Nome do Projeto
GRUPO DE ESTUDOS EM BIOTÉCNICAS APLICADAS À REPRODUÇÃO ANIMAL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/10/2013 - 15/10/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
O uso de Biotécnicas Reprodutivas têm contribuído significativamente para a pesquisa e produção animal, possibilitando a elucidação de funções fisiológicas bem como o incremento produtivo, multiplicação e preservação de material genético de espécies ameaçadas de extinção. Os colaboradores da presente proposta desenvolvem atividades de pesquisa e extensão na área de fisiopatologia e biotécnicas da reprodução em mamíferos, peixes ou aves. Neste projeto, o grupo se propõe a estudar os aspectos básicos da fisiologia reprodutiva bem como temas específicos relacionados às biotécnicas da reprodução animal.
Objetivo Geral
Despertar o interesse e impulsionar o desenvolvimento de atividades de pesquisa através do estudo dos processos básicos das biotécnicas reprodutivas.
Justificativa
O grupo de estudo em biotécnicas da reprodução visa complementar a formação dos alunos. Para que o processo ensino-aprendizagem tenha sucesso, é fundamental que o aluno possua interesse pelo assunto a ser estudado. O mesmo ocorre para que a execução de uma pesquisa tenha êxito. Portanto, o presente projeto pretende despertar a curiosidade dos alunos sobre as biotécnicas reprodutivas, estimulando os mesmos a buscar informações e, consequentemente, estimulando o hábito da leitura e facilitando a compreensão do trabalho desenvolvido no laboratório. Ainda, durante a preparação dos seminários, os alunos terão contato com os diferentes sistemas de busca de material científico e de avaliação de qualidade de periódicos, o que facilitará o desempenho daqueles que optarem pela carreira científica.
Metodologia
Reuniões semanais de 1h de duração, com a breve apresentação (10 à 15 min) e posterior discussão (45 à 50 min) de um dos temas sugeridos abaixo. A apresentação será baseada em artigo científico, disponibilizado aos integrantes do grupo com uma semana de antecedência. Na primeira reunião do grupo, os temas a serem abordados serão escolhidos, bem como os colaboradores e alunos responsáveis pela apresentação de cada um. Temas sugeridos:
1. Trato reprodutor feminino
Anatomia e fisiologia nas diferentes espécies (funções)
2. Trato reprodutor masculino
Anatomia e fisiologia nas diferentes espécies (funções)
3. Endocrinologia e controle local (autócrino e parácrino) de processos reprodutivos.
4. Ciclo estral
5. Espermatogênese e fecundação
6. Desenvolvimento embrionário
7. Biotécnicas da reprodução nas diferentes espécies
Bovinos
Caninos e felinos
Equinos
Suínos
Ovinos
Peixes
Aves
8. Técnicas utilizadas na pesquisa voltada à reprodução
Modelos animais
Dosagens hormonais
Reação em cadeia da polimerase em tempo real
Citometria de fluxo
Análises de sêmen utilizando sondas fluorescentes
Análise de sêmen computadorizada - CASA e ASMA
Maturação, fertilização e cultivo embrionário
Clonagem e transgenia animal
Ultrassonografia
1. Trato reprodutor feminino
Anatomia e fisiologia nas diferentes espécies (funções)
2. Trato reprodutor masculino
Anatomia e fisiologia nas diferentes espécies (funções)
3. Endocrinologia e controle local (autócrino e parácrino) de processos reprodutivos.
4. Ciclo estral
5. Espermatogênese e fecundação
6. Desenvolvimento embrionário
7. Biotécnicas da reprodução nas diferentes espécies
Bovinos
Caninos e felinos
Equinos
Suínos
Ovinos
Peixes
Aves
8. Técnicas utilizadas na pesquisa voltada à reprodução
Modelos animais
Dosagens hormonais
Reação em cadeia da polimerase em tempo real
Citometria de fluxo
Análises de sêmen utilizando sondas fluorescentes
Análise de sêmen computadorizada - CASA e ASMA
Maturação, fertilização e cultivo embrionário
Clonagem e transgenia animal
Ultrassonografia
Resultados Esperados
Espera-se que ao final do projeto, os alunos estejam participando ativamente, com interesse e entusiasmo, das discussões do grupo e que estas discussões sirvam de subsídio para a elaboração e condução de atividades de pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
Além da presença em 75% das reuniões, cada aluno envolvido deverá participar da elaboração e apresentação de um dos temas abordados, sob a orientação de um dos colaboradores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARNALDO DINIZ VIEIRA | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
BERNARDO GARZIERA GASPERIN | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
CARINE DAHL CORCINI | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
CARLOS EDUARDO RANQUETAT FERREIRA | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
EDENARA ANASTÁCIO DA SILVA | 20 | 02/05/2014 | 31/07/2014 |
ELISÂNGELA MIRAPALHETA MADEIRA | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
FABIANA MOREIRA | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
FRANCISCO DE ASSIS ARAÚJO CAMELO JÚNIOR | 20 | 02/05/2014 | 31/03/2015 |
GUILHERME RIZZOTO | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
IVAN BIANCHI | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
KARINA LEMOS GOULARTE | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
KAUÊ RODRIGUEZ MARTINS | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
MAURÍCIO GOMES MAGIO | 20 | 01/11/2014 | 31/03/2015 |
MONIKE QUIRINO DOS SANTOS | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
THOMAZ LUCIA JUNIOR | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |
VITÓRIA GASPERIN GUAZZELLI COSTA | 1 | 15/10/2013 | 15/10/2015 |