Nome do Projeto
Turismo, Educação e Interdisciplinaridade
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
Projeto de Ensino de iniciativa coletiva, destinado ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares dentro das Linhas Práticas do Curso de Bacharelado em Turismo com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem do curso; ao desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas, capazes de efetivar o preceito da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; bem como à inserção dos discentes monitores em atividades integradas de ensino da(s) disciplinas (s), contribuindo, assim, tanto para a formação acadêmico- profissional do monitor, bem como para um melhor desempenho acadêmico dos discentes atendidos pela monitoria.
Objetivo Geral
Melhorar a qualidade da(s) atividade(s) de ensino do curso de Bacharelado em Turismo da Ufpel, através da interdisciplinaridade e da necessária indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como inserir os discentes do curso no exercício acadêmico-profissional, concedendo novas oportunidades para sua formação.
Justificativa
Dentro do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo (2013) estão dispostas 4 (quatro) linhas práticas: Prática I – Turismo, Educação e Comportamento Humano; Prática II – Aspectos socioculturais, memória e história do Turismo, do lazer e da hospitalidade; Prática III – Política e Gestão Pública e Institucional do Turismo; Prática IV – Gestão de Organizações Turísticas. Tais linhas representam nossos principais esforços em termos de ensino, pesquisa e extensão na área do Turismo.
Pretende-se, a partir desse projeto, fortalecer cada uma dessas linhas de modo a torna-las linhas de pesquisa da proposta de curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo.
Para isso, necessitamos de monitores trabalhando em cada uma dessas linhas, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, tais como: Preparação e utilização de recursos/materiais didáticos; Auxílio aos professores/orientadores nas tarefas didáticas, especialmente na organização de aulas práticas e nas etapas do processo de ensino/aprendizagem; Auxílio aos professores/orientadores em atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria, tal seja, as linhas práticas do curso; Auxílio aos discentes nas atividades de ensino-aprendizagem, individualmente ou em grupo, tanto junto ao Departamento de Turismo em horários pré-definidos, como em atividades técnicas fora do Campus Porto.
Salientamos que, conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo da Ufpel, poderá ser demandada aos acadêmicos a realização de atividades aos sábados e fora do Campus Porto: “O Curso de Turismo oferece 44 vagas, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo, noturno, sendo que aulas práticas, visitas técnicas, atividades complementares e estágios poderão ser realizados em outros turnos, inclusive em finais de semana” (UFPEL, 2013, p.10].
Pretende-se, a partir desse projeto, fortalecer cada uma dessas linhas de modo a torna-las linhas de pesquisa da proposta de curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo.
Para isso, necessitamos de monitores trabalhando em cada uma dessas linhas, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, tais como: Preparação e utilização de recursos/materiais didáticos; Auxílio aos professores/orientadores nas tarefas didáticas, especialmente na organização de aulas práticas e nas etapas do processo de ensino/aprendizagem; Auxílio aos professores/orientadores em atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria, tal seja, as linhas práticas do curso; Auxílio aos discentes nas atividades de ensino-aprendizagem, individualmente ou em grupo, tanto junto ao Departamento de Turismo em horários pré-definidos, como em atividades técnicas fora do Campus Porto.
Salientamos que, conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo da Ufpel, poderá ser demandada aos acadêmicos a realização de atividades aos sábados e fora do Campus Porto: “O Curso de Turismo oferece 44 vagas, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo, noturno, sendo que aulas práticas, visitas técnicas, atividades complementares e estágios poderão ser realizados em outros turnos, inclusive em finais de semana” (UFPEL, 2013, p.10].
Metodologia
A princípio, para a realização deste projeto, necessitaremos de, pelo menos, 08 (oito) monitores, ou seja, 02 (dois) alunos monitores para atuar em cada uma das Linhas Práticas I, II, III e IV, segundo a distribuição das disciplinas logo abaixo:
Distribuição das disciplinas Obrigatórias e Optativas Ofertadas pelo Departamento de Turismo segundo as Linhas Práticas do Curso de Bacharelado em Turismo (2015)
Linha Prática I - Turismo, Educação e Comportamento Humano – Demanda por 02 Monitores.
