Nome do Projeto
Monitoria na disciplina de Cálculo e Estatística Básica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/04/2015 - 13/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
A matemática é considerada uma matéria complicada de se aprender. Por isso, é necessário repensar os modelos educacionais dominantes, construir um novo sentido para a aprendizagem com propostas inovadoras, rever, interrogar e repensar o ensino da matemática - modificando as relações em sala de aula. O professor de matemática deve se preocupar com os principais desafios e perspectivas para uma efetiva aprendizagem. É necessário atentar para como o conhecimento lógico-matemático é construído e propiciar espaços alternativos de ensino também fora da sala de aula.
Objetivo Geral
Criar espaços alternativos para encontros entre professor-monitor-aluno que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.
Justificativa
A disciplina "Cálculo e Estatística Aplicada" do CSTTT/CIM aborda diversos temas da Matemática e Estatística básicas já no primeiro semestre do CSTTT. Ela faz parte de um curso noturno. Diversos alunos que se matriculam chegam na sala de aula trazendo enormes dificuldades de entendimento dos conteúdos e das regras básicas da linguagem matemática ensinada no Ensino Básico regular. Alguns beiram o analfabetismo funcional nesta linguagem. O efeito desta realidade é a evasão e a repetência em níveis preocupantes. Desta forma, é imperioso que seja dado aos alunos mais espaços e técnicas de ensino suplementares a sala de aula que visem fortalecer ou mesmo fornecer subsídios matemáticos formadores.
Metodologia
- Encontros entre professor-monitor-discentes para aprofundamento de tópicos teóricos ministrados em sala de aula;
- Criação de lista de exercícios por parte da monitoria e aplicação junto a turma de alunos. Serão encontros entre monitor-discentes para exercitar problemas matemáticos pertinentes ao conteúdo ministrado em sala de aula;
- Atendimento "virtual" do monitor às dúvidas dos alunos quando for impossível o contato pessoal;
- Criação de um blog destinado a repositório de conteúdo e links pertinentes. O blog deverá ter uma via de comunicação direta entre os envolvidos.
- Criação de lista de exercícios por parte da monitoria e aplicação junto a turma de alunos. Serão encontros entre monitor-discentes para exercitar problemas matemáticos pertinentes ao conteúdo ministrado em sala de aula;
- Atendimento "virtual" do monitor às dúvidas dos alunos quando for impossível o contato pessoal;
- Criação de um blog destinado a repositório de conteúdo e links pertinentes. O blog deverá ter uma via de comunicação direta entre os envolvidos.
Resultados Esperados
Pretende-se melhorar a qualidade de ensino oferecida aos alunos da disciplina de "Cálculo e Estatística Aplicada" através de novos métodos e técnicas. Como impacto previsto, espera-se diminuir a evasão e os índices de reprovação na disciplina.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLA ELISA KOHL | 20 | 10/04/2015 | 13/07/2015 |
FABIO SARAIVA DA ROCHA | 2 | 10/04/2015 | 13/07/2015 |