Nome do Projeto
Filósofos e a Educação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/04/2015 - 16/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
A Filosofia busca compreender o homem e o mundo, mas ainda à educação deste homem que vive no mundo. Neste sentido, podemos defender que a prática educativa apresenta uma visão do homem e do mundo, incluindo uma posição filosófica específica. Não temos como negar as intrínsecas relações que se fixam entre Filosofia e Educação, elas constituem caminhos teóricos e metodológicos que foram se tecendo juntos.
A filosofia nasce na Grécia comprometida com a paideia (educação formadora), o pensamento dos filósofos se desdobra em várias correntes e, antes mesmo de surgirem as escolas, a educação era assunto de pensador. Assim, a educação da razão é, para a filosofia, segundo Olgária Matos (1997), uma das mais nobres tarefas do pensamento.
Objetivo Geral
Analisar a contribuição dos filósofos para a Educação, ao apontar uma proposta de ensino, uma paideia, o pensador não separa o seu discurso, da sua vida e da sua pedagogia.
Justificativa
Entendemos que a educação está repleta de sentidos, de conceitos, de valores e de finalidades que a norteiam e apontam para a questão referente ao próprio sentido da educação na e para a sociedade. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade?
Alguns responderão a esta pergunta dizendo que a educação é um processo de atualização da potência da essência humana, visa critérios de ação propriamente éticos.
Um segundo grupo dirá que a educação é um processo de desenvolvimento de um organismo vivo com potencialidades físicas, biológicas e sociais inscritas no homem, almejando critérios de avaliação fundamentalmente técnicos.
Há um terceiro grupo que defenderá que a educação é um processo individual e coletivo de constituição de uma nova consciência social, visando critérios de avaliação da ação e da educação eminentemente política.
Essas são as três principais concepções filosóficas da educação que se constituíram ao longo da história, tentando buscar o sentido da educação.
Alguns responderão a esta pergunta dizendo que a educação é um processo de atualização da potência da essência humana, visa critérios de ação propriamente éticos.
Um segundo grupo dirá que a educação é um processo de desenvolvimento de um organismo vivo com potencialidades físicas, biológicas e sociais inscritas no homem, almejando critérios de avaliação fundamentalmente técnicos.
Há um terceiro grupo que defenderá que a educação é um processo individual e coletivo de constituição de uma nova consciência social, visando critérios de avaliação da ação e da educação eminentemente política.
Essas são as três principais concepções filosóficas da educação que se constituíram ao longo da história, tentando buscar o sentido da educação.
Metodologia
* Encontros mensais para a discussão dos textos;
* Análise, interpretação e ficha de leitura dos materiais escritos selecionados para a investigação (resumos, conceitos, pequenas pesquisas etc.);
* Discussão pública permanente dos resultados que vão sendo alcançados.
* Análise, interpretação e ficha de leitura dos materiais escritos selecionados para a investigação (resumos, conceitos, pequenas pesquisas etc.);
* Discussão pública permanente dos resultados que vão sendo alcançados.
Resultados Esperados
Espera-se contribuir para com os estudos do pensamento dos filósofos voltados à Educação. Pretende-se assegurar que a produção teórica realizada seja apresentada em eventos dentro e fora da UFPel e até publicada em periódicos e em forma de um livro, podendo contribuir para a discussão na área. Além destes aspectos inerentes à pesquisa, é esperado proporcionar à equipe, que aderir ao projeto de investigação, a oportunidade de um envolvimento com a pesquisa filosófica na área da filosofia da educação, motivando os acadêmicos à continuidade da carreira como pesquisador.
Indicadores, Metas e Resultados
Estratégias de ação:
* Disponibilização da bibliografia a ser utilizada nos encontros mensais;
* Preparação de textos à medida que vão sendo alcançados os objetivos da pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA BIEHL PEPPELER | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
DIEGO DA SILVA RIBEIRO | 20 | 10/05/2015 | 30/09/2015 |
DIEKSON PETER DA ROSA | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
EDUARDO SCHILD HOLZ | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
ELISÂNGELA HOSANG DA ROSA | 20 | 22/05/2015 | 16/12/2015 |
ESTÊVÃO FREITAS QUEVEDO | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
JAQUELINE DA FONSECA FARIAS | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
JENIFFER GRAZIELE GONÇALVES HOLZ | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
JOSÉ RICARDO VENZKE DE FREITAS | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
KELIN VALEIRAO | 4 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
LILIANA PESCKE | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
Luiz Paulo Rickes | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
MATHEUS DE LIMA RUI | 20 | 01/10/2015 | 12/12/2015 |
Marcio Roberto Felice | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
NAIR TIMM WIEGAND | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
OSNÍ COIMBRA PEREIRA | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
ROBINSON DOS SANTOS | 4 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
SIRLEIA RUTZ ERDMANN | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |
Simone da Rocha Oliveira Bohlke | 2 | 22/04/2015 | 16/12/2015 |