Nome do Projeto
Dialogo Social,inclusão e mercado: complexidades e metamorfoses do trabalho
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2015 - 13/05/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Sociologia Jurídica
Resumo
A partir da segunda metade do século XX, a pós modernidade constituiu em um verdadeiro corte no passado, provocando uma série de mudanças na sociedade, caracterizando-se por não ser mais uma sociedade da opulência, mas sim uma sociedade do saber.
Essa nova fase de transição da humanidade, ligada a modificações tecnológicas, como as decorrentes do uso do computador, das novas formas de energia e da modernização dos sistemas de transporte e comunicações, e a implantação das recentes estruturas comerciais e financeiras, enseja a globalização da economia mundial e enfatiza a importância crescente da empresa como coração da vida econômica e social da sociedade contemporânea. Enquanto o Estado perde uma parte de sua potencialidade, em virtude da globalização econômica, a sociedade também se transforma. Há um atual rearranjo de valores, crenças, estruturas econômicas e sociais, cujo principal recurso é o conhecimento, a informação. É a sociedade do conhecimento e da informação, diferente daquela que dominou os últimos anos e definiu as questões e valores sociais do trabalho que merece ser analisada. Por esses motivos o projeto já é uma pratica informal, envolvendo uma equipe que há dois anos vem mantendo encontro semanais, que já resultaram na publicação de obras(capítulos de livros) por parte de seus integrantes, defesas de artigos em seminários, entre outros.
Objetivo Geral
Realizar uma abordagem da função do trabalho: o emprego como garantidor de nossa segurança versus trabalho na sociedade atual, desenvolvendo no(s) aluno(s) habilidades dos alunos para o debate, crítica e publicação.
Justificativa
A marcha da história humana nos mostra que o impacto da substituição dos homens pelas máquinas provocou mudanças no processo produtivo capital-trabalho. A revolução eletrônica e sobretudo a cibernética provocaram um impacto e uma crise econômica que atingiram diretamente o direito do trabalho, o emprego e a sociedade.
Por inegável a preeminência e os reflexos que advirão destas novas tecnologias, é tarefa do direito avaliá-los e prevê-los. Trata-se de um desafio, imposto pela própria tecnologia que pressiona uma reformulação teórica e prática do mundo do trabalho atual para flexibilização da legislação trabalhista, com vistas na sobrevivência do homem e da sociedade.
Para tanto, faz-se imprescindível uma análise entre o velho e novo modelo de trabalho e suas respectivas seqüelas na sociedade, não só pelo viés do direito, mas também pelo sociológico.
Por inegável a preeminência e os reflexos que advirão destas novas tecnologias, é tarefa do direito avaliá-los e prevê-los. Trata-se de um desafio, imposto pela própria tecnologia que pressiona uma reformulação teórica e prática do mundo do trabalho atual para flexibilização da legislação trabalhista, com vistas na sobrevivência do homem e da sociedade.
Para tanto, faz-se imprescindível uma análise entre o velho e novo modelo de trabalho e suas respectivas seqüelas na sociedade, não só pelo viés do direito, mas também pelo sociológico.
Metodologia
Encontros com discussão semi-estruturada e coletiva sobre um texto previamente escolhido pelo grupo, dentro de um conjunto de textos ou livros selecionados pela professora coordenadora. A cada texto será feita uma crítica/debate, buscando-se a legislação e pactos internacionais sobre o tema escolhido, através de uma resenha.
Resultados Esperados
-Facilitar uma leitura crítico-assimilativa dos textos.
-Prover um referencial teórico para uma leitura crítico-assimilativa.
-Facilitar a interpretação da legislação e situações de casos praticos.
-Desenvolver uma maior sensibilidade ao dialogo social para utilização futura
-Publicação de artigos, capítulos de livros, livros.
-Prover um referencial teórico para uma leitura crítico-assimilativa.
-Facilitar a interpretação da legislação e situações de casos praticos.
-Desenvolver uma maior sensibilidade ao dialogo social para utilização futura
-Publicação de artigos, capítulos de livros, livros.
Indicadores, Metas e Resultados
1. O grupo já existe há dois anos, com encontros semanais. Todavia, necessário a oficialização do mesmo para a propositura de projetos, insersão da informação no curriculo, entre outros.
Os participantes do grupo, cujo trabalho resultou em publicações, são: Marcela Simões Silva - Blenda Mariano Gheler - Dariane Sausen - Mônica Wrague - Yasmin Seoane - Luana Perin - João Eliezer Schaun - Guilherme Nassif - Artur Rodrigues Póvoa -Marina Gomes Coelho Iribarrem Silveira.
Os participantes do grupo, cujo trabalho resultou em publicações, são: Marcela Simões Silva - Blenda Mariano Gheler - Dariane Sausen - Mônica Wrague - Yasmin Seoane - Luana Perin - João Eliezer Schaun - Guilherme Nassif - Artur Rodrigues Póvoa -Marina Gomes Coelho Iribarrem Silveira.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA D'ANDRÉA LÖWENHAUPT | 2 | 24/04/2017 | 11/05/2018 |
BÁRBARA RAMOS BILHALVA | 2 | 04/03/2019 | 10/05/2019 |
DANIEL BERLEZI DE QUADROS | 2 | 24/04/2017 | 21/12/2018 |
GABRIELE CHIESA BORBA | 2 | 24/04/2017 | 21/12/2018 |
IZABELA DE OLIVEIRA PEREIRA | 2 | 24/04/2017 | 21/12/2018 |
JAMILE FLORES | 2 | 04/03/2019 | 10/05/2019 |
JANE GOMBAR AZEVEDO OLIVEIRA | 3 | 13/05/2017 | 13/05/2019 |
JOÃO ELIÉZER RIBEIRO SCHAUN | 2 | 24/04/2017 | 13/05/2019 |
JULIANA GUIMARÃES AMATO | 2 | 24/04/2017 | 21/12/2018 |
LARISSA DA ROCHA AIRES | 2 | 04/03/2019 | 10/05/2019 |
RENAN ROBAINA DIAS | 2 | 24/04/2017 | 07/05/2019 |
TERRY ROSADO MADERS | 2 | 26/02/2018 | 10/05/2019 |