Nome do Projeto
Módulo de Sequência Rápida de Intubação Endotraqueal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/12/2019 - 10/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
A carga de conhecimentos e habilidades psicomotoras que um estudante de medicina precisa aprender ao longo dos seis anos de curso é muito desgastante. Por isso, o currículo precisa ser concentrado no aprendizado mais essencial. Nesse sentido, as situações de emergências assumem relevância inquestionável. Das emergências que um clínico precisa saber atender, a entubação endotraqueal no adulto é a mais importante

Objetivo Geral

Proporcionar aprendizagem da entubação endotraqueal do adulto através de atividades simuladas e com discussões
teórico-práticas.

Justificativa

Para qualificar a formação dos futuros clínicos, foi criado um laboratório de ensino médico por simulação.
Nesse ambiente, foram adquiridos manequins. Dois deles para treinamento de ventilação com bolsa máscara com
feedback. Outros dois para o procedimento de entubação
Através da simulação o participante terá possibilidade de aprender as manobras de entubação endotraqueal de forma
correta e sob supervisão.

Metodologia

1. Quatro aulas teóricas; 2. Prova teórica com vinte e cinco questões
objetivas de escolha simples com tempo (classificando a ordem de chamada para as atividades práticas); 3. Estações
práticas de treinamento individual simulado e supervisionado em um manequim (é utilizada proteção de plástico na face
do manequim); 4. Prova prática com o professor, utilizando critérios pré- definidos; 5. A partir do resultado obtido na
avaliação prática, os alunos que demonstrarem melhor desempenho serão convidados para participar como
multiplicadores do projeto.

Resultados Esperados

1. Espera-se que o estudante tenha a oportunidade de seguir no curso mais bem preparado para participar no
atendimento das emergências respiratórias com entubação de adultos; 2. Garantir que o aluno sinta-se mais seguro e
confiante frente a situações envolvidas na prática de entubação endotraqueal ; 3. Fornecer acesso ao conhecimento
para outros cursos da Universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se abordar na prática simulada outros cenários que constam nos guidelines

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA PEREIRA DE SOUZA1604/12/201910/12/2019
BRENDA HENZ AMARAL804/12/201910/12/2019
BRUNNA MACHADO MEDEIROS804/12/201910/12/2019
DENISE BLANK CORRÊA804/12/201910/12/2019
GABRIELLA MANGUCCI GODINHO1604/12/201910/12/2019
GERSON LINGUANOTTI804/12/201910/12/2019
LUIZE DA PORCIUNCULA CORREA1604/12/201910/12/2019
MURILO SILVEIRA ECHEVERRIA804/12/201910/12/2019
OLIVIA ABRANTES BORGES804/12/201910/12/2019
RENAN BORGES SOARES804/12/201910/12/2019
RODRIGO DA SILVA NOGUEIRA804/12/201910/12/2019
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID804/12/201910/12/2019
SANDRIELY TEIXEIRA RAMIRES804/12/201910/12/2019
VICTOR SANTIAGO DA CUNHA804/12/201910/12/2019

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