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Psicologia do Turismo
Pesquisa em Turismo I
Ética e Turismo
Sociologia do Turismo
2015/2
Disciplinas Obrigatórias
Turismo Contemporâneo
Pesquisa em Turismo II
Linha Prática II - Aspectos Socioculturais, Memória e História do Turismo, do Lazer e da Hospitalidade – Demanda por 02 Monitores.
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Fundamentos Históricos e Teóricos do Turismo
Patrimônio e Turismo
Lazer e Turismo
Disciplinas Optativas
Viagens, Viajantes e Relatos de Viagem
2015/2
Disciplinas Obrigatórias
História do Brasil e do Turismo
História da Cultura Brasileira e o Turismo
Hospitalidade e Turismo
Linha Prática III - Política e Gestão Pública e Institucional do Turismo – Demanda por 02 Monitores
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Políticas Públicas, Planejamento e o Turismo
Turismo e Meio Ambiente
Gestão de Destinos Turísticos
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Geografia do Turismo
Projetos Turísticos
Linha Prática IV Gestão de Organizações Turísticas – Demanda por 02 Monitores
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Gestão de Eventos
Gestão de Meios de Hospedagem
Disciplinas Optativas
Gestão de Restaurantes
Re-oferta
Turismo e Comunicação
2015/2
Disciplinas Obrigatórias
Gastronomia
Gestão de Agencias de Viagens e Transportes Turísticos
Comunicação e Turismo
Em concordância com os objetivos desse projeto, na busca da melhoria da qualidade da(s) atividade(s) de ensino do curso de Bacharelado em Turismo da Ufpel, bem como a inserção dos discentes do curso no exercício acadêmico-profissional, estamos propondo as seguintes ações: realização de visitas técnicas e atividades práticas interdisciplinares; inserção de atividades de pesquisa e extensão relacionadas às disciplinas, enquanto atividades objeto da monitoria; auxílio dos monitores a professores/orientadores no planejamento interdisciplinar das aulas e na preparação e utilização de recursos/materiais didáticos; atendimento ao plantão de dúvidas; e, por fim, a criação de grupos de estudos vinculados às Linhas Práticas.
1. Realização de visitas técnicas e atividades práticas interdisciplinares
Nesse sentido, através do diálogo interdisciplinar, planejamos para 2015/1 a realização de 02 visitas técnicas, enquanto atividades componentes da Carga Horária Prática das disciplinas:
- 1º Visita Técnica Interdisciplinar: agendada para o dia 26/05/2015 à cidade de Porto Alegre. Tal visita técnica envolverá 05 disciplinas diferentes comportadas em 03 linhas práticas, distribuídas em 03 semestres letivos distintos, a saber: Psicologia do Turismo/Sociologia do Turismo/ Políticas Públicas, Planejamento e o Turismo (ofertadas no 3º Semestre do Curso), Patrimônio e Turismo (ofertada no 5º semestre do Curso) e Gestão de Destinos Turísticos (ofertada no 7º Semestre do Curso).
- 2º Visita Técnica Interdisciplinar: agendada entre os dias 19/06/2015 a 21/06/2015 ao Resort Costão do Santinho em Florianópolis. Tal visita técnica envolverá 05 disciplinas diferentes, comportadas em 02 linhas práticas, distribuídas em 02 semestres letivos distintos, a saber: Gestão de Eventos/ Patrimônio e Turismo/ Lazer e Turismo (ofertadas no 5º semestre do Curso), a disciplina de Gestão de Meios de Hospedagem (ofertada no 7º Semestre do Curso), além da disciplina optativa de Gestão de Restaurantes (aberta aos alunos que já tenham cursado a disciplina de Gastronomia).
Nesse momento, a atuação dos monitores será de grande valia, não só no acompanhamento às visitas, mas, principalmente, no acompanhamento aos alunos que não puderem participar dessas atividades.
