Nome do Projeto
Geometria Gráfica e Digital 2 e 3
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/04/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As propostas de projetos de arquitetura vem cada vez mais sendo caracterizados por formas complexas. A geometria é um elemento importante para apoiar tais criações. Neste contexto, o uso de tecnologias digitais tem sido cada vez mais utilizadas para a representação e criação de tais formas por permitir maior controle da forma e visualizações dinâmicas. Neste sentido o desenho paramétrico se destaca como uma ferramenta potente tanto por permitir a criação de formas complexas com alto controle como por registrar explicitamente o processo de criação da forma demonstrando assim grande potencial para o ensino de geometria.
Objetivo Geral
Desenvolver as disciplinas de GGD 2 e 3 incluindo tecnologias de desenho paramétrico e fabricação digital.
Justificativa
O uso de formas cada vez mais complexas na arquitetura exigem um conhecimento mais amplo de geometria. Da mesma forma, o constante aprimoramento das tecnologias digitais para representação de tais formas exige a constante atualização das disciplinas que abordam tal conhecimento. As tecnologias de desenho paramétrico associadas as técnicas de fabricação digital tem sido amplamente empregados para projetar e construir formas complexas. Dessa forma considera-se importante estruturar as disciplinas de Geometria Gráfica e Digital 2 e 3 de forma a contemplar tais conhecimentos.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica para subsidiar o desenho de atividades didáticas e desenvolvimento de materiais.
Planejamento das atividades e desenvolvimento dos materiais.
Acompanhamento do desenvolvimento das atividades auxiliando os estudantes, corrigindo trabalhos e oferecendo monitoria em horário além da aula.
Avaliação das atividades desenvolvidas e dos materiais produzidos frente aos resultados apresentados pelos estudantes.
Reformulação dos materiais e atividades frente a avaliação.
Nova aplicação e acompanhamento.
Planejamento das atividades e desenvolvimento dos materiais.
Acompanhamento do desenvolvimento das atividades auxiliando os estudantes, corrigindo trabalhos e oferecendo monitoria em horário além da aula.
Avaliação das atividades desenvolvidas e dos materiais produzidos frente aos resultados apresentados pelos estudantes.
Reformulação dos materiais e atividades frente a avaliação.
Nova aplicação e acompanhamento.
Resultados Esperados
Espera-se que além da utilização de novas tecnologias os estudantes possam ter uma maior compreensão da geometria principalmente de formas complexas, possibilitando posteriormente sua aplicação em seus projetos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
ANTONIO CARLOS PORTO SILVEIRA JUNIOR | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
LARISSA MADEIRA PEDERZOLLI | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA | 4 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
VALENTINA TOALDO BRUM | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |