Nome do Projeto
Monitoria para as disciplinas de Harmonia I a IV
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2015 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
Este projeto de ensino pretende formalizar, nos novos padrões da PRG, a necessidade constantemente verificada nos últimos anos de um apoio discente no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Harmonia I a IV. As três primeiras delas tratam-se de disciplinas obrigatórias, comuns em todos os bacharelados em Música; a matrícula no semestre IV passou a ser optativa desde a última reformulação do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Música-Bacharelado, ocorrida em 2010.

Objetivo Geral

Proporcionar um apoio ao processo de ensino-aprendizagem das referidas disciplinas, auxiliando as ações do professor dentro e fora da sala de aula.

Justificativa

Por ser uma disciplina com grande densidade de conteúdos teóricos e práticos e por nossos cursos de bacharelados não terem mais um teste de habilitação específica já há alguns anos, percebe-se uma grande lacuna de conhecimentos prévios em boa parte dos alunos ingressantes na disciplina - dificuldades estas que costumam perdurar por todos os níveis de adiantamento da disciplina, mas que são amenizadas em grande medida pela ação de um monitor em sala de aula e com disponibilidade para atendimentos extraclasse. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina são notadas especialmente nos alunos que não tocam um instrumento harmônico e que, talvez por esse motivo mesmo, optaram por um curso de bacharelado em Música cujo instrumento principal é melódico (ex.: canto, flauta e violino).

Metodologia

O monitor deverá comparecer a todos os encontros das disciplinas de Harmonia nos dois semestres letivos, acompanhando as propostas trazidas pelo professor e o desempenho dos alunos em sala de aula. Após divulgar sua grade de horários para os alunos da disciplina, deverá combinar com eles horários específicos para atendimento extraclasse. Uma vez por semana haverá encontro presencial entre o orientador e o monitor, a fim de reavaliar as ações da monitoria e auxiliar na elaboração de material didático para as disciplinas. Entre os encontros presenciais dentro e fora da sala de aula haverão também orientações à distância via internet.

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos consigam compreender melhor e em menos tempo os conteúdos propostos nas disciplinas de Harmonia, contribuindo assim para esta importante faceta de suas formações como bacharéis em Música.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, em um futuro próximo, a UFPel reconheça o caráter permanente de alguns projetos de ensino e de extensão e que, a partir disso, procure encontrar meios menos burocráticos de apoiar a realização de projetos dessa natureza.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA NIEVES LAMONACA1222/04/201822/12/2018
GUILHERME CAMPELO TAVARES315/04/201531/12/2018
ÍTALO CORRÊA VIEIRA SILVA2005/06/201701/03/2018

Página gerada em 25/04/2024 01:44:20 (consulta levou 1.567370s)