Nome do Projeto
Grupo de Estudos Foucault III - História da Sexualidade
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/04/2015 - 16/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
O projeto da História da Sexualidade, a partir do pensamento do filósofo francês Michel Foucault, inicia-se no volume I, intitulado A vontade de saber. Nesta obra o autor analisa a hipótese repressiva. Em outras palavras, a partir da década de 60, surgem os primeiros estudos sociológicos sobre a sexualidade. Neles, inicialmente, a prioridade foi a sexualidade convencional (pré-marital, marital e extramarital), o que mantinha a percepção de que o sexo e a sociedade seriam opostos, o que é perceptível pela popularidade da hipótese repressiva, mais conhecida como a corrente freudo-marxista.

Objetivo Geral

Investigar, historicamente, o conceito de sexualidade e a sua relação com o prazer e a amizade no mundo Antigo, Cristão, Moderno e Contemporâneo.

Justificativa

A sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afetada pelo ambiente sócio-cultural e religiosos. Além, é claro, do plano psicológico e biológico. Ao analisar o nascimento e o desenvolvimento do sexo e da sexualidade como objetos historicamente dados podemos entender melhor como algumas sociedades, na maioria orientais, promovem a poligamia ou a bigamia, a possibilidade e/ou dever de ter múltiplos parceiros.

Metodologia

1) Leitura da obra: História da Sexualidade I - A vontade de saber;
2) Análise, interpretação e ficha de leitura dos materiais escritos selecionados para a investigação (resumos, conceitos, pequenas pesquisas etc.);
3) Discussão pública permanente dos resultados que vão sendo alcançados.

Resultados Esperados

Espera-se contribuir para com os estudos do pensamento de Foucault, destacando o conceito de sexualidade. Também se aspira a consolidar as investigações acerca do pensamento de Foucault no Curso de Filosofia da UFPel. Pretende-se assegurar que a produção teórica realizada seja apresentada em eventos dentro e fora da UFPel e até publicada em periódicos e em forma de um livro, podendo contribuir para a discussão na área. Além destes aspectos inerentes à pesquisa, é esperado proporcionar à equipe, que aderir ao projeto de ensino, a oportunidade de um envolvimento com a pesquisa filosófica na área da filosofia contemporânea, motivando os acadêmicos à continuidade da carreira como pesquisador.

Indicadores, Metas e Resultados

Procurar-se-á, durante e ao final do trabalho, organizar artigos para publicação, mas também para a apresentação em disciplinas, sendo estes o resultado da leitura e da discussão dos textos a serem abordados durante os estudos, e que podem originar-se das atividades a serem realizados nessa pesquisa, contribuindo para o debate filosófico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRÍS DA SILVA SEUS222/04/201516/12/2015
Dirceu Arno Krüger Junior222/04/201516/12/2015
EDUARDO SARAÇOL VIEIRA222/04/201516/12/2015
ELENARA BEATRIZ SANTOS DOS SANTOS222/04/201516/12/2015
FABIANO DOUGLAS DE SOUZA222/04/201516/12/2015
FELIPI PORTO PIMENTEL222/04/201516/12/2015
FLÁVIA FERREIRA TRINDADE222/04/201516/12/2015
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ222/04/201516/12/2015
IGOR ARMINDO ROCKENBACH222/04/201516/12/2015
JHONATAN ALEXANDRE SOARES GONÇALVES222/04/201516/12/2015
KAINAN RODRIGUES DOS SANTOS222/04/201516/12/2015
KELIN VALEIRAO322/04/201516/12/2015
MARCOS LUIZ DE FRANÇA222/04/201516/12/2015
MATEUS WEIZENMANN2
MONIQUE NAVARRO SOUZA2022/04/201516/12/2015
PEDRO HENRIQUE DE SOUZA RAFAEL222/04/201516/12/2015
RYAN HAFYD DE CARVALHO222/04/201516/12/2015
Renan Chiló Bellon222/04/201516/12/2015
SARA SIMÃO GARCIA DEL VALLE222/04/201516/12/2015
SONIA MARIA SCHIO222/04/201516/12/2015
TALES FLORES DA FONSECA222/04/201516/12/2015
Tulipa Martins Meireles222/04/201516/12/2015

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