Nome do Projeto
Materiais Didáticos Multimidiáticos para a disciplina de Fundamentos da Prática de Projeto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/11/2014 - 25/09/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Os materiais didáticos multimidiáticos são ferramentas pedagógicas que vem a auxiliar a comunicação entre professor - aluno. As tecnologias atuais de informação e comunicação TICs, podem atingir diferentes maneiras de apreensão do conhecimento e gerar um ambiente de aprendizagem mais apropriado e interessante à uma comunidade já habituada ao uso de redes sociais e meios virtuais para obtenção de informações.
Objetivo Geral
Elaboração de materiais didáticos multimidiáticos para a disciplina de Fundamentos da Prática do Projeto e sistematização das produções semestrais para exposições na comunidade acadêmica em meio virtual e físico.
Justificativa
A disciplina de Fundamentos da Prática de Projeto introduz o estudante de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo a conceitos e práticas fundamentais ao desenvolvimento de projetos. Esta disciplina objetiva a capacitação para a solução de questões relacionadas à concepção, ordenação e composição da forma, estimulando a utilização de métodos e processos de projeto diversos, que habilitarão o estudante de arquitetura e urbanismo para um melhor desempenho acadêmico e profissional.
Cabe ressaltar que esta é a primeira disciplina projetual do núcleo de Conhecimentos Profissionais que o ingressante do curso de Arquitetura e Urbanismo tem contato, representando um “novo universo” de saberes. A intermediação por meio do mundo virtual pode ser uma forma de aproximar o acadêmico a esses novos saberes.
Em virtude disso, constatou-se a necessidade de sistematizar e elaborar materiais didáticos acessíveis e atualizados sobre estes conteúdos, justificando este projeto de ensino.
Cabe ressaltar que esta é a primeira disciplina projetual do núcleo de Conhecimentos Profissionais que o ingressante do curso de Arquitetura e Urbanismo tem contato, representando um “novo universo” de saberes. A intermediação por meio do mundo virtual pode ser uma forma de aproximar o acadêmico a esses novos saberes.
Em virtude disso, constatou-se a necessidade de sistematizar e elaborar materiais didáticos acessíveis e atualizados sobre estes conteúdos, justificando este projeto de ensino.
Metodologia
Revisão bibliográfica sobre conceitos relacionados às teorias da cibercultura e TICs para a educação;
Análise dos conteúdos abordados na disciplina e categorização dos mesmos com intuito de identificar diferentes formas de abordagem e apresentação;
Sistematização e levantamento fotográfico de atividades desenvolvidas pelos alunos na disciplina nos últimos anos;
Estudo e seleção de ferramentas para a elaboração dos materiais didáticos multimidiáticos;
Confecção dos materiais didáticos multimidiáticos;
Ordenação dos materiais didáticos multimidiáticos no AVA;
Organização e montagem de exposição de trabalhos de alunos dos últimos anos em meio digital e físico.
Análise dos conteúdos abordados na disciplina e categorização dos mesmos com intuito de identificar diferentes formas de abordagem e apresentação;
Sistematização e levantamento fotográfico de atividades desenvolvidas pelos alunos na disciplina nos últimos anos;
Estudo e seleção de ferramentas para a elaboração dos materiais didáticos multimidiáticos;
Confecção dos materiais didáticos multimidiáticos;
Ordenação dos materiais didáticos multimidiáticos no AVA;
Organização e montagem de exposição de trabalhos de alunos dos últimos anos em meio digital e físico.
Resultados Esperados
Geração de materiais didáticos multimidiáticos apropriados ao estudante que inicia o curso de Arquitetura e Urbanismo;
Geração de um ambiente de aprendizagem cooperativo, colaborativo e interativo;
Demonstrar a importância do processo projetual e conceptivo atrelado ao resultado final em cada atividade proposta na disciplina de Fundamentos da Prática de Projeto;
Sistematização e ordenação das atividades desenvolvidas na disciplina Fundamentos da Prática do Projeto oportunizando a visualização da sua trajetória nos últimos anos.
Geração de um ambiente de aprendizagem cooperativo, colaborativo e interativo;
Demonstrar a importância do processo projetual e conceptivo atrelado ao resultado final em cada atividade proposta na disciplina de Fundamentos da Prática de Projeto;
Sistematização e ordenação das atividades desenvolvidas na disciplina Fundamentos da Prática do Projeto oportunizando a visualização da sua trajetória nos últimos anos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXIA SILVA DORNELES ANTUNES | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
ALICIA CRUZ LEONARDO | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
AMANDA BRAGA SCHWARTZ | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
ANA LUCIA PRESSI | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO | 6 | 25/11/2014 | 25/09/2015 |
CAROLINE DIAS EIFLER | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
CASSIA PAIVA BLANCO | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
ELIAS DE MORAES JÚNIOR | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
FERNANDO DE AZEVEDO VALENTE | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
IGOR SIMÃO MARTINI MÜLLER | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
IRIS MAGALHAES BASTOS LIMA | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
JAN PATRIC STUFKENS SALGADO | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
JULIA ARIAS DA SILVA | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
JULIANA LULIER ORTIZ | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
JULLYE SCHAUN AMARAL | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
JÚLIA DA ROSA COSTA | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
KARINA DOS SANTOS MOURA | 4 | 03/03/2015 | 25/09/2015 |
KELLY FAGONDES AIRES | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
LAURA ELISA OHLWEILER | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
LAURA KLAJN BALTAR | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
LILIAN BORGES ALMEIDA | 4 | 25/11/2014 | 25/09/2015 |
LUCAS LOPES DA SILVA NOSKOSKI | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
LUCIANO DE VASCONCELLOS CORREA | 2 | 25/11/2014 | 25/09/2015 |
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA | 2 | 25/11/2014 | 25/09/2015 |
MAUREEN ROUX CORDEIRO LAUTENSCHLAGER | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
MÔNICA MACHADO DOS SANTOS | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
NADIANE FONTES CASTRO | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
NATALIA FAVERO | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
NATÁLIA DÂMASO BERTOLDI | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
RAQUEL SOARES PORTO | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
ROGERIO BURCH FERREIRA FILHO | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
THOMAZ DUFAU PEREIRA DA SILVA | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |
VINÍCIUS FOSSATI DA SILVA | 10 | 02/04/2015 | 28/04/2015 |