Nome do Projeto
Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo 3
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/04/2015 - 22/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Teoria da Arquitetura
Resumo
A disciplina de Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo 3 possui um recorte espacial e temporal bastante amplo. Sua abordagem contempla desde a ocupação do território da América Latina antes da chegada dos colonizadores ibéricos (portugueses e espanhóis) até a vinda da família real para o Brasil (em 1808). A especificidade da disciplina, que aborda conteúdos de teoria e de história, possibilita ao aluno refletir sobre os conteúdos estudados e elaborar conceitos que formam o seu repertório teórico e projetual. Desenvolver essa particularidade da disciplina é uma premissa que se busca nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos até o momento.

Objetivo Geral

Possibilitar ao aluno de graduação vivenciar processos de aprendizagem que contribuam para a concepção de novas práticas e experiências pedagógicas, aplicadas no ensino de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Justificativa

A elaboração de novas práticas pedagógicas instiga os alunos à reflexão e à elaboração de conhecimentos próprios ao campo da disciplina. O resultado obtido nos exercícios práticos, desenvolvidos junto ao conteúdo teórico da disciplina, tem apresentado uma boa repercussão na aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, a proposta de monitoria apresentada pretende instigar a iniciação à docência comprometida com a elaboração de práticas pedagógicas instigantes e motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo tanto ao monitor(a) quanto aos alunos envolvidos com as atividades.

Metodologia

A metodologia consiste na elaboração e experimentação de atividades voltadas a iniciação à docência. As atividades desenvolvidas pelo(a) monitor(a) constam na elaboração de propostas pedagógicas, discussão e orientação da atividade proposta, aplicação da prática pedagógica e avaliação dos resultados obtidos.
Os processos de ensino-aprendizagem contemplam aulas teóricas e atividades práticas. As atividades incluem exposição oral com o apoio de recursos audiovisuais, leitura de textos sobre os conteúdos ministrados, indicados na bibliografia básica e complementar da disciplina, com o intuito de suscitar debates e discussões em grupo na sala de aula, orientações extraclasse e outras atividades propostas pelo(a) monitor(a) em acordo com a orientadora.

Resultados Esperados

Ampliar a reflexão e a discussão sobre a arquitetura e o urbanismo luso-brasileiro, a partir da inserção de novas práticas pedagógicas.
Possibilitar ao aluno de graduação em Arquitetura e Urbanismo a experiência docente orientada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA413/04/201522/12/2015
ISADORA BAPTISTA ALVES411/10/201522/12/2015
VINÍCIUS DIAS DE PAULA2011/05/201522/12/2015

Página gerada em 26/04/2024 05:20:14 (consulta levou 0.056253s)