Nome do Projeto
Monitoria em Análises Clínicas como uma ferramenta de melhoria na formação do profissional farmacêutico.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/03/2015 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Farmácia
Resumo
A monitoria é uma ferramenta fundamental para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diversos aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes. Nesse contexto, a monitoria constitui-se uma oportunidade para que o aluno possa iniciar a prática acadêmica com uma nova visão, na qual ele será desafiado a vivenciar o conhecimento adquirido anteriormente sob um novo enfoque: atuando no planejamento das ações a serem desenvolvidas, participando junto ao professor das atividades tanto em sala de aula quanto fora dela e organizando atividades de fixação de conteúdos, dentre outras atividades. O currículo generalista do Curso de Farmácia da UFPel visa a interdisciplinaridade, objetivando que o aluno participe de atividades que envolvam a teoria e a prática. Assim, este projeto de monitoria, incluindo as disciplinas integrantes das Análises Clínicas, será uma forma eficaz de proporcionar intensificação da vivência tanto em atividade de iniciação à docência, quanto em participação direta na prática de atividades que estão diretamente ligadas ao profissional farmacêutico. Nesse sentido, e respeitando os múltiplos caminhos que o profissional farmacêutico trilha na sua profissão, é de suma importância a atuação de alunos egressos das disciplinas em questão, atuando como monitores, no desenvolvimento de novas metodologias como estudos de casos clínicos, aulas práticas de microscopia com acompanhamento direto e desenvolvimento de aulas práticas mais dinâmicas e com interpretação dos resultados obtidos. E finalmente, a monitoria é um importante mecanismo de aprimoramento de conteúdos específicos, desenvolvimento de habilidades na iniciação a docência, intercâmbio entre estudantes, bem como aprimoramento de habilidades pouco trabalhadas durante as atividades curriculares normais.

Objetivo Geral

- Contribuir para melhoria no desempenho acadêmico nas disciplinas de Análises Bioquímicas, Uroanálises e Controle de Qualidade em Análises Clínicas, além de possibilitar aos monitores o exercício da docência como uma forma de aperfeiçoamento da formação do profissional farmacêutico.

Justificativa

Tradicionalmente, a metodologia de ensino é baseada em um modelo em que o professor expõe o conhecimento em uma sala de aula e o aluno simplesmente o absorve, ou melhor, procura absorvê-lo da melhor maneira que puder. Entretanto, nas últimas décadas, com a melhor compreensão da pedagogia do aprendizado, vêm surgindo novas técnicas de ensino e aprendizado. As ferramentas pedagógicas constituem um marco no processo de ensino e aprendizagem. As ferramentas que utilizam abordagens lúdicas instigam o aprendizado e a concretização do conhecimento. Dentro deste enfoque, a busca de metodologias ativas de aprendizado tem se tornado uma constante no meio acadêmico. Para justificar a apresentação desse projeto de melhoria da qualidade de ensino e monitoria, levou-se em consideração a natureza do currículo para o profissional farmacêutico generalista. Esse currículo requer uma maior interdisciplinaridade, e mesmo com as especificidades de cada disciplina espera-se que as discussões sobre o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas dessas disciplinas sejam realizadas com muita harmonia e que possibilitem aos docentes e discentes envolvidos o questionamento das suas práticas acadêmicas. Aqui se encaixam perfeitamente as disciplinas abarcadas por este projeto, quais sejam: análises bioquímicas, uroanálises e controle de qualidade em análises clínicas que, embora tenham suas especificidades, são complementares e se prestam ao estabelecimento de uma análise integrativa entre todas. Além do contexto acadêmico, todas as disciplinas supra citadas também são de grande importância na formação complementar no âmbito da pesquisa e extensão universitárias, que visam o entendimento e a compreensão de aspectos multidisciplinares pertinentes ao vasto campo das ciências da saúde, especificamente as que estão diretamente envolvidas no diagnóstico clínico. Ainda, destaca-se que as referidas disciplinas exibem caráter teórico-prático, sendo então necessária a execução de aulas em laboratórios específicos, onde o monitor auxiliará aos professores e técnicos responsáveis. Já o desenvolvimento de atividades das análises laboratoriais executadas nas aulas práticas, contará com a utilização de aparelhos que necessitam de programação específica para cada análise e do uso de microscópios, e nas quais a pipetagem e o controle das reações devem ser rigorosos, tornando-se imprescindível a presença tanto do professor quanto do monitor, sendo este de relevância fundamental, auxiliando na elucidação das dúvidas dos alunos durante o período. Adicionalmente, com a execução desse projeto, espera-se melhorar o aproveitamento no processo ensino-aprendizagem dos alunos envolvidos, facilitando a consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Metodologia

A monitoria contempla as seguintes atividades:
- Auxílio aos docentes nas aulas práticas e teóricas, buscando a atualização de acordo com o programa das disciplinas;
- Auxílio aos alunos na discussão dos casos clínicos;
- Organização das bancadas de trabalho antes e após a execução das aulas práticas, assim como, acompanhamento dos procedimentos, orientando os alunos sobre os detalhes técnicos a serem cumpridos para o sucesso na execução dos testes laboratoriais e interpretação dos mesmos;
- Esclarecimento de dúvidas dos alunos, indicando material didático atualizado em horário extraclasse;
- Acompanhamento das avaliações teóricas.

Resultados Esperados

Espera-se com este projeto contribuir para melhoria da qualidade de ensino nas disciplina de Análises Bioquímicas, Uroanálises e Controle de Qualidade em Análises Clínicas, favorecendo o conhecimento dos processos e das técnicas disponíveis para diagnóstico laboratorial.
As atividades desenvolvidas pelos monitores fornecerão subsídios para a prática docente e maior conhecimento teórico-prático nas disciplinas abarcadas por este projeto, com a detecção de possíveis deficiências dos alunos de graduação no processo de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉSSICA DA SILVA DITTGEN2011/05/201516/12/2015
PÂMELA ARAUJO MACHADO2011/05/201530/12/2015
REJANE GIACOMELLI TAVARES218/03/201516/12/2016

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