Espera-se, então, que os monitores sejam capazes de planejar interdisciplinarmente, junto aos professores responsáveis pelas disciplinas, atividades extras e materiais de apoio que possam melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, atuando, principalmente, no combate à reprovação, à retenção e à evasão no Curso de Bacharelado em Turismo.
2. Inserção de atividades de pesquisa e extensão relacionadas às disciplinas, enquanto atividades objeto da monitoria
A segunda proposta se refere ao desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente no desempenho acadêmico dos discentes das disciplinas atendidas pela monitoria.
Em concordância com a Ufpel (2015), propomos a inserção de atividades de pesquisa e extensão relacionadas às disciplinas, enquanto atividades objeto da monitoria, refletindo a busca da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Tal ação tem fundamento no EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO PRG Nº 001/15, Item “12. DAS ATRIBUIÇÕES E VEDAÇÕES AO BOLSISTA DE INICIAÇÃO AO ENSINO: (...) g) colaborar com o Professor Orientador em atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria” (UFPEL, 2015, p. 07).
Nesse sentido, o que se pretende é trazer para a sala de aula, a experiência in loco, acumulada através da pesquisa e da extensão. Para isso, o Departamento de Turismo conta com alguns projetos de pesquisa e de extensão, cuja experiência e materiais acumulados serão trabalhados nas disciplinas ofertadas em 2015, tais como:
O projeto de pesquisa intitulado “Perfil da Demanda de Visitantes da FENADOCE”. Tal projeto encontra-se dentro do programa de pesquisa denominado “Sistema de Informações Turísticas da Costa Doce SIT/CD” e será trabalhado com os acadêmicos da disciplina de Gestão de Eventos.
O projeto de pesquisa "Viagens, Viajantes, Turismo e Turistas: História, Memória, Patrimônio e Hospitalidade". Tal projeto tem por objetivo servir de espaço agregador para pesquisas que se dediquem a estudar história, memória, patrimônio e hospitalidade e suas relações com as viagens, viajantes, o turismo e os turistas. Nesse sentido, serão realizadas atividades de ensino relacionadas com o projeto na disciplina de Viagens, Viajantes e Relatos de Viagem a partir da analise um conjunto de textos teóricos que tenham como tema as relações entre narrativas de viagem e produção de lugares, pensadas a partir de diferentes contextos históricos, de coleta e analise de relatos de viajantes.
O projeto de extensão “Turismo e Educação Patrimonial”. Esse projeto se destina a realização de Oficinas de Educação Patrimonial pelos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Turismo com alunos e professores da rede pública municipal, alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integrantes de cooperativas e associações diversas. Tal projeto está relacionado à disciplina de Patrimônio e Turismo, onde os discentes poderão elaborar propostas de educação patrimonial que venham a subsidiar as ações do projeto.
Projeto de extensão “Parque Ecológico Chuchu Porongo: Estudo e Realização de um Plano de Manejo” (ainda em fase de elaboração), que será trabalhado na disciplina de Turismo e Meio Ambiente.
Além dos projetos acima listados, outros projetos, a partir da definição da oferta de disciplinas optativas para 2015/2, também poderão ser agregados.
Para o sucesso de tal iniciativa necessitaremos da colaboração dos alunos/monitores nessas atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria, tanto na realização de estudos e trabalhos vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, objeto da monitoria, bem como no auxilio a preparação e utilização de recursos/materiais didáticos capazes de fazer a relação teoria/prática nas disciplinas.
3. Auxílio dos monitores a professores/orientadores no planejamento interdisciplinar das aulas e na preparação e utilização de recursos/materiais didáticos
Esperamos que 08 (oito) monitores pleiteados sejam capazes de auxiliar os professores nas tarefas didáticas, no planejamento das aulas, principalmente aquelas que contenham carga horária prática, na preparação e utilização de recursos/materiais didáticos, nas etapas do processo de ensino-aprendizagem, inclusive no processo de avaliação; bem como, auxiliar os discentes nas atividades de ensino-aprendizagem, individualmente ou em grupo, tanto junto ao Departamento de Turismo em horários pré-definidos, como em atividades técnicas fora do Campus Porto.
