação destinada a produção de textos científicos e acadêmicos com alta qualidade. A linguagem é muito utilizada na produção de textos na área de física e matemática, em função de sua facilidade no processo de digitação de equações. A linguagem também é utilizada nos modelos de TCC, relatórios de estágio, dissertações e teses nos cursos de bacharelado, licenciatura e programa de Pós-Graduação em física.

Objetivo Geral

Formalizar através de Curso de Formação a utilização, aplicação e treinamento da linguagem LaTeX para edição de textos.

Justificativa

Os cursos da área de física e matemática utilizam, tradicionalmente, a linguagem escrita para formalizar o conhecimento. Para esse formalismo é necessária a utilização de uma ferramenta que tenha grande versatilidade para a edição textual. Nesse sentido, a linguagem LaTeX apresenta muita vantagem quando comparada com outras formas de diagramação e edição textual. Assim, o grupo PET-Física propõe um curso de LaTeX e escrita científica entendendo que os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, bem como os de Pós-Graduação poderão ser beneficiados com o conhecimento da linguagem LaTeX para a produção de seus trabalhos acadêmicos.

Metodologia

O curso será realizado na forma de aulas práticas, que serão desenvolvidas em encontros de 2,5 horas. Nas aulas os alunos farão a construção textual utilizando a linguagem LaTeX. Nessa edição o curso será ministrado por dois petianos com a presença do tutor do PET-Física.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final do curso os estudantes tenham capacidade de produzir e editar textos científicos utilizando LaTeX. O conhecimento obtido poderá auxiliar os estudantes na produção de seus trabalhos acadêmicos, de pós-graduação e publicações científicas.
Para os petianos ministrantes, espera-se que o projeto sirva como experiência didática, integrando parte da formação petiana do bolsista do PET.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR1028/10/201908/11/2019
LUCAS AVILA PINHEIRO1028/10/201908/11/2019
MAURICIO FONSECA RODRIGUES1028/10/201908/11/2019

Página gerada em 10/12/2019 14:32:34 (consulta levou 0.046889s)