Nome do Projeto
Projeto de Estatistica Aplicada
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/03/2015 - 13/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção
Resumo
A disciplina de Estatistica Aplicada é uma disciplina de quatro créditos do 5° semestre de conteúdo profissionalizante específico do curso de engenharia de produção. A disciplina de Estatistica Aplicada tem a seguinte ementa: Introdução ao Controle Estatistico de Processo, Introdução à preparação e análise de Dados, Indices de Capabilidade, Cartas de Controle para atributos, Cartas de controle para variáveis, Função de perda quadrática, Análise de Sistemas de medição, Regressão Linear Simples, Regressão Linear Multipla, Introdução à projetos de experimentos, Projetos Fatoriais completos. Carga horária do componente curricular objeto da monitoria: 4 créditos, 68 horas aulas, em 2015/1 serão ofertadas duas turmas de 35 alunos cada. Percentual de reprovação e de evasão na oferta anterior do componente curricular objeto da monitoria: 40% de reprovação 9 - Docente responsável: Profa Dra Ariane Ferreira Porto Rosa

Objetivo Geral

Auxiliar no atendimento das duvidas dos alunos, na resolução das listas de exercícios e na execução das aulas de laboratório com uso de softwares dedicados à modelagem e calculos descritos na ementa da disciplina de Estatistica Aplicada.

Habilitar o estudante para a compreensão e aplicação de métodos avançados e específicos em estatística requerida no planejamento, análise de dados e interpretação de resultados de pesquisa científica e aplicações.

Justificativa

A disciplina de estatistica aplicada é uma disciplina com uso intenso de laboratorio de informatica e softwares dedicados à estatistica descritiva e inferencial, à analise de dados numéricos, ao controle estatistico de processos e aos projetos de experimentos. Os alunos tem dois periodos de aula teorica e 2 periodos de aula em laboratorio de informatica com uso de softwares excel, minitab, Scilab onde resolvem os exercicios propostos e entregam na aula seguinte o relatorio com as resoluções, interpretações e conclusões cada relatorio valendo 10 pontos. E necessario o auxilio de um aluno bolsista para auxiliar na resolução dos exercicios das aulas de laboratorio e auxiliar os alunos nas duvidas com relação aos softwares e relatorios.

Metodologia

A disciplina de estatistica aplicada é uma disciplina com uso intenso de laboratorio de informatica e softwares dedicados à estatistica descritiva e inferencial, à analise de dados numéricos, ao controle estatistico de processos e aos projetos de experimentos. Os alunos tem dois periodos de aula teorica e 2 periodos de aula em laboratorio de informatica com uso de softwares excel, minitab, Scilab onde resolvem os exercicios propostos e entregam na aula seguinte o relatorio com as resoluções, interpretações e conclusões cada relatorio valendo 10 pontos. E necessario o auxilio de um aluno bolsista para auxiliar na resolução dos exercicios e nas aulas de laboratorio.

Resultados Esperados


Melhoria da taxa de aproveitamento e aprovação da disciplina;

Melhor motivação dos alunos com relação ao aprendizado dos conteudos propostos em aula.

Indicadores, Metas e Resultados


Em 2015/1 serão oferecidas duas turmas de 4 créditos, 68 horas aulas, com 35 vagas cada turma, totalizando 70 alunos matriculados na disciplina.
A disciplina de estatistica aplicada é uma disciplina com uso intenso de laboratorio de informatica e softwares dedicados à estatistica descritiva e inferencial, à analise de dados numéricos, ao controle estatistico de processos e aos projetos de experimentos. Os alunos tem dois periodos de aula teorica e 2 periodos de aula em laboratorio de informatica com uso de softwares excel, minitab, Scilab onde resolvem os exercicios propostos e entregam na aula seguinte o relatorio com as resoluções, interpretações e conclusões cada relatorio valendo 10 pontos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA430/03/201513/07/2015
CRISTIANE KRÜGER MÜLLER1030/03/201513/07/2015

Página gerada em 25/04/2024 20:34:05 (consulta levou 0.032148s)