Lembrando que, dentro da proposta de indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, alguns recursos/materiais didáticos poderão ser preparados através da colaboração do monitor em atividades de extensão e pesquisa do professor/orientador relacionadas ao objeto da monitoria.
4 e 5. Atendimento ao Plantão de Duvidas e Criação de Grupos de Estudos
A quarta e a quinta propostas são referente à criação do Plantão de Dúvidas e de Grupos de Estudos vinculados às Linhas práticas que tem por objetivo proporcionar aos alunos momentos de troca de experiências, onde será possível identificar e orientar discentes com dificuldades de aprendizagem e orientá-los para a melhoria do desempenho acadêmico.
Para o atendimento ao Plantão de Dúvidas, montaremos escalas de trabalho junto aos monitores, conciliando a disponibilidade de trabalho de cada um às demandas dos alunos do curso de Bacharelado em Turismo, de forma que os monitores possam auxiliar os discentes nas atividades de ensino-aprendizagem, individualmente ou em grupo, no local ou horário de aula, ou em outros pré-definidos.
Quanto à criação de Grupos de Estudos, tal ação foi propositalmente deixada por último por demandar a criação de outros projetos de ensino específicos da atividade, bem como demandar um contexto favorável que dependerá do sucesso das quatro primeiras ações.
Para a realização de todas essas cinco ações é fundamental a presença do aluno/monitor auxiliando os professores responsáveis pelas disciplinas de cada Linha Prática no sentido de promover o diálogo interdisciplinar que beneficiará tanto o curso, como a formação do monitor e a formação dos demais acadêmicos.
Distribuição das disciplinas Obrigatórias e Optativas Ofertadas pelo Departamento de Turismo segundo as Linhas Práticas do Curso de Bacharelado em Turismo (2015)
Linha Prática I - Turismo, Educação e Comportamento Humano – Demanda por 02 Monitores.
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Psicologia do Turismo
Pesquisa em Turismo I
Ética e Turismo
Sociologia do Turismo
2015/2
Disciplinas Obrigatórias
Turismo Contemporâneo
Pesquisa em Turismo II
Linha Prática II - Aspectos Socioculturais, Memória e História do Turismo, do Lazer e da Hospitalidade – Demanda por 02 Monitores.
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Fundamentos Históricos e Teóricos do Turismo
Patrimônio e Turismo
Lazer e Turismo
Disciplinas Optativas
Viagens, Viajantes e Relatos de Viagem
2015/2
Disciplinas Obrigatórias
História do Brasil e do Turismo
História da Cultura Brasileira e o Turismo
Hospitalidade e Turismo
Linha Prática III - Política e Gestão Pública e Institucional do Turismo – Demanda por 02 Monitores
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Políticas Públicas, Planejamento e o Turismo
Turismo e Meio Ambiente
Gestão de Destinos Turísticos
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Geografia do Turismo
Projetos Turísticos
Linha Prática IV Gestão de Organizações Turísticas – Demanda por 02 Monitores
2015/1
Disciplinas Obrigatórias
Gestão de Eventos
Gestão de Meios de Hospedagem
Disciplinas Optativas
Gestão de Restaurantes
Re-oferta
Turismo e Comunicação
2015/2
Disciplinas Obrigatórias
Gastronomia
Gestão de Agencias de Viagens e Transportes Turísticos
Comunicação e Turismo
Em concordância com os objetivos desse projeto, na busca da melhoria da qualidade da(s) atividade(s) de ensino do curso de Bacharelado em Turismo da Ufpel, bem como a inserção dos discentes do curso no exercício acadêmico-profissional, estamos propondo as seguintes ações: realização de visitas técnicas e atividades práticas interdisciplinares; inserção de atividades de pesquisa e extensão relacionadas às disciplinas, enquanto atividades objeto da monitoria; auxílio dos monitores a professores/orientadores no planejamento interdisciplinar das aulas e na preparação e utilização de recursos/materiais didáticos; atendimento ao plantão de dúvidas; e, por fim, a criação de grupos de estudos vinculados às Linhas Práticas.
