Nome do Projeto
Elaboração de livros sobre avicultura e animais de companhia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
A avicultura brasileira destaca-se no cenário mundial. Atualmente o País ocupa o terceiro lugar em produção de carne de frangos e a primeira colocação na exportação de carcaças desses animais. As técnicas e o manejo da criação de aves equiparam-se àqueles praticados em países denominados de primeiro mundo, entretanto a bibliografia disponível para acadêmicos e produtores brasileiros deixa muito a desejar. Encontram-se no território nacional publicações referentes a congressos, seminários e palestras na área avícola. Com isso, torna-se necessário a produção de material didático pedagógico nesta área. Outro segmento da zootecnia que vem merecendo destaque, ultimamente é a criação de animais de companhia. Cada vez mais as famílias brasileiras fazem-se acompanhar de cães e gatos. Nesse sentido a busca por informações a respeito da criação e alimentação desses animais têm crescido em níveis muito elevados. Entretanto, também nessa área poucos livros existem a respeito.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral elaborar livro para a área de avicultura e um glossário de termos técnicos da nutrição e alimentação de cães e gatos, este em conjunto com o grupo de estudos de nutrição de pets (NUTRIPET).

Justificativa

Na região de Pelotas há uma Cooperativa que trabalha com vários produtores ligados a avicultura. Acredita-se que material informativo para estes produtores, carentes de informação são de grande valia para tal este projeto propõe-se a elaborar um livro contendo as diferentes práticas de criação de frangos de corte, matrizes e poedeiras. Também, sem sombra de dúvidas a publicação de uma referência nesse âmbito trará subsídios para acadêmicos da área agrária em nível estadual e nacional.
Como orientação à criação e alimentação de animais de companhia pouquíssimos referências estão disponíveis a este público-alvo. Para tal, este projeto destina-se a publicar em conjunto com o grupo de estudos de nutrição de pets, um glossário dos termos técnicos utilizados em rações animais.

Metodologia

Para a edição do livro sobre avicultura, serão aproveitadas várias bibliografias, sendo elas apostilas, revistas, documentos, boletins informativos entre outros para a publicação de material que sirva de subsídio para acadêmicos da área agrária, profissionais e produtores de aves. Grande parte deste material bibliográfico encontra-se em poder do professor-coordenador.
Na escrita do glossário sobre termos técnicos de alimentação e nutrição de animais de companhia os componentes do grupo de estudos NUTRIPET, já começaram a desenvolver o trabalho. Então este projeto se propõe a auxiliar na redação e digitação deste material inédito.

Resultados Esperados

O trabalho desenvolvido proporcionará material didático que auxiliará sobremaneira a comunidade envolvida na criação de aves, uma vez que a bibliografia sobre o tema em pauta, em nível nacional é deveras escasso. Indubitavelmente este livro colocará mais uma vez a Universidade Federal de Pelotas em lugar de destaque na divulgação de obras técnicas e este segmento da produção animal representa a maior relevância em nível nacional e mundial.

Indicadores, Metas e Resultados

Levando em consideração a carga horária do professor coordenador é de muita valia a colaboração de bolsista neste projeto para confecção de material didático pedagógico (livro), sobre a criação de aves e de animais de companhia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ALFONSO LEMOS2004/05/201531/12/2015
CAMILA NEREIDA DE SOUZA2004/05/201531/12/2015
CRISTIANO HAETINGER HUBNER204/05/201531/12/2015
ELIÉZER DA CUNHA PINHEIRO2004/05/201531/12/2015
JOAO CARLOS MAIER204/05/201531/12/2015
NORMA ALESSANDRA DIAS BRAUNER204/05/201531/12/2015
TIAGO CORAZZA DA ROSA2004/05/201531/12/2015

Página gerada em 26/04/2024 06:15:05 (consulta levou 0.022830s)