Nome do Projeto
Monitoria ao Laboratório de Informática e aos componentes curriculares de Química Geral da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/03/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino
Resumo
As Bolsas de Iniciação ao Ensino – modalidade Monitoria, do “Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), “destinam-se eminentemente à formação acadêmica dos/as discentes regularmente matriculados/as em cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), visando à melhoria da qualidade da(s) atividade(s) de ensino e a inserção discente no exercício da docência, contribuindo para sua formação acadêmico-profissional” (UFPEL, 2014a). Nesse sentido, este projeto busca contemplar atividades de monitoria relacionadas aos componentes curriculares de “Química Geral” do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA (e que abrange diferentes Cursos de graduação), e ao Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCQFA (o que inclui ações vinculadas ao componente curricular de “Informática em Educação Química” do Curso de Licenciatura em Química da UFPel). Segundo Faria (2003), a monitoria pode ser entendida como um espaço de cooperação entre os alunos empenhados em construir o conhecimento em colaboração; afinal, estudantes podem fazer perguntas que muitas vezes não são realizadas nas aulas. Pode-se dizer também que as monitorias permitem a interação entre os discentes, com oportunidades para consolidar conhecimentos em estudo durante o processo de aprendizagem que, sabe-se, não é instantâneo ao ensino realizado em sala de aula (VIGOTSKI, 2001; MORTIMER; 2006; SANGIOGO, 2014).

Objetivo Geral

- Proporcionar melhorias aos processos de ensino e de aprendizagem de conhecimentos químicos básicos envolvidos em componentes curriculares de Química Geral do CCQFA.
- Contribuir com o componente curricular de Informática em Educação Química e com o acesso e manutenção do LIG/ CCQFA.

Justificativa

Em coerência com as normas contidas nas Resoluções do COCEPE, bem como em outras regras pertinentes às Bolsas de Iniciação ao Ensino, as atividades propostas visam contribuir com a formação dos discentes (tanto dos monitores quanto dos graduandos dos diferentes Cursos) nas etapas do processo de ensino e aprendizagem, em atividades individuais ou em grupo (no local da aula, ou em outros pré-definidos pelo professor ou monitor), com vistas a: fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem; e a melhoria das condições de estudo e de permanência dos graduandos dos diferentes Cursos da UFPel. (UFPEL, 2008; UFPEL, 2014a; UFPEL, 2014b).
O componente curricular de “Química Geral”, historicamente, possui um número considerável de reprovação e evasão, pois estudantes possuem dificuldades, por exemplo, no raciocínio lógico, cálculos matemáticos e conceitos básicos da Química, o que prejudica um bom desempenho acadêmico e, algumas vezes, pode gerar a evasão de Cursos de graduação ou a retenção na disciplina que, em muitos Cursos, é pré-requisito para outros componentes curriculares. Nesse sentido, os monitores de Química Geral se envolverão em atividades de apoio ao professor e estudantes, com auxílio em dúvidas, explicações, exercícios e propiciando um espaço para um melhor desempenho dos graduandos que cursam o componente curricular. Assim, na execução do projeto, há contribuição para cursos de Química vinculados ao CCQFA, bem como aos Cursos que têm o componente Curricular de ‘Química Geral’ na grade curricular, a exemplo das Engenharias da UFPel (Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia Eletrônica, e outros).
Outro contexto de atuação deste projeto é o Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCQFA (no Campus Capão do Leão) que é um espaço destinado para os graduandos desenvolver trabalhos, pesquisas e estudos. Nos últimos anos o LIG/CCQFA vincula ao componente curricular de “Informática em Educação Química” que é realizado no LIG (com oferta regular ao Curso de Licenciatura em Química da UFPel) alguns bolsistas de monitoria que auxiliam na instalação de programas, no atendimento e orientação sobre recursos de informática aos usuários do LIG e ao professor do referido componente curricular. As monitorias no LIG atendem, em especial, os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, Química Industrial, Química Forense, Farmácia, Química de Alimentos e Tecnologia de Alimentos da UFPEL, ainda que outros Cursos também usufruam desse espaço. Ou seja, são as bolsas de monitoria que viabilizam o espaço do LIG como um ambiente que contribui com a formação dos graduandos e com o componente curricular de “Informática em Educação Química”.

Metodologia

Haverá a solicitação de bolsistas, conforme orientações dos editais da UFPel.
As bolsas de monitoria serão distribuídas para o coordenador do projeto e os professores colaboradores, conforme o número de bolsas cedidas e a demanda dos professores de “Química Geral” e as necessidades do LIG/CCQFA (disciplina de “Informática em Educação Química”).
Haverá a seleção dos bolsistas e cada professor-orientador terá autonomia para solicitar atividades específicas que estejam em coerência com este Projeto de Ensino e o componente curricular que ministram, como: atividades no LIG/CCQFA; atividades de auxílio em dúvidas e explicações; estudo em grupos; auxílio na resolução de listas de exercícios; trabalhos experimentais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem; preparo de recursos ou materiais didáticos; atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria; e outros. As atividades serão monitoradas e orientadas pelo(a) professor/a-orientador/a.
Ao final do projeto haverá a solicitação para que cada bolsista elabore uma síntese das atividades desenvolvidas durante o período da bolsa.

Resultados Esperados

Os monitores desenvolverão ações com vistas a contribuir com o ensino e a aprendizagem de conceitos vinculados ao componente curricular de Química Geral, com auxílio em dúvidas e propiciando um espaço para um melhor desempenho dos graduandos que cursam esse componente curricular.
Auxiliar no componente curricular de Informática em Educação Química, bem como auxiliar na manutenção das atividades do Laboratório de Informática (LIG-CCQFA) e ao atendimento aos alunos dos cursos de graduação que utilizam o LIG para os trabalhos acadêmicos.
As ações dos monitores também potencializam o ensino ministrado pelos professores, possibilitando uma interação formativa que contribui na consolidação de conceitos básicos de química aos monitores, a assumir responsabilidades, e a um exercício profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE MEDEIROS NUNES115/03/201531/12/2015
DANIELA BIANCHINI115/03/201531/12/2015
FABIO ANDRE SANGIOGO215/03/201531/12/2015
FRANCIELLE TEIXEIRA VENTURA2011/05/201531/12/2015
HENRIQUE AUDE VARGAS2011/05/201531/12/2015
JAQUELINE DENISE BALSAN2011/05/201531/12/2015
MARIANA FAGUNDES SARAIVA2011/05/201531/12/2015
RICARDO FREDERICO SCHUMACHER115/03/201531/12/2015
Thuany Bandeira Gomes2011/05/201531/12/2015
VERIDIANA DA SILVA SOARES2011/05/201531/12/2015
WILHELM MARTIN WALLAU115/03/201531/12/2015

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