1. Realização de visitas técnicas e atividades práticas interdisciplinares
Nesse sentido, através do diálogo interdisciplinar, planejamos para 2015/1 a realização de 02 visitas técnicas, enquanto atividades componentes da Carga Horária Prática das disciplinas:
- 1º Visita Técnica Interdisciplinar: agendada para o dia 26/05/2015 à cidade de Porto Alegre. Tal visita técnica envolverá 05 disciplinas diferentes comportadas em 03 linhas práticas, distribuídas em 03 semestres letivos distintos, a saber: Psicologia do Turismo/Sociologia do Turismo/ Políticas Públicas, Planejamento e o Turismo (ofertadas no 3º Semestre do Curso), Patrimônio e Turismo (ofertada no 5º semestre do Curso) e Gestão de Destinos Turísticos (ofertada no 7º Semestre do Curso).
- 2º Visita Técnica Interdisciplinar: agendada entre os dias 19/06/2015 a 21/06/2015 ao Resort Costão do Santinho em Florianópolis. Tal visita técnica envolverá 05 disciplinas diferentes, comportadas em 02 linhas práticas, distribuídas em 02 semestres letivos distintos, a saber: Gestão de Eventos/ Patrimônio e Turismo/ Lazer e Turismo (ofertadas no 5º semestre do Curso), a disciplina de Gestão de Meios de Hospedagem (ofertada no 7º Semestre do Curso), além da disciplina optativa de Gestão de Restaurantes (aberta aos alunos que já tenham cursado a disciplina de Gastronomia).
Nesse momento, a atuação dos monitores será de grande valia, não só no acompanhamento às visitas, mas, principalmente, no acompanhamento aos alunos que não puderem participar dessas atividades.
Espera-se, então, que os monitores sejam capazes de planejar interdisciplinarmente, junto aos professores responsáveis pelas disciplinas, atividades extras e materiais de apoio que possam melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, atuando, principalmente, no combate à reprovação, à retenção e à evasão no Curso de Bacharelado em Turismo.
2. Inserção de atividades de pesquisa e extensão relacionadas às disciplinas, enquanto atividades objeto da monitoria
A segunda proposta se refere ao desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente no desempenho acadêmico dos discentes das disciplinas atendidas pela monitoria.
Em concordância com a Ufpel (2015), propomos a inserção de atividades de pesquisa e extensão relacionadas às disciplinas, enquanto atividades objeto da monitoria, refletindo a busca da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Tal ação tem fundamento no EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO PRG Nº 001/15, Item “12. DAS ATRIBUIÇÕES E VEDAÇÕES AO BOLSISTA DE INICIAÇÃO AO ENSINO: (...) g) colaborar com o Professor Orientador em atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria” (UFPEL, 2015, p. 07).
Nesse sentido, o que se pretende é trazer para a sala de aula, a experiência in loco, acumulada através da pesquisa e da extensão. Para isso, o Departamento de Turismo conta com alguns projetos de pesquisa e de extensão, cuja experiência e materiais acumulados serão trabalhados nas disciplinas ofertadas em 2015, tais como:
O projeto de pesquisa intitulado “Perfil da Demanda de Visitantes da FENADOCE”. Tal projeto encontra-se dentro do programa de pesquisa denominado “Sistema de Informações Turísticas da Costa Doce SIT/CD” e será trabalhado com os acadêmicos da disciplina de Gestão de Eventos.
O projeto de pesquisa "Viagens, Viajantes, Turismo e Turistas: História, Memória, Patrimônio e Hospitalidade". Tal projeto tem por objetivo servir de espaço agregador para pesquisas que se dediquem a estudar história, memória, patrimônio e hospitalidade e suas relações com as viagens, viajantes, o turismo e os turistas. Nesse sentido, serão realizadas atividades de ensino relacionadas com o projeto na disciplina de Viagens, Viajantes e Relatos de Viagem a partir da analise um conjunto de textos teóricos que tenham como tema as relações entre narrativas de viagem e produção de lugares, pensadas a partir de diferentes contextos históricos, de coleta e analise de relatos de viajantes.
