Nome do Projeto
Unidade de Diagnóstico Estomatológico I
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Este projeto de ensino esta sendo desenvolvido a fim de prover vagas para discentes da Faculdade de Odontologia atuarem como monitores na disciplina de Diagnóstico Estomatológico I, visando a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, assim como contribuir para a formação acadêmico-profissional dos discentes.

Objetivo Geral

Atuar como monitor nas atividades, especialmente as práticas, da disciplina de Unidade de Diagnóstico Estomatológico I (UDE I), da Faculdade de Odontologia.

Justificativa

A disciplina de Diagnóstico Estomatológico I é uma disciplina teórico-prática ministrada no terceiro semestre do curso de Odontologia com carga horária de 136 horas, sendo que o componente prático divide-se em parte laboratorial e parte ambulatória, com atendimento clínico de pacientes, que realizam as mais diversas técnicas radiográficas odontológica. É nesta disciplina que o acadêmico realiza o primeiro contato com pacientes, necessitando assim de supervisão direta. Ainda em relação ao componente prático, em função do grande número de acadêmicos na disciplina (em torno de 60 a cada semestre) e do reduzido espaço físico, há necessidade de dividir cada turma em 4 subturmas, a fim de que todos possam cumprir com os objetos da disciplina. Assim, a presença de discentes monitores, auxiliaria na condução das aulas práticas, especialmente clínicas, atuando e apoiando diretamente junto aos acadêmicos na execução e interpretação das imagens obtidas. Ainda, os monitores teriam a oportunidade de orientar atividades discentes, contribuindo para sua formação acadêmico-profissional.

Metodologia

Os monitores irão desenvolver atividades de supervisão e orientação dos discentes na disciplina Unidade de Diagnóstico Estomatológico I, assim como no auxílio aos docentes da disciplina, atuando especificamente:
- na orientação durante as aulas práticas ambulatórias em que se executam técnicas radiográficas odontológicas;
- na orientação durante as aulas práticas laboratoriais em que se interpretam técnicas radiográficas odontológicas;
- no auxílio docente durante a condução das aulas teóricas de anatomia radiográfica.
- nos estudos adicionais extra-classe no laboratório de Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Resultados Esperados

Espera-se que os acadêmicos envolvidos na atividade de monitoria possam ter a experiência que um docente tem em orientar as atividades discentes, contribuindo com sua formação acadêmico-profissional. Ainda, acredita-se que a atividade de monitoria contribuia com o estudo extra-classe dos discentes da disciplina e do próprio monitor, contribuindo no processo de aprendizagem e diminuindo, consequentemente, eventuais dificuldades dos acadêmicos que possam levar à reprovação e retenção na disciplina.

Indicadores, Metas e Resultados

O discente monitor será estimulado a realizar estudos em relação à sua experiência na função, no que se refere à sua capacitação como profissional e ao seu auxílio no processo ensino-aprendizagem. Estes estudos deverão ser divulgados em congressos e encontros na área de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA SILVA SCHIEVELBEIN401/06/201730/04/2018
CAROLINE DE OLIVEIRA LANGLOIS204/05/201531/12/2018
ELAINE DE FATIMA ZANCHIN BALDISSERA204/05/201531/12/2018
GIULIA GONCALVES DIAS221/05/201821/09/2018
LARISSA FERREIRA BARBOSA2002/05/201630/09/2016
LUCAS PEIXOTO DE ARAÚJO2011/05/201531/12/2015
MARIANA DA SILVEIRA GOMES2001/10/201631/12/2018
MELISSA FERES DAMIAN304/05/201531/12/2018
RITCHELY CORRÊA RIBEIRO225/06/201820/09/2018

Página gerada em 14/11/2019 12:08:32 (consulta levou 0.052786s)