Nome do Projeto
CONTRIBUIÇÃO PARA MODELAGEM DIGITAL: USO DE PLUGINS E EXTENSÕES NO SOFTWARE SKETCHUP MAKE
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/02/2015 - 10/02/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O processo de Modelagem Digital que consiste na modelagem tridimensional geométrica e na modelagem visual de elementos tridimensionais é uma forma de simulação e representação arquitetônica cotidianamente utilizada no contexto das disciplinas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, sendo um dos softwares mais utilizados pelos alunos o Sketchup, que possui uma versão de uso livre denominada Sketchup Make. Contudo, este software mesmo que de fácil aprendizagem e de uso bastante intuitivo, possui limitações quanto às possibilidades de modelagem, tanto geométrica como visual. Devido a isto programadores de diferentes nacionalidades colaboram desenvolvendo plugins e extensões, de uso livre, que qualificam e aumentam as possibilidades de modelagem no Sketchup. Entretanto, estas ferramentas em sua maioria carecem de explicações quanto a sua obtenção, instalação e uso. Neste sentido o presente projeto visa colaborar e contribuir com o ensino de arquitetura, produzindo materiais didáticos que auxiliem nos processos de modelagem geométrica e visual através da utilização de plug-ins e extensões que sejam de uso livre.

Objetivo Geral

• Desenvolver material didático que auxilie na obtenção, na instalação e no uso de plugins e extensões de para o software Sketchup Make.

Justificativa

No contexto do ensino de Arquitetura e Urbanismo temos nas representações gráficas, uma importante ferramenta de simulação e análise dos projetos de edificações existentes ou projetos desenvolvidos pelos alunos.
Este processo de representação gráfica quando se utiliza do meio digital depende necessariamente da aplicação de alguma ferramenta específica para o tipo de representação desejada. No caso da modelagem geométrica e visual as ferramentas a serem utilizadas são softwares específicos de modelagem tridimensional, sendo o software Sketchup um dos mais utilizados pelos alunos do curso de arquitetura e urbanismo por ser uma ferramenta de fácil aprendizagem e por possuir uma versão de uso livre.
Entretanto, este software possui restrições quanto às possiblidades de gerações de formas devido à simplicidade e pouca quantidade de ferramentas para o processo de modelagem tridimensional. Contudo existem ferramentas (plugins e extensões) de uso livre que podem ser adicionadas ao software qualificando o seu processo de modelagem, mas que carecem de explicações principalmente quanto ao seu uso.
Dessa forma, o presente projeto se propõe a desenvolver e produzir materiais didáticos que auxiliem no uso destas ferramentas que são de livre acesso, mas que pela carência de informação acabam sendo pouco utilizadas.

Metodologia

O projeto de ensino proposto caracteriza-se como Projeto para o Ensino, pois visa à elaboração de materiais para utilização em práticas pedagógicas.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Pesquisa consistirá em um levantamento bibliográfico preliminar que pretende identificar os plugins e extensões que podem qualificar a modelagem digital realizada com o Sketchup Make. Nesta etapa também será feito o levantamento dos materiais de referência já existentes e a identificação do formato mais adequado para a criação dos materiais didáticos.
Na etapa de desenvolvimento serão criados materiais didáticos com três tipos de informações de cada plugin e extensão, que são: informações sobre a sua aplicação, informação sobre a sua instalação e informação sobre o seu uso.
A etapa de avaliação consistirá na aplicação dos materiais didáticos com um grupo de alunos e se necessário à reformulação dos materiais que apresentarem problemas.

Resultados Esperados

Espera-se com a realização do presente projeto qualificar o uso de uma ferramenta já bastante habitual no contexto do curso de Arquitetura e Urbanismo, e intensificar a aplicação, na representação gráfica digital, de ferramentas de uso livre as quais não geram custos nem para a UFPel e nem para os próprios alunos.
Desta forma, pretende-se contribuir para o aprimoramento e qualidade do Curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA ESTHER DANTAS SUNSERI410/02/201510/02/2015
AUGUSTO KOJA BASTOS410/02/201510/02/2016
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH610/02/201510/02/2016
GUSTAVO MACIEL GONÇALVES410/02/201510/02/2016
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM210/02/201510/02/2016
NATALIA NERY DE FARIAS2011/05/201531/12/2015

Página gerada em 26/04/2024 12:20:32 (consulta levou 0.061249s)