O projeto de extensão “Turismo e Educação Patrimonial”. Esse projeto se destina a realização de Oficinas de Educação Patrimonial pelos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Turismo com alunos e professores da rede pública municipal, alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integrantes de cooperativas e associações diversas. Tal projeto está relacionado à disciplina de Patrimônio e Turismo, onde os discentes poderão elaborar propostas de educação patrimonial que venham a subsidiar as ações do projeto.
Projeto de extensão “Parque Ecológico Chuchu Porongo: Estudo e Realização de um Plano de Manejo” (ainda em fase de elaboração), que será trabalhado na disciplina de Turismo e Meio Ambiente.
Além dos projetos acima listados, outros projetos, a partir da definição da oferta de disciplinas optativas para 2015/2, também poderão ser agregados.
Para o sucesso de tal iniciativa necessitaremos da colaboração dos alunos/monitores nessas atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria, tanto na realização de estudos e trabalhos vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, objeto da monitoria, bem como no auxilio a preparação e utilização de recursos/materiais didáticos capazes de fazer a relação teoria/prática nas disciplinas.
3. Auxílio dos monitores a professores/orientadores no planejamento interdisciplinar das aulas e na preparação e utilização de recursos/materiais didáticos
Esperamos que 08 (oito) monitores pleiteados sejam capazes de auxiliar os professores nas tarefas didáticas, no planejamento das aulas, principalmente aquelas que contenham carga horária prática, na preparação e utilização de recursos/materiais didáticos, nas etapas do processo de ensino-aprendizagem, inclusive no processo de avaliação; bem como, auxiliar os discentes nas atividades de ensino-aprendizagem, individualmente ou em grupo, tanto junto ao Departamento de Turismo em horários pré-definidos, como em atividades técnicas fora do Campus Porto.
Lembrando que, dentro da proposta de indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, alguns recursos/materiais didáticos poderão ser preparados através da colaboração do monitor em atividades de extensão e pesquisa do professor/orientador relacionadas ao objeto da monitoria.
4 e 5. Atendimento ao Plantão de Duvidas e Criação de Grupos de Estudos
A quarta e a quinta propostas são referente à criação do Plantão de Dúvidas e de Grupos de Estudos vinculados às Linhas práticas que tem por objetivo proporcionar aos alunos momentos de troca de experiências, onde será possível identificar e orientar discentes com dificuldades de aprendizagem e orientá-los para a melhoria do desempenho acadêmico.
Para o atendimento ao Plantão de Dúvidas, montaremos escalas de trabalho junto aos monitores, conciliando a disponibilidade de trabalho de cada um às demandas dos alunos do curso de Bacharelado em Turismo, de forma que os monitores possam auxiliar os discentes nas atividades de ensino-aprendizagem, individualmente ou em grupo, no local ou horário de aula, ou em outros pré-definidos.
Quanto à criação de Grupos de Estudos, tal ação foi propositalmente deixada por último por demandar a criação de outros projetos de ensino específicos da atividade, bem como demandar um contexto favorável que dependerá do sucesso das quatro primeiras ações.
Para a realização de todas essas cinco ações é fundamental a presença do aluno/monitor auxiliando os professores responsáveis pelas disciplinas de cada Linha Prática no sentido de promover o diálogo interdisciplinar que beneficiará tanto o curso, como a formação do monitor e a formação dos demais acadêmicos.
Resultados Esperados
Em concordância com os objetivos deste projeto de ensino, espera-se promover a melhoria da qualidade das aulas por meio de trabalhos de pesquisa, extensão e outros contextualizados a Linha Prática a qual a disciplina pertence; criar novas experiências de interação entre os alunos com o atendimento de monitores em plantão de dúvidas e grupos de estudos; bem como fortalecer tais Linhas Práticas com vistas a torná-las futuras Linhas de Pesquisa para a abertura de um curso stricto sensu em Turismo.
