Nome do Projeto
Práticas Laboratoriais em Jornalismo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/04/2015 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Resumo
O presente Projeto de Ensino visa criar um espaço de investigação e organização de informações para alunos do curso de Jornalismo que estejam cursando as disciplinas de Práticas Laboratoriais I, II, III, IV e V. Essas disciplinas tem como proposta o desenvolvimento de habilidades inerentes à profissão de jornalista. Para isso, é trabalhada a aplicação de informações e valores, os quais estão alicerçados em projetos editoriais voltados a públicos reais, nas áreas de impresso, web, rádio, TV ou assessoria de imprensa. Com este projeto, busca-se instrumentalizar os alunos para a produção de conhecimento e de materiais relacionados à prática jornalística.
Ao refletir sobre o Jornalismo, destaca que deve-se considerar alguns princípios básicos como universalidade, periodicidade, atualidade e difusão coletiva permanecem determinantes da compreensão do fenômeno jornalístico (GROTH apud BUENO, 1972). Também é importante levar em conta que “o jornalismo serve ao propósito de informar e orientar sobre fatos da atualidade, mantendo um vínculo de contato periódico com a audiência, que é dispersa geográfica e socialmente, tratando de temas que dizem respeito aos mais variados campos do saber humano” (LIMA, 1993, p. 21).
Ferreira (2008, p. 7) critica o fato de que “existe um abandono, quase que deliberado, de entender os aspectos teóricos da comunicação, extremamente importantes para a compreensão e narração dos fenômenos sociais. Os cursos privilegiam muito mais as atividades laboratoriais permitindo e dando ênfase nos interesses autorais e personalizados dos alunos”. Por isso, o Projeto Pedagógico de um curso de Jornalismo deve configurar-se como um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteie as práticas acadêmicas, sendo capaz de atender às necessidades regionais e nacionais de profissionais com sólida formação e com consciência dos compromissos éticos inerentes ao bom jornalismo.
Nessa linha, um curso de jornalismo deve inserir-se no processo de afirmação do Jornalismo brasileiro que “tem colocado o país na vanguarda da construção do campo em muitos aspectos, em especial o relacionado à necessidade fundamental da formação universitária específica para o exercício da profissão” (FENAJ, 2009, p. 2), bem como mostrar-se capaz de “formar para o exercício de um Jornalismo que produza conhecimento e consciência crítica e cumpra seu papel de atender à sociedade no seu direito à informação” (FENAJ, 2009, p. 2).
Nessa perspectiva, o projeto Práticas Laboratoriais em Jornalismo visa promover uma indissociabilidade entre teoria a prática, contribuindo para a qualificação do processo de produção de informação jornalística e dos materiais produzidos pelos alunos.
Objetivo Geral
O Objetivo Geral:
Promover a produção jornalística nas áreas de impresso, web, rádio, TV ou assessoria de imprensa, investindo em uma formação profissional pautada pela ética, pela criatividade e pela iniciativa.
Promover a produção jornalística nas áreas de impresso, web, rádio, TV ou assessoria de imprensa, investindo em uma formação profissional pautada pela ética, pela criatividade e pela iniciativa.
Justificativa
Este projeto visa complementar e auxiliar as demais atividades de ensino do curso de Bacharelado em Jornalismo, com exercícios complementares de atividades prático-teóricas, viabilizando um espaço de experimentação para o corpo docente e dicente do curso de Bacharelado em Jornalismo.
Metodologia
A metodologia de trabalho investe no estímulo à pesquisa e elaboração própria do conteúdo, visando a construção e produção do conhecimento, debate em grupo e painel.
Resultados Esperados
1. Produção de conteúdos e projetos nas áreas de impresso, web, rádio, TV ou assessoria de imprensa
2. Divulgação dos materiais produzidos para a comunidade acadêmica
3. Desenvolvimento de material jornalística nas diferentes plataformas e linguagens.
4. Domínio tecnológico e conceitual pertinentes ao processo de produção jornalística.
2. Divulgação dos materiais produzidos para a comunidade acadêmica
3. Desenvolvimento de material jornalística nas diferentes plataformas e linguagens.
4. Domínio tecnológico e conceitual pertinentes ao processo de produção jornalística.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANAHÍ FAGUNDES SILVEIRA | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
ANTONIÉLA THEIL FONSECA | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
BRUNNA ROBERTA VITORIA | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
EDUARDO SILVEIRA DE MENEZES | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
ENDRIO PEREIRA CHAVES | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
FABIO SOUZA DA CRUZ | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
GILMAR ADOLFO HERMES | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
KARINA GONÇALVES VAZ | 4 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
MICHELE NEGRINI | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
MONIQUE HEEMANN | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
ROCHELE DALLMANN ÜCKER | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |
VITORIA TRESCASTRO PACHECO | 4 | 10/04/2015 | 16/12/2016 |