Nome do Projeto
Introdução ao estudo do ciclo vital
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/03/2015 - 04/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, e homologadas pelo Ministério da Educação em novembro de 2001, os cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem como um dos princípios balizadores que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis. Para que ocorra o processo da construção do conhecimento, deve-se promover ações e ambientes de aprendizagem em que a teoria e a prática se efetivem lado a lado. Durante a formação médica é indispensável que o aluno conheça a realidade dos sujeitos com quem irá atuar, desenvolva sua capacidade reflexiva e o entendimento de si mesmo, bem como a compreensão ética, psicológica e humanística das demais pessoas.

Objetivo Geral

Transmitir conhecimentos sobre os aspectos psicológicos nas principais etapas do ciclo vital e instrumentalizar os alunos para compreender melhor a pessoa humana, contribuindo para o desenvolvimento de uma boa relação médico-paciente no futuro.

Justificativa

É necessário de que o aluno de graduação em Medicina busque o conhecimento teórico a partir de vivências práticas desde o início do curso, para o desenvolvimento da capacidade de compreensão e comunicação com futuros pacientes e seus familiares, bem como com os colegas.
Conhecimentos sobre as características humanas e sua subjetividade, através da observação de pessoas que estão vivendo diferentes etapas do ciclo vital e discussões das características observadas, podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos. A abordagem em grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado. Além disso, a inserção discente no exercício da docência, contribui para a sua formação acadêmico-profissional.

Metodologia

- As atividades serão desenvolvidas em grupos;
- Cada aluno recebe a tarefa de observar, através de visitas semanais, uma pessoa em uma das seguintes situações: GESTANTE (até o 6o mês), CRIANÇA (3 a 6 anos), ESCOLAR (7 a 10 anos), PUBER (masculino / feminino - 12 a 14 anos), IDOSO (acima de 65 anos).
- Elaboram relatórios semanais das observações realizadas;
- Distribuídos em pequenos grupos, reúnem-se semanalmente com um monitor, para leitura e discussão dos relatórios;
- Os monitores elaboram relatórios das reuniões realizadas e o professor coordenador reúne-se semanalmente com os monitores, para supervisão e orientação do trabalho.

Resultados Esperados

Espera-se que os participantes desenvolvam maior compreensão das diferentes etapas do ciclo vital, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, bem como melhor entendimento da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes.

Página gerada em 16/05/2025 12:54:13 (consulta levou 0.052924s)