Em relação aos monitores, esperamos prepara-los para atuação profissional, desenvolvendo sua capacidade de pesquisa, análise, abstração e de elaboração de proposições relativas à prática profissional – extensão; desenvolvendo pensamentos reflexivos, críticos e criativos; estimulando sua curiosidade intelectual.
Além disso, pretendemos incentivar a participação dos alunos/monitores em eventos acadêmicos promovidos pelo Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), fóruns, seminários de ensino, mostras universitárias e eventos da área do Turismo através da apresentação de trabalhos relativos à sua experiência junto a este projeto.
Em relação aos monitores, esperamos prepara-los para atuação profissional, desenvolvendo sua capacidade de pesquisa, análise, abstração e de elaboração de proposições relativas à prática profissional – extensão; desenvolvendo pensamentos reflexivos, críticos e criativos; estimulando sua curiosidade intelectual.
Além disso, pretendemos incentivar a participação dos alunos/monitores em eventos acadêmicos promovidos pelo Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), fóruns, seminários de ensino, mostras universitárias e eventos da área do Turismo através da apresentação de trabalhos relativos à sua experiência junto a este projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Os 08 (oito) monitores com os quais contamos para o andamento deste projeto serão inseridos no Cobalto e terão a sua carga horária distribuída assim que ocorrer o processo seletivo para monitorias, bem como todo o trâmite legal necessário.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE ISLABAO LOPES | 1 | 11/05/2015 | 20/12/2016 |
ALICE ISLABAO LOPES | 1 | ||
ANDYARA LIMA BARBOSA | 2 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
BRUNA FRIO COSTA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2016 |
BRUNA FRIO COSTA | 1 | ||
CAROLINE BESKOW QUINTANA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
DALILA MULLER | 1 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
DALILA ROSA HALLAL | 1 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
ELLEN CRISTINA KLEIN SCHNEIDER | 20 | 01/08/2016 | 25/03/2017 |
FABIANO GUILHERME DA SILVA | 20 | 02/05/2016 | 30/06/2016 |
FRANCIELI ALVES CORRÊA | 20 | 11/05/2015 | 31/07/2016 |
GISELE SILVA PEREIRA | 1 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
GUILHERME NUNES PEREIRA DA SILVA | 20 | 02/05/2016 | 25/03/2017 |
IGOR MORAES RODRIGUES | 20 | 02/05/2016 | 25/03/2017 |
ISABELLA PEREIRA FERREIRA DE QUADROS | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LALESKA DA SILVA FELIX | 20 | 02/05/2016 | 13/06/2016 |
LEANDRO ALBERTO VIEIRA PEREIRA | 20 | 27/10/2016 | 16/12/2016 |
LEONARDO REICHERT | 1 | 25/04/2016 | 30/12/2016 |
LEONARDO REICHERT | 1 | ||
LEOPOLDINE RADTKE BERGMANN | 10 | 02/05/2016 | 25/03/2017 |
LUCAS KRÜGER KLUG | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
MARCOS PAULO GOULART DA CUNHA | 20 | 11/05/2015 | 30/06/2015 |
MARIA DA GRACA GOMES RAMOS | 1 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
MARINARA MOTTA DA MOTTA | 20 | 01/07/2015 | 14/10/2016 |
NARA NILCEIA DA SILVA SANTOS | 1 | 14/03/2016 | 25/03/2017 |
NATÁLIA STEIGLEDER GARCIA | 20 | 11/10/2015 | 25/03/2017 |
PIERRE DONIRES DOS SANTOS CHAGAS | 20 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA | 2 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
RAFAELA SILVEIRA DE LIMA | 20 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
ROBERTA MATTOS LESSA | 10 | 02/05/2016 | 25/03/2017 |
RODRIGO MESQUITA DE OLIVEIRA | 20 | 02/05/2016 | 25/03/2017 |
SARAH MARRONI MINASI | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2016 |
SARAH MARRONI MINASI | 1 | ||
TANIA ELISA MORALES GARCIA | 1 | 11/05/2015 | 25/03/2017 |
ÉVERTON FELIPE KAIZER | 20 | 02/05/2016 | 25/03/2017 |