Nome do Projeto
Formação Docente na Disciplina de OPPM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 08/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
A monitoria se constitui em uma iniciativa relevante no seio do ensino universitário, pois oferece a oportunidade de ampliação de experiências que contribuem para a formação dos acadêmicos e para o desenvolvimento da docência, pelas possibilidades e diversidades de atividades a serem desenvolvidas cotidianamente nas disciplinas. Compreende-se que a monitoria contribui para uma formação mais completa, atenuando a relação entre alunos e professores numa afinidade pedagógica mais direta e horizontal.

Objetivo Geral

Contribuir na formação dos futuros professores de educação musical possibilitando a estes a construção de sua trajetória profissional.

Justificativa

A monitoria da disciplina de Orientação e Prática Pedagógico Musical I, II, III e IV poderá oferecer para aos acadêmicos orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o seu projeto de inserção pedagógica. Sendo esta uma disciplina teórico-prática, culminando com observações e atuações pedagógico musicais, há a necessidade de um monitor que possa esclarecer dúvidas sobre busca de material pedagógico e principalmente auxilio na construção de um projeto de atuação, requisitos para a conclusão desse componente curricular. Sendo as disciplinas de OPPM componentes curriculares de embasamento para o futuro professor e sua prática pedagógica, torna-se de grande importância o trabalho de monitoria. A orientação extra classe possibilita um interesse maior do aluno pelas tarefas proporcionando um aprendizado maior e consequentemente, trabalhos e atuações de melhor qualidade.

Metodologia

A disciplina com seu monitor realizará orientações em grupos compostos por três a cinco alunos. Essa orientação se dá através de encontros presenciais a partir de horários de plantão pré-definidos, quando os grupos procuram os monitores para esclarecimento de dúvidas ou
orientações dos projetos. Além disso, dispõe-se de orientação virtual, utilizando-se os sistemas presentes na redes sociais, emails, que funcionam como método complementar de acompanhamento que viabiliza a execução das tarefas e facilita a comunicação entre professor, monitor e aluno.

Resultados Esperados

A partir do trabalho de monitoria desenvolvido na
disciplina, pretendemos obter uma maior aprendizagem dos alunos no que diz respeito à construção de um projeto de atuação docente (características destas disciplinas), um maior conhecimento a respeito dos conteúdos que envolvem o ensino de música na escola e fora dela.
um aprendizado maior e consequentemente, trabalhos de melhor qualidade e uma formação docente mais embasada.

Indicadores, Metas e Resultados

Sendo que o projeto de ensino com monitoria permite a atuação conjunta monitor/professores/ coordenador no contexto da disciplina, a avaliação será progressiva e permanente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LELIA NEGRINI DINIZ211/05/201508/12/2015
REGIANA BLANK WILLE2011/05/201508/12/2015

Página gerada em 18/04/2024 02:58:26 (consulta levou 0.120975s)