Nome do Projeto
Design Aplicado a Redes Sociais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/03/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Resumo
O projeto busca promover uma aproximação entre o Design e as Redes Sociais no âmbito dos cursos de Design Gráfico e Design Digital da UFPel. Dentre as ações a serem desenvolvidas, está a discussão de textos que abordam a relação entre as duas áreas, bem como o planejamento, a execução e a avaliação de ações para promover os perfis dos cursos de Design nos sites de rede social Facebook e Twitter. O projeto de ensino surge como um desdobramento da disciplina eletiva Redes Sociais Aplicadas ao Design, a partir do interesse manifestado por alguns dos alunos em dar continuidade e aprofundar as ações e os temas desenvolvidos durante a disciplina. Dentre as iniciativas propostas pelos alunos, está a ideia de reativar o perfil no Twitter dos cursos de Design. Como parte dos componentes curriculares da disciplina, os alunos criaram um padrão para a direção de arte dos posts e se revezaram na manutenção das duas páginas (uma para cada curso) no Facebook. A ideia, com esse projeto, é dar seguimento às atualizações regulares da página, buscando envolver alunos interessados em atuar no âmbito do projeto de ensino, e dando continuidade às ações iniciadas mesmo em períodos em que a disciplina não é oferecida. A fanpage dos cursos de Design Gráfico e Design Digital no Facebook busca ser um espaço de diálogo entre os alunos e professores, bem como serve de plataforma para conferir visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Já o perfil no Twitter, único para ambos os cursos, estava sem uso desde 2011. A proposta é reativá-lo no âmbito do projeto buscando uma forma de atualização mais rápida sobre acontecimentos e últimas notícias relacionadas aos cursos. Para contribuir para a aprendizagem dos alunos, além das atividades práticas, o projeto também envolverá a discussão de aspectos teóricos envolvendo a intersecção entre design e redes sociais, visando uma preparação para atuação profissional na área. O público-alvo são os alunos dos cursos de Design Gráfico e Design Digital, podendo ser estendido à participação de alunos de outros cursos da UFPel. Como complemento ao projeto, os alunos irão estudar conteúdos associados a Design e Redes Sociais, buscando aproximar as duas áreas não só em termos práticos como também em termos teóricos. O projeto contará com reuniões quinzenais com a equipe para planejamento de posts futuros e avaliação de resultados.

Objetivo Geral

Promover uma aproximação entre Design e Redes Sociais

Justificativa

Este projeto se justifica como uma forma de manter atualizadas as fanpages dos cursos de Design Gráfico e Design Digital no Facebook e o perfil no Twitter dos cursos de Design, promovendo a visibilidade dos respectivos cursos, bem como da produção dos alunos dos cursos. Também se configura como um espaço para desenvolvimento das habilidades gráficas dos alunos, na medida em que envolve a criação de um padrão de direção de arte para as postagens, bem como a aplicação desse padrão ao desenvolvimento de posts. Dessa forma, os alunos poderão exercer a criatividade ao mesmo tempo em que promovem a visibilidade dos cursos nos sites de rede social Facebook e Twitter.

Sites de rede social são espaços da web que permitem a interação entre os usuários e visualização das redes (boyd; Ellison, 2007). Como cada usuário possui uma rede diferente, faz sentido replicar informações (Recuero, 2009). Diante desse cenário, Jenkins, Ford e Green (2013) dizem que a mídia teria se tornado espalhável, na medida em que os meios de comunicação de massa não mais são os detentores exclusivos do poder de pôr em circulação uma informação. Os usuários da internet também dispõem de meios, motivos e oportunidades (Shirky, 2011) para participar da circulação de informações, contribuindo para replicar notícias de seu interesse para seus contatos em sites de rede social, aproveitando-se do potencial interativo da rede (Primo, 2007). Para que isso aconteça, é necessário já planejar conteúdos para que sejam facilmente espalháveis em sites de rede social (Jenkins, Ford & Green, 2013; Crumlish & Malone, 2009). Uma das formas de se fazer isso é através da postagem de imagens em sites de rede social, que contribuem para a visibilidade dos posts.

O projeto busca se valer desse potencial de espalhamento da rede para conferir visibilidade às ações dos cursos para o público interno (alunos e professores) através do uso de sites de rede social como Twitter e Facebook.

Metodologia

O projeto será desenvolvido mediante leitura de textos sobre redes sociais e design, reuniões quinzenais para planejamento das postagens, e criação de posts para divulgação das atividades dos cursos. Todos os posts deverão conter imagens, a partir de um padrão de direção de arte para os posts a ser criado pelos alunos envolvidos no projeto. Para tanto, envolve, a cada semestre, o desenvolvimento de uma padronagem de posts para as fanpages e a criação de posts diários com informações voltadas aos alunos dos cursos de Design Gráfico e Design Digital.

Resultados Esperados

Espera-se com o projeto um aumento na visibilidade das fanpages no Facebook e do perfil no Twitter, traduzida na forma de mais curtidas na página bem como mais curtidas nos posts. Também se espera que os alunos passem a reconhecer as páginas dos cursos como espaços de visibilidade para seus trabalhos, dispondo de atualizações contínuas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ALVAREZ SILVA202/03/201531/12/2015
CAMILA DE ALMEIDA POLINO202/03/201531/12/2015
CAROLINE FARIAS FERREIRA210/08/201531/12/2015
DESIRÉE FREITAS DOS SANTOS202/03/201531/12/2015
GABRIELA DA SILVA ZAGO202/03/201531/12/2015
GIOVANA RAFAELA ZACZINA2002/03/201531/12/2015
LEONARDO DE ANDRADE MORATO202/03/201520/06/2015
LUCAS ANTÔNIO FLACH202/03/201531/12/2015
LUCAS QUARESMA LOPES202/03/201531/12/2015
MARIANA VAISS DE FREITAS202/03/201525/08/2015
ROBERTA COELHO BARROS202/03/201531/12/2015
VERONICA SOARES ROSA202/03/201531/12/2015

Página gerada em 20/04/2024 11:33:41 (consulta levou 0.060166s)