Nome do Projeto
Clínica Médica de Grandes Animais II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2015 - 18/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica Veterinária
Resumo
A formação clínica do médico veterinário durante a graduação é crucial para a sua atuação frente as enfermidades e também na prevenção de doenças. Por esse motivo, é imprescindível que o aluno durante o curso da disciplina tenha a oportunidade de aliar conhecimentos teóricos e práticos a fim de qualificar seus conhecimentos acerca do manejo, exame semiológico, utilização de métodos complementares, diagnóstico das enfermidades na espécie equina, abordando também seus tratamentos. Além da identificação e controle de doenças de carácter zoonótico que acometem a espécie equina. Devido a crescente especialização da medicina de grandes animais, assim como o crescimento e demandas por especialidades no mercado de produção de equinos e bovinos, as disciplinas foram reorganizadas. Desde o ano de 1999 as disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais I e II são divididas em Clínica Médica de Ruminantes (Disciplina I) e Clínica Médica de Equinos (Disciplina II).

Objetivo Geral

Inserção dos discentes nas atividades de ensino da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II, contribuindo para a formação acadêmico-profissional dos mesmos através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente. A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II tem com objetivo qualificar o conhecimento dos discentes em relação à clínica médica de grandes animais.

Justificativa

Para que o aluno atue na clínica médica de forma satisfatória é preciso que o ele aprenda a desenvolver raciocínio clínico, bem como usar de forma correta os métodos complementares de diagnóstico e a terapêutica das enfermidades. O futuro médico veterinário também precisa entender a interação do meio ambiente nas alterações clínicas a fim de trata-las e evita-las. Para isso, durante o curso da disciplina os discentes serão apresentados à discussões teóricas e práticas, discussão de casos clínicos, atividades práticas durantes as aulas e instigados ao estudo em artigos científicos orientados.
A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II é desenvolvida no 8° Semestre do curso de Veterinária, sendo que a reprovação nesta etapa promove a desestabilização do acadêmico em relação a realização do estágio curricular obrigatório, assim como o atraso da própria formatura.
Sendo preocupação da equipe de docentes da disciplina a melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes. Construímos de aulas teóricas direcionadas a atuação prática dos discentes, nas aulas práticas e atividades desenvolvidas no Hospital de Clínicas Veterinária. A disciplina é composta por 60% de carga horária prática.
A possibilidade da atuação de alunos monitores no apoio ao desenvolvimento da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II é prioritária, no combate à reprovação, à retenção e à evasão no curso de graduação em veterinária.

Metodologia

Os discentes participantes do projeto serão cíclicos, já que a disciplina é ofertada no 8° Semestre do Curso de Veterinária. Os alunos participantes do projeto, assim como o discente monitor participarão de um encontro semanal para discussão e desenvolvimento do raciocínio clínico, utilização de métodos complementares de diagnóstico e a terapêutica das enfermidades na clínica médica de equinos. Também serão realizados seminários abordando os principais temas na área.
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino práticas é imprescindível para auxílio aos alunos das disciplinas, assim como contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.

Resultados Esperados

Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre Clínica Médica de Grandes Animais no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a curiosidade e senso crítico dos discentes quanto aos principais procedimentos clínicos realizados em grandes animais, além de estimular a discussão dos casos clínicos e busca pela melhor opção de abordagem.
Contribuindo assim para a formação acadêmico-profissional do discente monitor através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE CORRÊA SANTOS206/05/201518/12/2015
BRUNA DA ROSA CURCIO206/05/201518/12/2015
BRUNA DOS SANTOS SUÑÉ MORAES206/05/201518/12/2015
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA206/05/201518/12/2015
CAROLINA LITCHINA BRASIL206/05/201518/12/2015
CHARLES FERREIRA MARTINS206/05/201518/12/2015
FERNANDA MARIA PAZINATO206/05/201518/12/2015
ILUSCA SAMPAIO FINGER206/05/201518/12/2015
LAURA CORRÊA DE OLIVEIRA2006/05/201518/12/2015
LUCIANA ARAUJO LINS206/05/201518/12/2015
LUCIANA DE ARAUJO BORBA206/05/201518/12/2015
PATRICIA SOARES VIEIRA206/05/201518/12/2015

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