Nome do Projeto
Ensino de Patologia Geral em Odontologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 15/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O Projeto de Ensino "Ensino de Patologia Geral em Odontologia" visa embasar e instrumentalizar o acadêmico de odontologia com o conhecimento dos processos patológicos básicos, bem como dos aspectos epidemiológicos e determinantes sócio-econômico-culturais das doenças sistêmicas com manifestações bucais e/ou de importância no manejo do paciente na clínica odontológica, utilizando como uma de suas ferramentas a atuação alunos monitores de Ensino.

Objetivo Geral

A Monitoria no Ensino de Patologia Geral em Odontologia tem o objetivo de promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nesta Disciplina, inovando-o, dinamizando-o e proporcionando o desenvolvimento de ações afirmativas numa perspectiva inclusiva para o acesso e permanência no Ensino Superior.

Justificativa

A abordagem do Ensino de Patologia Geral em Odontologia como o intermédio de atividades de monitoria junto à Disciplina além de contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do discente que cursa a Disciplina, também poderá atuar no combate à reprovação e à evasão dos mesmos discentes no curso de graduação em Odontologia da UFPEL.

Metodologia

Os monitores da Disciplina de Patologia Geral irão desenvolver atividades de orientação e auxílio no processo de aprendizagem dos discentes na referida disciplina, no exercício das seguintes funções:
1. Orientação, nos momentos de atividades de aulas práticas laboratoriais de Patologia Geral, contribuindo com os docentes da Disciplina nestes momentos, no que diz respeito à identificação dos componentes celulares dos processos patológicos contempladas nos conteúdos estudados pela disciplina, por meio de observação de lâminas histológicas, pela técnica da microscopia de luz;

2. Orientação, nos momentos de atividades de Seminários, auxiliando os discentes cursantes da Disciplina de Patologia Geral no raciocínio e resolução dos problemas propostos pelos Docentes;

3. Atuação em atividades do Laboratório do Centro de Diagnóstico das Doenças da ∫oca, que proporciona apoio logístico ao conteúdo prático da Disciplina de Patologia Geral, auxiliando a Técnica do Laboratório, na confecção e renovação das lâminas histológicas dos laminários de aulas práticas;

Resultados Esperados

Espera-se que ao final de suas atividades o discente monitor tenha acumulado experiências enriquecedoras e que tenham contribuido com a sua formação acadêmico-profissional. Além disso, almeja-se que com o exercício de suas atividades que o discente Monitor possa ter, melhorado o processo de aprendizagem e promovido estímulos que tenham repercusão nos discentes alvo de sua atuação, reduzindo os níveis de reprovação e retenção dos mesmos na disciplina, bem como a evasão escolar.

Indicadores, Metas e Resultados

O discente monitor será estimulado a realizar estudos em relação à sua experiência na função e ao seu auxílio no processo ensino-aprendizagem. Estes estudos deverão ser divulgados em congressos e encontros na área de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ETGES111/05/201515/12/2017
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS211/05/201515/12/2017
ANA PAULA NEUTZLING GOMES211/05/201515/12/2017
INGRID SANTOS CASTRO2011/05/201515/12/2017
IVANA HANNEMANN NEVES111/05/201515/12/2017
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO211/05/201515/12/2017

Página gerada em 20/04/2024 10:37:34 (consulta levou 0.113543s)