Nome do Projeto
A Monitoria como recurso para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de acadêmicos do curso de graduação em Odontologia da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/04/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Trata-se de um projeto de ensino, modalidade Monitoria, vinculado à disciplina de Unidade de Saúde Bucal Coletiva I, oferecida no quarto semestre do curso de Odontologia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A disciplina possui carga horária teórica (68 horas) e prática (34 horas). Tem por objetivo introduzir o conceito de saúde coletiva e discutir o processo saúde-doença, relacionando-o aos conceitos de educação, prevenção e promoção de saúde, além de apresentar a aplicação dos principais métodos de epidemiologia e bioestatística em Odontologia. A disciplina de Unidade de Saúde Bucal Coletiva I é pré-requisito para dar seguimento às demais disciplinas da Unidade. É durante as aulas práticas que os acadêmicos são preparados para aplicar os métodos epidemiológicos em saúde e bioestatística na apresentação e interpretação dos dados relacionados à saúde coletiva, além de planejarem atividades de promoção, prevenção e educação em saúde que serão executadas em atividades práticas das disciplinas de Saúde Bucal Coletiva II e III, e no Estágio em Saúde Bucal Coletiva, nos semestres seguintes. A disciplina está cadastrada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPel, utilizando-se da ferramenta Moodle como recurso didático.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades que permitam a iniciação de discentes no campo da docência de nível superior e contribuir com a melhoria do ensino da graduação em Odontologia da UFPel.

Justificativa

Devido ao grande número de acadêmicos matriculados em relação ao número de professores disponíveis da disciplina, o uso desta ferramenta é pouco explorado, se tornando muito mais um repositório de aulas e textos do que uma ferramenta de ensino propriamente dita. Recursos como "chats", "fórum de dúvidas" e "feedback de tarefas" acabam não sendo trabalhados e poderiam estar sendo potencializadas com o auxílio de um monitor. Além disso, o tempo das aulas teóricas e práticas é restrito, não possibilitando repetição dos exercícios, com vistas a solidificação e aprimoramento dos conteúdos abordados. É no quarto semestre que os acadêmicos de Odontologia deparam-se pela primeira vez com a Saúde Bucal Coletiva e muitos possuem dificuldades em compreender e praticá-la adequadamente. A atividade de monitoria fornecerá subsídios para os acadêmicos de Odontologia desenvolverem uma prática em Saúde Bucal Coletiva com maior segurança e qualidade. Nesse sentido, faz-se necessária a realização de um projeto de ensino (modalidade Monitoria) vinculado a esta disciplina. A monitoria caracteriza-se como um apoio pedagógico a discentes interessados em aprofundar seus conhecimentos, bem como solucionar dificuldades no processo ensino e aprendizagem. O monitor tem papel fundamental na contribuição do desenvolvimento da consciência crítica dos acadêmicos. Este projeto visa suprir as carências da disciplina e melhorar a qualidade das atividades de ensino, e ao mesmo tempo, oportunizar aos monitores experiências no exercício da docência, contribuindo para a formação dos futuros profissionais.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de encontros semanais entre monitores e professores e monitores e alunos, além de encontros no ambiente virtual de aprendizagem da UFPel (Moodle).
Os encontros presenciais serão realizados nas dependências da Faculdade de Odontologia - UFPel, sendo os dias ainda a ser definidos juntamente com o coordenador do projeto e os monitores envolvidos. Os encontros servirão de acompanhamento pedagógico dos monitores para tratar dos avanços, dificuldades e desafios da prática com os colegas na monitoria e do planejamento das atividades de ensino a ser realizadas com os colegas. Além disso, algumas reuniões servirão como espaço de estudo e reflexão por meio de artigos selecionados para debate e discussão relacionados aos conteúdos da disciplina. Os monitores deverão participar de todas aulas práticas, auxiliando os professores e colegas.
Os monitores poderão se reunir com os colegas por meio de encontros presenciais ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os encontros virtuais serão realizados por meio de "chats" e "fóruns de dúvidas" entre monitores e acadêmicos, os quais deverão ser atualizados semanalmente. Horários presenciais também serão disponibilizados, em horários opostos às aulas e a ser combinado com os acadêmicos. O objetivos dessas atividades é propiciar um espaço para tirar dúvidas, reexplicar os assuntos com uma linguagem mais próxima da do seu colega. Além disto, os monitores poderão coletar informações sobre as dificuldades de alguns colegas para auxiliar o professor na ação junto aos acadêmicos que demonstram dificuldade durante as aulas. Sendo assim, o monitor será um excelente canal de comunicação entre o professor e a turma.
As relações se darão de forma recíproca entre acadêmicos, monitor, professor e o ambiente virtual de aprendizagem. Para que as relações entre professor e monitor sejam bem sucedidas é necessário o comprometimento e o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, e portanto, as tarefas serão projetadas antecipadamente de forma cuidadosa.

Resultados Esperados

Como resultados deste projeto de ensino, espera-se:
• Obter uma aprendizagem significativa dos acadêmicos do quarto semestre de Odontologia da UFPel na disciplina de Unidade de Saúde Bucal Coletiva I;
• Que os acadêmicos e professores utilizem novas tecnologias pedagógicas como recurso para melhoria dos processos ensino e aprendizagem;
• Que os monitores desenvolvam novos espaços de ensino e aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle);
• Obter auxílio na supressão das deficiências de conhecimentos necessários para o entendimento de conteúdos relacionadas à disciplina de Saúde Bucal Coletiva;
• Desenvolver um trabalho com relato de experiência das atividades de monitoria para apresentação na Mostra de Ensino da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREIA MORALES CASCAES213/04/201531/12/2015
KARINE GUEDES ESCOBAR2011/05/201531/12/2015

Página gerada em 15/12/2019 03:35:24 (consulta levou 0.079219s)