Nome do Projeto
Geometria Gráfica e Digital 2 e 3
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/04/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As propostas de projetos de arquitetura vem cada vez mais sendo caracterizados por formas complexas. A geometria é um elemento importante para apoiar tais criações. Neste contexto, o uso de tecnologias digitais tem sido cada vez mais utilizadas para a representação e criação de tais formas por permitir maior controle da forma e visualizações dinâmicas. Neste sentido o desenho paramétrico se destaca como uma ferramenta potente tanto por permitir a criação de formas complexas com alto controle como por registrar explicitamente o processo de criação da forma demonstrando assim grande potencial para o ensino de geometria.
Objetivo Geral
Desenvolver as disciplinas de GGD 2 e 3 incluindo tecnologias de desenho paramétrico e fabricação digital.
Justificativa
O uso de formas cada vez mais complexas na arquitetura exigem um conhecimento mais amplo de geometria. Da mesma forma, o constante aprimoramento das tecnologias digitais para representação de tais formas exige a constante atualização das disciplinas que abordam tal conhecimento. As tecnologias de desenho paramétrico associadas as técnicas de fabricação digital tem sido amplamente empregados para projetar e construir formas complexas. Dessa forma considera-se importante estruturar as disciplinas de Geometria Gráfica e Digital 2 e 3 de forma a contemplar tais conhecimentos.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica para subsidiar o desenho de atividades didáticas e desenvolvimento de materiais.
Planejamento das atividades e desenvolvimento dos materiais.
Acompanhamento do desenvolvimento das atividades auxiliando os estudantes, corrigindo trabalhos e oferecendo monitoria em horário além da aula.
Avaliação das atividades desenvolvidas e dos materiais produzidos frente aos resultados apresentados pelos estudantes.
Reformulação dos materiais e atividades frente a avaliação.
Nova aplicação e acompanhamento.
Planejamento das atividades e desenvolvimento dos materiais.
Acompanhamento do desenvolvimento das atividades auxiliando os estudantes, corrigindo trabalhos e oferecendo monitoria em horário além da aula.
Avaliação das atividades desenvolvidas e dos materiais produzidos frente aos resultados apresentados pelos estudantes.
Reformulação dos materiais e atividades frente a avaliação.
Nova aplicação e acompanhamento.
Resultados Esperados
Espera-se que além da utilização de novas tecnologias os estudantes possam ter uma maior compreensão da geometria principalmente de formas complexas, possibilitando posteriormente sua aplicação em seus projetos.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
| ANTONIO CARLOS PORTO SILVEIRA JUNIOR | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
| LARISSA MADEIRA PEDERZOLLI | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
| LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA | 4 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |
| VALENTINA TOALDO BRUM | 2 | 10/04/2015 | 31/12/2015 |