Nome do Projeto
Disciplina Ginástica Artística 1
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina Ginástica Artística 1 é obrigatória no curso de Educação Física da ESEF/UFPel (Licenciatura diurna e noturna e Bacharelado). Tal disciplina apresenta uma carga horária de aulas práticas (2 períodos semanais) maior que a das aulas teóricas (1 período semanal). Nas aulas práticas os alunos são separadas em turmas distintas (cada turma com aproximadamente 30 alunos).

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto de ensino é orientar o bolsista de monitoria a auxiliar, sob a perspectiva discente, o professor orientador nas tarefas didáticas, especialmente no planejamento das aulas e nas etapas do processo de ensino/aprendizagem, inclusive na avaliação.

Justificativa

Um bolsista de monitoria seria de extrema importância para auxiliar o professor no andamento, dinamismo e segurança das aulas de ginástica artística. O bolsista irá auxiliar, sob a perspectiva discente, o professor orientador nas tarefas didáticas, especialmente no planejamento das aulas e nas etapas do processo de ensino/aprendizagem, inclusive na avaliação. Além disso, o mesmo auxiliará os discentes nas atividades práticas individualmente ou em grupo, no local ou horário de aula, ou em outros horários pré-definidos.

Metodologia

O bolsista de monitoria deverá acompanhar presencialmente todas as aulas da disciplina. As Aulas teóricas serão durante 1 h no bacharelado e 1 h na licenciatura e as aulas práticas durante 4 h no bacharelado e 4 h na licenciatura. Além disso, o bolsista de monitoria deverá disponibilizar 2 h por semana para atendimento extraclasse individual ou em grupo em cada turma (bacharelado ou licenciatura). Serão realizadas reuniões semanais com o professor orientador para o planejamento das aulas, estudo prévio dos conteúdos a serem trabalhados e esclarecimentos de possíveis dúvidas. Nessas reuniões o bolsista de monitoria poderá sugerir novas atividades para serem incluídas nas aulas, com intuito de colaborar para o melhor andamento da disciplina. Periodicamente serão discutidos e elaborados os processos de avaliação, assim como será realizada uma reflexão e uma orientação de como trabalhar com os possíveis discentes com dificuldades de aprendizagem. Além disso, o bolsista de monitoria participará de reuniões periódicas do grupo de pesquisa do professor orientador, com intuito de desenvolver e melhorar o seu espírito crítico frente a diferentes situações da área de Educação Física.

Resultados Esperados

A partir da participação do bolsista de monitoria nas atividades propostas pelo professor orientador, espera-se que as atividades, especialmente as práticas, tenham uma melhor qualidade e andamento durante o semestre. Com a inserção das atividades extraclasse monitoradas pelo bolsista, espera-se diminuir possíveis evasões e reprovações na disciplina de ginástica artística 1. Além disso, espera-se impactar de maneira positiva a carreira acadêmica do bolsista de monitoria através da conclusão dos objetivos propostos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA BARRETO DAVID411/05/201531/12/2015
KATARINA ALBERNAZ CECHIN2011/05/201531/12/2015
NICOLE GOMES GONZALES411/05/201531/12/2015
STEPHANIE SANTANA PINTO111/05/201531/12/2015

Página gerada em 19/04/2024 04:19:11 (consulta levou 0.025882s)