Nome do Projeto
LABORATÓRIO DE ESTUDOS DIRIGIDOS À CIRURGIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 08/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
O projeto Laboratório de Estudos Dirigidos à Cirurgia, é vinculado diretamente com as disciplinas de Clínica Cirúrgica I e Clínica Cirúrgica II do curso de Medicina Veterinária. A disciplina de Técnica Cirúrgica (também denominada de Clínica Cirúrgica I) no currículo da Medicina Veterinária tem por objetivo estudar as manobras cirúrgicas básicas e intervenções cirúrgicas, visando o tratamento das afecções, as quais os animais domésticos estão sujeitos. Mundialmente nas faculdades de Medicina Veterinária, bem como no Brasil, a disciplina de Técnica Cirúrgica é obrigatória na grade curricular do curso. É dever das Faculdades de Medicina Veterinária ensinar a seus alunos os princípios da cirurgia e a sua prática. Os alunos devem adquirir habilidade e destreza na realização dos principais procedimentos (MATERA, J.M.) .

Objetivo Geral

Melhorar o processo de ensino/aprendizagem das disciplinas de cirurgia

Justificativa

O conteúdo predominantemente prático das disciplinas de cirurgia exige do aluno o treinamento constante. Deve-se lembrar de que as habilidades manuais e psicomotoras, para serem desenvolvidas requerem um treinamento repetitivo (MATERA, J.M.). Complementarmente, a ampla fundamentação teórica exigida na formação cirúrgica, bem como a limitação curricular de tempo despendido para as aulas práticas e o número limitado de professores são fatores limitantes ao treinamento discente. A diminuição da ênfase e do tempo dedicado às aulas práticas, particularmente no âmbito hospitalar, também prejudicam o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais para a boa evolução profissional (COSTA NETO & MARTINS FILHO, JENKINS et. al., 2008).
A existência de um laboratório onde existam modelos, simuladores, peças anatômicas, e o número reduzido de alunos associado a presença de professores e de monitores permite que o ensino seja mais individualizado, aumentando a fixação do conteúdo e permitindo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem com consequente diminuição em taxas de reprovação e melhora na qualidade final do profissional Médico Veterinário.

Metodologia

O Laboratório de Estudos Dirigidos à Cirurgia é realizado em horários nos quais os monitores e os discentes estão disponíveis para atender os acadêmicos. De forma geral, os horários das 12:00h às 14:00 são utilizados para este fim. Aditivamente, outros horários podem ser combinados. Existe uma limitação no número de alunos atendidos para que o estudo possa ser mais particularizado.
A monitoria é marcada diretamente com o monitor por e-mail onde o aluno especifica o dia que comparecerá e a matéria e ser revisada. Durante as monitorias, são revisados conteúdos já ministrados em aula de caráter teórico ou prático e é um período em que o aluno pode tirar dúvidas, fazer os trabalhos da disciplina e realizar um estudo dirigido com o aluno responsável pela monitoria, professores e os demais colegas.
Durante o período, são solucionadas dúvidas, discutidas situações clínicas, realizados treinamentos em modelos, peças anatômicas ou simuladores. Todos os treinamentos básicos discutidos em sala de aula podem ser repetidos durante os horários agendados.
Os monitores precisam estar presentes em aulas práticas e teóricas para a melhor absorção e fixação do conteúdo ministrado.
É obrigatória a presença de pelo menos um monitor durante o laboratório.

Resultados Esperados

- Que o aluno consiga ser incentivado ao aprendizado e a atualização dos conhecimentos através da interação mais próxima dos docentes, monitores e acadêmicos;
- Que seja melhorada a qualidade do processo de ensino/aprendizagem;
- Que seja proporcionados aos monitores, a possibilidade de auxiliarem as atividades de ensino, permitindo o conhecimento de outra face do processo de ensino/aprendizagem;
- Que seja diminuída a taxa de reprovação nas disciplinas atingidas pelo projeto;
- Que seja melhorada a qualidade do profissional formado pela instituição;
- Que seja melhorado o atendimento ao paciente e à sociedade;

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto é uma complementação direta às disciplinas de cirurgia do curso de Medicina Veterinária, mesclando-se a elas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLÁUDIA PINHEIRO MEIRELLES104/05/201508/12/2015
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR204/05/201508/12/2015
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA604/05/201508/12/2015
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI204/05/201508/12/2015
MARIANA PEREIRA MARTINS2015/07/201508/12/2015
THIAGO FRANCO104/05/201508/12/2015
YASMIN MENDES PAES2004/05/201506/07/2015

Página gerada em 29/03/2024 07:10:57 (consulta levou 0.024427s)