Nome do Projeto
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem em Mecânica de Fluidos e Hidráulica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2014 - 14/02/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Resumo
A conceituação e definição de objeto de aprendizagem assumem diferentes conotações. Conforme Nitzke et al. (2011), pode-se encontrar diversas abordagens para objeto de aprendizagem (OA). No site da Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED) encontra-se a seguinte definição: “qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado”. Já o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) considera como objetos de aprendizagem “quaisquer entidades, digital ou não digital, que podem ser usadas, reutilizadas ou referenciadas durante a tecnologia de suporte de aprendizagem”.
Behar (2009) define os objetos de aprendizagem como recursos autônomos, utilizados como módulos de um determinado conteúdo e que podem ser incorporados a múltiplos aplicativos e adaptados a diversos contextos. De acordo com a autora, as principais características dos OAs são: a) reusabilidade, um mesmo objeto pode ser usado em diferentes aplicativos e seu conteúdo pode ser reagregado de acordo com a proposta de trabalho; b) autoconsistência, investe numa organização que não dependa de outros objetos; c) interoperabilidade, potencializa a reutilização do objeto, possibilitando a articulação de conteúdos em plataformas distintas, e d) durabilidade, investe em uma estrutura que evita a reconstrução ou a reprogramação do objeto.
A partir destas definições, Nitzke et al. (2011) consideram, então, como objetos de aprendizagem quaisquer materiais eletrônicos (como imagens, vídeos, páginas web, animações ou simulações) desde que as mesmas tragam informações destinadas à construção do conhecimento e guardem a característica de possibilidade de reutilização através da padronização.
Além dos debates acerca da conceituação de OA, também existem estudos sobre a sua produção. Segundo Carneiro e Silveira (2012) ocorre muitas vezes a produção de OA ocorre de forma não sistemática, através da interação de um professor e um bolsista designado para auxiliá-lo. Ainda segundo os autores, esse processo demanda um grande esforço para que as informações e trocas ocorram de forma eficiente, pois em geral o professor não domina a nomenclatura e as tecnologias envolvidas e o bolsita tem conhecimentos técnicos sem conhecer as questões pedagógicas envolvidas e os reflexos sobre a eficiência e eficácia do objeto de aprendizagem implementado.
Assim, para Nitzke et al. (2011) a produção de OA pode ser realizada utilizando-se diversos modelos conceituais, pedagógicos ou operacionais, dependendo do escopo e dos arranjos institucionais da entidade produtora.
Na área de hidráulica e mecânica de fluidos há raras experiências relatadas coma produção de OA, podendo ser citada a iniciativa de Guillermo et al. (2005) que propôs um modelo de simulação de escoamentos em laboratório a partir de uma estrutura física existente a qual foi modelada computacionalmente.
Objetivo Geral
Produzir de Objetos de Aprendizagem, em forma digital, aplicados à engenharia, especialmente nas áreas de Mecânica de Fluidos e Hidráulica.
Justificativa
As disciplina de Mecânica de Fluidos e Hidráulicas comumente ofertadas em cursos de Engenharia Hídrica, Civil, Sanitária, Ambiental, e outros, tem por característica ser de compreensão e assimilação de conteúdos bastante complexa, apresentando, historicamente, altos índices de reprovação. A partir deste panorama, busca-se constantemente novas ferramentas que venham auxiliar o corpo discente nestas disciplinas. Os objetos de aprendizagem podem ser apresentar como uma ferramenta inovadora e atrativa para o perfil de estudante cada dia mais dinâmico e insatisfeito com práticas tradicionais de ensino. Destaca-se, ainda, a participação de alunos da Engenharia Hídrica na produção desses objetos de aprendizagem. Nesse processo, os alunos estarão trabalhando com conteúdos das disciplinas de Mecânica de Fluidos e Hidráulicas e qualificando os OAs produzidos.
Metodologia
O projeto prevê a elaboração de objetos de aprendizagem voltado a área de engenharia, especialmente nos assuntos relativos a mecânica dos fluidos e hidráulica. Os objetos de aprendizagem, uma vez definidos, serão construídos por alunos de graduação, a partir de roteiros pré-estabelecidos pelos professores colaboradores. Uma vez produzidos os objetos de aprendizagem serão aplicados em sala de aula com posterior avaliação da sua eficiência no processo de aprendizagem. A produção de OAs contempla as seguintes etapas: projeto; implementação; avaliação; distribuição. No projeto é realizado o planejamento de como será o OA, o que envolve a escolha dos conteúdos que serão trabalhados, a pesquisa e a definição acerca de materiais e tecnologias e a elaboração da sua estrutura. Na implementação, trabalha-se no desenvolvimento do material, colocando em prática as escolhas realizadas no projeto, sendo que no decorrer dessa etapa pode ser necessário rever escolhas realizadas na etapa anterior. A avaliação remete à análise do projeto elaborado e à validação do OA implementado, possibilitando o aperfeiçoamento do material e a correção de possíveis problemas identificados. Por fim, na distribuição é definido como o material será disponibilizado aos alunos de engenharia.
Resultados Esperados
Espera-se contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de engenharia especialmente voltados as disciplinas de Mecânica de Fluidos e Hidráulica.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto de ensino tem potencial de atender, em média, 100 alunos por semestre dos cursos de graduação em Engenharia Hídrica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Civil, Engenharia Geológica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Agricola e demais cursos que tenham na sua grade curricular as disciplinas de Hidráulica e de Mecânica de Fluidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA DALAGO DE ANDRADE | 20 | 01/05/2016 | 31/12/2016 |
JOANA SOUZA DE GUSMÃO | 16 | 01/06/2014 | 24/05/2015 |
JOAO FRANCISCO CARLEXO HORN | 2 | 01/06/2014 | 14/02/2017 |
JOAO FRANCISCO CARLEXO HORN | 2 | ||
JOÃO PEDRO VIDAL MONDIN | 8 | 01/06/2014 | 24/05/2015 |
LESSANDRO COLL FARIA | 2 | 01/06/2014 | 14/02/2017 |
MAURICIO DAI PRA | 4 | 01/06/2014 | 14/02/2017 |
RAFAEL VETROMILLE DE CASTRO | 1 | 01/06/2014 | 24/05/2015 |
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 1 | 01/06/2014 | 24/05/2015 |
TIAGO POHREN REIS | 20 | 01/05/2015 | 31/12/2016 |