Nome do Projeto
Inserção de graduandos na qualificação de atividades de ensino de Física do Solo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2015 - 05/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Física do Solo
Resumo
Este Projeto de Ensino apresenta como expectativa positiva e favorável a inserção e a qualificação de graduandos em atividades de ensino, na área de Ciência do Solo, mais especificamente em itens que compõem a Física do Solo (0230024) e Relações Solo Água Planta (0230013). O enfoque relevante prevê a definição de manejo e práticas adequadas que permitem definir a qualidade física do solo, fundamentada principalmente na recuperação de áreas degradadas, no adequado desenvolvimento de plantas e na sustentabilidade agrícola.

Objetivo Geral

O objetivo geral visa contribuir com a melhoria da qualidade do desenvolvimento das disciplinas, oportunizando a inserção de estudantes em atividades de docência e assim contribuindo na promoção das ações participativas e na qualificação dos projetos de ensino.

Justificativa

O solo representa a base de sustentação da vida na terra. O solo também está associado a produção de alimentos e de água. Em ambas as instâncias é necessário que esta produção (de alimentos e de água) apresente qualidade para todos. Nos últimos anos, novas estratégias têm sido desenvolvidas na obtenção de incrementos da produtividade agrícola, associadas à manutenção da qualidade do solo. No entanto, as terras agrícolas vêm perdendo a sua qualidade física decorrente dos processos de degradação a que estão sendo expostas. Atualmente, é grande e constante a inserção de máquinas e equipamentos em áreas de produção agrícola ocasionando carência de estudos associadas a qualidade física do solo para o desenvolvimento de plantas. Resultados apontam pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (2015), que devido a adoção de práticas agrícolas inadequadas, 30% dos solos do Planeta estão degradados ou em processo de degradação. Devido a esta problemática mundial, a FAO tem instituído o dia 05 de Dezembro como o Dia Internacional do Solo e a ONU declarou o ano de 2015, como o Ano Internacional do Solo.
É necessário então aumentar a conscientização da sociedade e apoiar iniciativas relacionadas à Conservação e Recuperação do Solo associada principalmente a todos os fatores importantes envolvidos na Ciência do Solo.
Adicionalmente enfoca-se também que anualmente uma grande quantidade de novos alunos estão sendo inseridos na Universidade e, este fato, justifica ainda mais necessidade da inserção de alunos bolsistas para auxiliar em atividades de ensino juntamente com o professor responsável.
Geralmente tenho atuado como docente em duas disciplinas nos cursos de Agronomia e de Engenharia Agrícola (Física do Solo:00230024 e Relações Solo Agua Planta: ) interagindo com aproximadamente 170 alunos por semestre, desenvolvendo atividades práticas laboratoriais e de campo, além de resolução de exercícios em sala de aula, instalação de experimento e de equipamentos para avaliações a campo. Diante deste contexto, a inserção de graduandos poderá positivamente auxiliar em todas as atividades durante os cursos.

Metodologia

Para atender os objetivos (geral e específicos), a metodologia que será adotada prevê o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos graduandos a partir de relatórios, reuniões previamente agendadas pelo professor responsável, com o apoio da estrutura existente no Departamento de Solos, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel que apresenta salas de aula, laboratórios, equipamentos, vidrarias, quadro, giz, datashow, dentre outros.

Resultados Esperados

Espera-se que a partir de todas as atividades desenvolvidas neste projeto de ensino, juntamente com a participação dos estudantes, se obtenha qualificação ampliada do ensino e uma maior interação de profissionais nesta área de atuação.

Indicadores, Metas e Resultados

Está prevista a substituição e ou cancelamento, dependendo da avaliação do desempenho dos graduandos bolsistas a cada ano ou em tempo em que o professor responsável convencionar adequado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA205/05/201505/04/2017
ELOY ANTONIO PAULETTO105/05/201505/04/2017
JONAS MATHIAS SCHMIDT2005/05/201516/12/2016
LUCIANA DA SILVA CORREA LIMA105/05/201505/04/2017
MARIA CANDIDA MOITINHO NUNES105/05/201505/04/2017
PAULO LUIS DA LUZ ANTUNES105/05/201505/04/2017
THAIS LOPES BROD2002/05/201616/12/2016

Página gerada em 22/09/2020 23:09:15 (consulta levou 0.052442s)