Nome do Projeto
Fracasso escolar: Avaliação e Intervenção com base na psicologia Histórico-Cultural
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/08/2014 - 14/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
Resumo
Iniciando a análise do tema, cabe comentar que fracasso e sucesso são termos que costumam ser utilizados, com frequência, para denominar uma aprendizagem escolar considerada insatisfatória ou satisfatória, respectivamente. A expressão fracasso escolar resume um grande número de fenômenos educacionais, como: baixo rendimento, repetência, reprovação, defasagem idade-série, evasão, dificuldades escolares, analfabetismo, entre outros (PATTO, 1990). Em 1990, na introdução de seu livro clássico “A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia”, Patto afirmava: “a reprovação e a evasão na escola pública de primeiro grau continuam a assumir proporções inaceitáveis em plena década de 80” (p.21). Vinte e um anos passados constata-se, que o fracasso continua se fazendo presente, com índices alarmantes, 50% dos alunos em nosso país não haviam atingido as competências esperadas para o 3º ano na leitura, na escrita e na matemática, como mostram os dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), coletados em 2011. A avaliação psicológica das crianças que fracassam tem sido bastante questionada e criticada na psicologia. As avaliações acabam excluindo as crianças da e na escola, rotulam os alunos e não possibilitam caminhos para modificar a realidade destes. Portanto se faz necessário aprofundar o tema buscando novas maneiras de avaliação e intervenção.
Objetivo Geral
Aprofundar estudos sobre a avaliação e intervenção em alunos com história de fracasso escolar com base na psicologia histórico-cultural. Possibilitar atividade complementar à formação acadêmica prevista no projeto pedagógico do curso de psicologia.
Justificativa
O presente projeto visa oferecer alternativa aos alunos atividades complementares, aos seus estudos, obrigatórias previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. Justifica-se, também, pois avaliar e intervir no fracasso escolar são atividades que fazem parte do desempenho profissional do psicólogo.
Metodologia
O projeto será desenvolvido semanalmente com carga horária para os os acadêmicos de 4 hs aula e terá início no final de julho de 2014. A metodologia adotada nos encontros será exposição dialogada, leitura de textos, seminários
Resultados Esperados
Os resultados esperados são que os alunos se apropriem dos conhecimentos da psicologia histórico-cultural, reflitam e modifiquem seu fazer, no que se refere a avaliação e intervenção psicológica junto a alunos que possuam história de fracasso escolar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DE ALMEIDA SCHIAVON | 20 | 19/04/2016 | 19/12/2017 |
ANA BEATRIZ PINTO BASILIO | 4 | 04/04/2018 | 01/08/2018 |
ANDRÉ LUIZ JOUSSEF CARVALHO | 4 | 19/04/2016 | 15/12/2016 |
FLORA BEATRIZ PROIETTE SANTOS | 4 | 19/04/2016 | 19/05/2016 |
GUILHERME GONÇALVES VOTTO | 4 | 09/03/2015 | 06/07/2015 |
INGRID MASSERON CUNHA | 2 | 19/06/2017 | 19/12/2017 |
ISADORA ALBRECHT PELLEGRINI | 4 | 09/03/2015 | 06/07/2015 |
JANINE PESTANA CARVALHO | 3 | 04/07/2016 | 14/12/2016 |
JULIANA MIRANDA COSTA FERREIRA | 4 | 05/09/2018 | 12/12/2018 |
JÚLIO RIBEIRO XAVIER | 4 | 11/04/2018 | 01/08/2018 |
KAREN PEREIRA DA MOTTA | 2 | 11/04/2018 | 01/08/2018 |
LARA DA SILVA RAMOS | 4 | 09/03/2015 | 06/07/2015 |
LETÍCIA SOARES LEITE | 2 | 11/04/2018 | 01/08/2018 |
MAIARA BARCELOS SOARES | 4 | 09/03/2015 | 06/07/2015 |
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA | 3 | 21/09/2016 | 12/12/2016 |
MARIA LAURA DE OLIVEIRA COUTO | 20 | 09/03/2015 | 06/07/2015 |
PAOLA LEAL DE OLIVEIRA | 4 | 05/09/2018 | 12/12/2018 |
RENICE EISFELD MACHADO | 3 | 11/04/2018 | 26/07/2018 |
ROBERSON TRINDADE MULLER | 1 | 06/10/2017 | 06/11/2017 |
ROSANA PAZINI | 2 | 11/04/2018 | 04/07/2018 |
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO | 8 | 18/08/2014 | 14/12/2018 |
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO | 3 | 11/04/2018 | 01/08/2018 |
THIAGO PINTO MOREIRA | 2 | 06/09/2016 | 15/12/2016 |
VANESSA DE GUSMÃO SANTOS | 4 | 09/03/2015 | 06/07/2015 |