Nome do Projeto
Dificuldades de Aprendizagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2015 - 01/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Ensino-Aprendizagem
Resumo
Fatores como a desintegração familiar, a falta de tempo e de interesse na educação doméstica das crianças e a ignorância de pais e/ou cuidadores para identificar desvios comportamentais têm favorecido o aumento do número de alunos em sala de aula com dificuldades de aprendizagem. Essas dificuldades podem ser decorrentes de problemas fisiológicos (inatos ou adquiridos) e também de influências do ambiente (doméstico e/ou escolar). Nesse contexto, é imprescindível que alunos de licenciaturas recebam informações acerca dos inúmeros e diferentes problemas de aprendizagem com as quais podem deparar-se e as técnicas orientadas por testes psicológicos e experimentais para detectá-los.
Objetivo Geral
Preparar os futuros professores para lidar com problemas de aprendizagem.
Justificativa
O Curso de Licenciatura em Letras não tem uma disciplina (ou um conteúdo integrante de um ) que trate dessa problemática.
Metodologia
- Aulas teóricas acompanhadas de exemplos práticos.
Resultados Esperados
- Espera-se que após o curso os alunos do Curso Licenciatura e futuros professores sintam-se mais preparados e seguros para lidar com situações adversas que venham a surgir durante o efetivo desempenho profissional.
Indicadores, Metas e Resultados
Devido ao exíguo período de execução, este curso tem por objetivo tão somente apresentar ao público-alvo de forma sucinta o conteúdo proposto. O aprofundamento do assunto poderá ser feito a posteriori, dependendo do interesse de cada participante.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
RAÍRA PEREIRA VELASQUES | 2 | 15/04/2015 | 01/07/2015 |
SANDRA MARIA LEAL ALVES | 2 | 15/04/2015 | 01/07/2015 |