Nome do Projeto
Vivendo a Odontologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/10/2014 - 30/09/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O projeto tem o intuito de oferecer ao acadêmico dos semestres iniciais do curso de odontologia a experiência do contato prévio com a rotina da clínica odontológica, aproximando - o de forma a vivenciar como observador, as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Também oportuniza a participação desses alunos em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do que observaram em clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes de semestres iniciais do curso de Odontologia a um contato prévio com as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Desta forma, pode-se gerar uma oportunidade do aluno ir se familiarizando, por meio da observação, com a futura vida profissional desde o início do curso de odontologia. Os alunos voluntários irão desenvolver um estágio de maneira a presenciar procedimentos clínicos realizados por alunos de semestres posteriores. As disciplinas e/ou projetos que irão permanecer como voluntário observador será determinado pela
coordenadora do projeto.
coordenadora do projeto.
Justificativa
Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerindo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). Para Freire, 1989, a educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando a percepção daquilo que é inédito. Nesse processo, o ponto de partida é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência de trabalho, situando-se na observação da realidade, no reconhecimento de sua experiência prévia e na sua busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas (Raldi et al., 2003). Desta forma, o projeto justifica-se primeiramente pela procura de acadêmicos de primeiros semestres da odontologia solicitarem estágios em disciplinas e/ou projetos de extensão para presenciar nas clínicas procedimentos odontológicos,observando -os e se familiarizando com a rotina das clínicas dos semestres posteriores. Outro fator é que o projeto pode oferecer, desde os primeiros semestres para os alunos, uma oportunidade de vivenciar, mesmo que como observador, como é a rotina da clínica odontológica que irá exercer futuramente. Ribeiro etal. 2007 relata que o arco proposto por Charles Maguerez representa uma trajetória pedagógica: o processo inicia-se com a observação da realidade, que apresenta vários elementos denominados de problemas. Através da observação do problema, os alunos expressam suas percepções pessoais sobre o mesmo identificando seus pontos chaves, ou seja, aquilo que é realmente importante na determinação da realidade observada. A partir das dúvidas sobre cada ponto-chave, os alunos buscam as explicações teóricas sobre o assunto, através de diferentes recursos a teorização, na qual a participação do professor é fundamental. Em seguida, os alunos devem confrontar a teoria com a sua realidade e formular as hipóteses de solução. É aqui que ele desenvolve a criatividade, pois precisa obter ações novas e elaboradas de uma maneira que possam transformar a realidade. Após análise das hipóteses, o último passo é a aplicação à realidade das estratégias escolhidas. O problema está solucionado se houver mudança da realidade, caso contrário novas hipóteses devem ser construídas e implementadas até se conseguir resolvê-lo (Candeias, 1997). Outro fator que justifica o projeto é também a oferta da oportunidade de participação em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do aluno do que observaram em clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica, desenvolvendo hipóteses e soluções para seu melhor aprendizado em semestres posteriores que será quando irá realizar os seus próprios procedimentos. Dessa trajetória advém um conhecimento que é crítico porque permite ao aluno sair de sua realidade e voltar a ela com um novo olhar, posicionando-se nesta, transformando- a e, conseqüentemente, transformando a si próprio (Silva, 2002). É fundamental a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que possibilitem a construção dos conhecimentos, a partir dos problemas da realidade, bem como a integração de conteúdos básicos e profissionalizantes e entre a teoria e a prática para se superar os limites da formação e das práticas clínicas tradicionais (Feuerwerker, 2003). Assim, segundo Ribeiro et al. 2007, o uso da metodologia problematizadora no curso de Odontologia, com o relacionamento constante dos pressupostos teóricos e a realidade vivida, na qual o aluno se vê envolvido no presente e futuro, possibilitaria o desenvolvimento integral do papel do profissional que poderia responder aos requerimentos da sociedade com maior propriedade crítica no seu espaço de trabalho.
Metodologia
A metodologia será desenvolvida através da presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica durante 2 horas, possibilitando ao mesmo vivenciar a odontologia baseada em problema. Além de observar procedimentos clínicos durante sua realização, os alunos desenvolverão seminários e relatórios solicitados pela coordenadora ou docentes colaboradores por 2 horas.
Resultados Esperados
A presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica, bem como a participação no momento dos seminários e relatórios, irá oportunizar que o mesmo expresse sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência proporcionará a ele, em semestres posteriores, maior segurança para criar hipóteses e soluções durante sua prática clínica.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto será interrompido no período de férias letivo e retornará junto com as aulas. Dessa forma, qualquer ajuste necessário na carga horária será realizada no relatório.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDIARA PERES FARIAS | 2 | ||
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
ANDRESSA DE OLIVEIRA RICKES | 4 | 05/10/2014 | 03/12/2014 |
ARTHUR ZAMPIRON DA SILVA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
BRUNA SANTOS CHAVES | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
BRUNA VIEIRA DA SILVA VICTÓRIA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
CARLA MAÍSA DA SILVA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
CAROLINA LOPES SANCHEZ | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
CHRISTIAN GONÇALVES SCHWARZBOLD | 4 | 05/10/2014 | 03/12/2014 |
CLARISSA DE AGUIAR DIAS | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
DIEGO ABREU PASTORINO | 20 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA | 5 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
FERNANDA SRYNCZYK DA SILVA | 4 | 05/10/2015 | 04/03/2016 |
FILIPE VERNETTI AZAMBUJA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
FRANCINE CARDOZO MADRUGA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
GABRIEL DORNELES SOUZA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
GUILHERME FARIAS PÔRTO | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
GUILHERME SOARES GOMES | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
HENRIQUE LUIZ FEDALTO | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
HUANA DE OLIVEIRA AIRES | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
JENIFFER LAMBRECHT | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
KAYANE DIAS CUBA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
LARISSA HARTER LOPES | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
LEILAH GOULARTE FONSECA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
LIZANDRA PICCOLI KUTSCHER | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
LUIZ FERNANDO AZZOLIN BRAGA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
MARCELA HERNANDES TRINDADE | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
MARCOS VINÍCIUS PEGORARO | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
MARIANA CAVALHEIRO COSTA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
MARÍLIA HELFENSTEIN KAPLAN | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
MATHEUS REGINATO GONÇALVES | 4 | 05/10/2014 | 03/12/2014 |
MAURO CORRÊA MIRAPALHETE | 4 | 05/10/2014 | 03/12/2014 |
NADIA DE SOUZA FERREIRA | 4 | 05/11/2014 | 04/03/2016 |
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
NATÁLIA GOMES DE FREITAS | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
PATRICK BOEIRA DE FRAGA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
PAULA MENEZES DE MOURA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
PAULO FERNANDO AZAMBUJA DE SOUZA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
PEDRO ANTÔNIO ACEVEDO DE GOMES | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
RAFAELLA RODRIGUES DA GAMA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
RAQUEL MANSUR DA ROCHA | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |
RAUANE MACHADO DA SILVA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
SABRINE AGUIAR DE SOUZA | 4 | 05/10/2015 | 04/03/2016 |
THAIS MAZZETTI | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
THAÍS GIODA NORONHA | 4 | 05/03/2015 | 04/03/2016 |
WAGNER MARTINS DA SILVA LEAL | 4 | 05/10/2014 | 04/03/2016 |