Nome do Projeto
monitoria de petrologia metamórfica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Petrologia
Resumo
A MONITORIA é excelente meio de aprendizagem aprofundada do aluno e auxílio ao professor no desenvolvimento das práticas didático-pedagógicas. A disciplina envolve intensa atividade prática e número considerável de alunos. As atividades práticas englobam tanto trabalhos em laboratório como em aulas de campo. Além da participação em aulas e auxílio em horários extras aos alunos, é necessária a catalogação das amostras das aulas práticas.

Objetivo Geral

O Projeto de Monitoria tem como objetivo possibilitar ao discente a oportunidade de:
a) um aprofundamento teórico dos temas associados à disciplina por parte do professor e do monitor;
b) um melhor planejamento e execução das atividades em sala-de-aula, em especial de aulas práticas em laboratório e em campo, trabalhos de pesquisa e relatórios; e,
c) o acompanhamento e a assessoria do monitor nas atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina.

Justificativa

A disciplina tem no mínimo 34 horas de aulas práticas, sendo estas desenvolvidas em laboratório, englobando atividades de descrição de rochas macroscópicas e de lâminas delgadas com uso de microscópio petrográfica. Soma-se a essa horas, um trabalho de campo de dois dias (16 horas aula) de atividades teórico-práticas nas regiões de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, inclusive com relatório das atividades de campo.
Ressaltamos que, como o curso é novo, recebemos atualmente um lote de novas amostras e lâminas delgadas que deverão ser catalogadas para uso em aulas práticas.
Com essas atividades justifica-se plenamente a atuação de monitoria na disciplina de Petrologia Metamórfica

Metodologia

Para alcançar os objetivos previstos neste projeto, os procedimentos, em síntese, serão os seguintes:
a) Reuniões quinzenais de estudo e aprofundamento entre o professor e o monitor dos temas abarcados pela disciplina, conforme bibliografia
previamente selecionada;
b) Reuniões quinzenais de planejamento das atividades a serem
desenvolvidas junto aos alunos (aulas, seminários, atividades
extraclasses...) e avaliação dos trabalhos feitos.
c) Resumo e fichamento das descrições das amostras macro e microscópicas por parte do monitor para aprofundamento teórico e discussão nas reuniões quinzenais de estudo com o professor-orientador.
d) Assessoria do professor-orientador na preparação da participação do monitor.
e) Elaboração, por parte do monitor, de relatórios trimestrais a serem
discutidos em reunião de avaliação.

Resultados Esperados

Com desenvolvimento do projeto, o monitor terá como ganho o aprofundamento teórico sobre a disciplina a ser trabalhada, bem como aquisição de experiência didática, profissional e de pesquisa de ensino através da participação no planejamento e execução das atividades desenvolvidas na disciplina. Aos alunos, um acompanhamento mais qualificado feito pelo professor e pelo monitor. O planejamento participativo entre professor e monitor tem maiores possibilidades de
levar em conta as necessidades e o feedback discente, trazido pelo acompanhamento mais qualificado e próximo dos alunos. Ao professor, acumular experiência como orientador.

Indicadores, Metas e Resultados

ATRIBUIÇÕES GERAIS DO MONITOR
a. Leitura e fichamento dos textos e amostras práticas (de rocha e lâminas delgadas) previamente combinados para posterior debate
e aprofundamento nas reuniões para esse fim com o professor-orientador;
b. Organizar, conforme planejamento prévio com o professor, os horários de atendimento aos alunos (que o desejarem ou que forem encaminhados pelo professor) para esclarecimento de dúvidas e/ou aprofundamento dos temas trabalhados na disciplina;
c. Participar nas aulas quando planejado, especialmente práticas, auxiliando nas descrições e também na organização de material necessário para as atividades desenvolvidas;
d. Auxiliar o professor no planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CECILE CHRISTINE VAN DER KALLEN2004/05/201531/12/2015
GÉSSICA LUZA PALUDO104/05/201531/12/2015
TALITA CABELERA DA SILVA104/05/201531/12/2015
VITER MAGALHAES PINTO804/05/201531/12/2015

Página gerada em 23/10/2019 23:03:41 (consulta levou 0.050067s)