Nome do Projeto
vivências na aplicação de software de simulações empresarias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/02/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
A FAT/UFPEL adquiriu em 2018 uma licença de um software de simulações empresarias, ou jogos de empresas. Este software está destinado a ser aplicado durante a vigência do contrato em uma disciplina optativa intitulada "simulações empresariais".
Uma das iniciativas que visa à melhoria do processo educacional brasileiro em Administração foi a introdução, a partir da década de 1970, dos jogos de empresas como técnica de ensino nos cursos universitários, assim relatado por Goldschmidt (1977), numa das primeiras experiências brasileiras, ocorrida na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Desde então, essa técnica tem-se destacado, tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial, pela possibilidade de vivência simulada de situações empresariais nas quais é necessária a tomada de decisão.
Objetivo Geral
Analisar os ganhos interdisciplinares em aprendizado dos alunos, bem como suas reações ao participarem da simulação, como forma de procurar viabilizar uma possível proposta de que esta disciplina seja oferecida como obrigatória nos cursos de administração e processos gerenciais, além do MBA em gestão estratégica de negócios da FAT.
Justificativa
Segundo Peixoto, Veloso e Lopes (2003), poucos são os docentes que demonstram preocupação com os aspectos pedagógicos dos jogos de empresas e propõem que esse enfoque permite a articulação com os princípios teóricos da Administração e o alcance de objetivos didáticos.
A simulação empresarial, para Bernard (2006), é um exercício sequencial de tomada de decisões, estruturado dentro de um modelo em que os participantes assumem o papel de administradores de empresas. Representa, na realidade, uma simulação no seu ponto mais amplo, pois os alunos simulam o comportamento de dirigentes ou "tomadores" de decisões de determinadas empresas.
Embora existam técnicas e teorias específicas para ensinar a tomar decisões, pode-se dizer que os jogos/simulações são instrumentos para auxiliar os alunos no processo de aprimoramento da capacidade de tomar decisões.
Sendo uma técnica, deve ser visto como um instrumento que pode preencher algumas lacunas dos processos tradicionais de aprendizagem.
Finalmente, como educador, as experiências durante este curto período de tempo de aplicação do software na UFPEL têm sido gratificantes, como também verifica-se o grau de desenvolvimento dos alunos. A simulação é extremamente dinâmica e, em geral, nos períodos de tempo entre uma decisão e outra, os alunos se mantêm atarefados em suposições e análises, com dedicação acima da média, em comparação às disciplinas tradicionais.
Desta forma, justifica-se o presente projeto de ensino, ao desenvolver nos alunos a capacidade de tomar decisões por meio de experiências e exercícios num ambiente fictício, tão semelhante quanto possível à situação real, na qual desafios terão que ser verdadeiramente enfrentados.
A simulação empresarial, para Bernard (2006), é um exercício sequencial de tomada de decisões, estruturado dentro de um modelo em que os participantes assumem o papel de administradores de empresas. Representa, na realidade, uma simulação no seu ponto mais amplo, pois os alunos simulam o comportamento de dirigentes ou "tomadores" de decisões de determinadas empresas.
Embora existam técnicas e teorias específicas para ensinar a tomar decisões, pode-se dizer que os jogos/simulações são instrumentos para auxiliar os alunos no processo de aprimoramento da capacidade de tomar decisões.
Sendo uma técnica, deve ser visto como um instrumento que pode preencher algumas lacunas dos processos tradicionais de aprendizagem.
Finalmente, como educador, as experiências durante este curto período de tempo de aplicação do software na UFPEL têm sido gratificantes, como também verifica-se o grau de desenvolvimento dos alunos. A simulação é extremamente dinâmica e, em geral, nos períodos de tempo entre uma decisão e outra, os alunos se mantêm atarefados em suposições e análises, com dedicação acima da média, em comparação às disciplinas tradicionais.
Desta forma, justifica-se o presente projeto de ensino, ao desenvolver nos alunos a capacidade de tomar decisões por meio de experiências e exercícios num ambiente fictício, tão semelhante quanto possível à situação real, na qual desafios terão que ser verdadeiramente enfrentados.
Metodologia
Aplicação do software "Simulare" em laboratórios de informática da UFPEL;
Rodadas de análise do desempenho dos grupos;
Estudo do material "manual do jogo", oferecido pelo software, com a aplicação de testes.
Reunião geral de fechamento, posterior a última rodada das simulações (ideal nº de 12), para feedback dos alunos e análise do professor.
Rodadas de análise do desempenho dos grupos;
Estudo do material "manual do jogo", oferecido pelo software, com a aplicação de testes.
Reunião geral de fechamento, posterior a última rodada das simulações (ideal nº de 12), para feedback dos alunos e análise do professor.
Resultados Esperados
Implantação e aprimoramento do planejamento estratégico, incitando o pensamento criativo, permitindo a observação de processos e melhoramento do trabalho em grupo.
Seus desafios devem estimular o aprendizado dos estudantes e permitir que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo empresarial, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho.
Seus desafios devem estimular o aprendizado dos estudantes e permitir que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo empresarial, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGA | 6 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
ANDRESSA MACHADO | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
BRUNO WARNK KASTER | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
CRISTOPHER DA SILVA PEREIRA | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
FERNANDA WEEGE BEIERSDORF | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
FÁBIO MARTINS CARDOSO | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
GISELE NÖRNBERG | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
JULIANA RIBEIRO PEREIRA | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
LAION SILVA ABREU | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
LETICIA DA SILVA ACUNA ESTEVES | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
MARIA VITÓRIA FOSTER FERNANDES | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
YURI PERES VALADÃO | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |
ÉRICA SEHN ABIB | 2 | 01/02/2020 | 31/12/2020 |