Nome do Projeto
Fracasso escolar: Avaliação e Intervenção com base na psicologia Histórico-Cultural
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/08/2014 - 14/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
Resumo
Iniciando a análise do tema, cabe comentar que fracasso e sucesso são termos que costumam ser utilizados, com frequência, para denominar uma aprendizagem escolar considerada insatisfatória ou satisfatória, respectivamente. A expressão fracasso escolar resume um grande número de fenômenos educacionais, como: baixo rendimento, repetência, reprovação, defasagem idade-série, evasão, dificuldades escolares, analfabetismo, entre outros (PATTO, 1990). Em 1990, na introdução de seu livro clássico “A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia”, Patto afirmava: “a reprovação e a evasão na escola pública de primeiro grau continuam a assumir proporções inaceitáveis em plena década de 80” (p.21). Vinte e um anos passados constata-se, que o fracasso continua se fazendo presente, com índices alarmantes, 50% dos alunos em nosso país não haviam atingido as competências esperadas para o 3º ano na leitura, na escrita e na matemática, como mostram os dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), coletados em 2011. A avaliação psicológica das crianças que fracassam tem sido bastante questionada e criticada na psicologia. As avaliações acabam excluindo as crianças da e na escola, rotulam os alunos e não possibilitam caminhos para modificar a realidade destes. Portanto se faz necessário aprofundar o tema buscando novas maneiras de avaliação e intervenção.

Objetivo Geral

Aprofundar estudos sobre a avaliação e intervenção em alunos com história de fracasso escolar com base na psicologia histórico-cultural. Possibilitar atividade complementar à formação acadêmica prevista no projeto pedagógico do curso de psicologia.

Justificativa

O presente projeto visa oferecer alternativa aos alunos atividades complementares, aos seus estudos, obrigatórias previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. Justifica-se, também, pois avaliar e intervir no fracasso escolar são atividades que fazem parte do desempenho profissional do psicólogo.

Metodologia

O projeto será desenvolvido semanalmente com carga horária para os os acadêmicos de 4 hs aula e terá início no final de julho de 2014. A metodologia adotada nos encontros será exposição dialogada, leitura de textos, seminários

Resultados Esperados

Os resultados esperados são que os alunos se apropriem dos conhecimentos da psicologia histórico-cultural, reflitam e modifiquem seu fazer, no que se refere a avaliação e intervenção psicológica junto a alunos que possuam história de fracasso escolar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE ALMEIDA SCHIAVON2019/04/201619/12/2017
ANA BEATRIZ PINTO BASILIO404/04/201801/08/2018
ANDRÉ LUIZ JOUSSEF CARVALHO419/04/201615/12/2016
FLORA BEATRIZ PROIETTE SANTOS419/04/201619/05/2016
GUILHERME GONÇALVES VOTTO409/03/201506/07/2015
INGRID MASSERON CUNHA219/06/201719/12/2017
ISADORA ALBRECHT PELLEGRINI409/03/201506/07/2015
JANINE PESTANA CARVALHO304/07/201614/12/2016
JULIANA MIRANDA COSTA405/09/201812/12/2018
JULIO RIBEIRO XAVIER411/04/201801/08/2018
KAREN PEREIRA DA MOTTA211/04/201801/08/2018
LARA DA SILVA RAMOS409/03/201506/07/2015
LETÍCIA SOARES LEITE211/04/201801/08/2018
MAIARA BARCELOS SOARES409/03/201506/07/2015
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA321/09/201612/12/2016
MARIA LAURA DE OLIVEIRA COUTO2009/03/201506/07/2015
PAOLA LEAL DE OLIVEIRA405/09/201812/12/2018
RENICE EISFELD MACHADO311/04/201826/07/2018
ROBERSON TRINDADE MULLER106/10/201706/11/2017
ROSANA PAZINI211/04/201804/07/2018
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO818/08/201414/12/2018
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO311/04/201801/08/2018
THIAGO PINTO MOREIRA206/09/201615/12/2016
VANESSA DE GUSMÃO SANTOS409/03/201506/07/2015

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