Nome do Projeto
LOGICA (LÓgicas Geométricas Implícitas em Composições de Arquitetura)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A promoção da construção de um pensamento lógico, geometricamente estruturado, caracteriza-se como o principal objetivo da disciplina Geometria Gráfica e Digital 1, GGD1, criada em 2011, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Neste contexto são analisadas obras de arquitetura e através da abordagem de uma sequencia de conceitos, os estudantes passam a incrementar a análise sob os parâmetros de geometria, tais como simetrias, proporções, concordâncias, entre outros, aumentando- se as possibilidades de ampliar o conhecimento sobre a obra analisada. Esta prática também prevê a aquisição de habilidades que possibilitem ao estudante o transito natural entre os meios tradicionais e digitais, desde estágios iniciais da formação de arquitetura, buscando a apropriação de técnicas adequadas ao croqui e à precisão. Entretanto, até o momento a proposta de estabelecer uma dinâmica que contemple a apropriação das tecnologias digitais de representação integrada ao processo projetual, de diálogo com outros tipos de representações está dificultada. Por um lado, a disciplina conta com uma carga horária bastante reduzida para realizar atividades que efetivamente permitam que os estudantes se apropriem dos conceitos geométricos e das tecnologias ao ponto de utilizá-los efetivamente junto à atividade projetual. Ocorre que a disciplina de GGD 1 ainda não conta com um espaço de sala de aula que contemple concomitantemente uma infraestrutura para o desenho com instrumentos tradicionais e digitais. Em sala de aula tem-se uma infraestrutura apenas para o desenho tradicional, e no laboratório de informática não se tem espaço para o desenho tradicional. Por ser uma universidade pública não se adota a postura de exigir do estudante trazer para a sala de aula um laptop, por exemplo. A disciplina está situada no primeiro semestre do curso o que também implica em que poucos estudantes já tenham se estruturado para ter esta infraestrutura com recursos próprios. O caso ainda é agravado pela falta de segurança de transitar pela cidade com um laptop, diminuindo a possibilidade de pedir a colaboração dos estudantes em sanar os limites atuais da infraestrutura da FAURB. Tem-se utilizado paliativos como aulas expositivas de demonstração de uso das tecnologias digitais. Entretanto, para a construção de um pensamento geométrico estruturado o exercício de analisar e representar a forma, também no espaço digital, tem se demonstrado efetivo. Desta maneira, é necessário buscar estratégias didático-pedagógicas criativas que promovam um processo de formação continuada e autônoma para além do espaço da disciplina. Este investimento tem sido feito, conforme relatado anteriormente, buscando-se a disponibilização de materiais didáticos digitais, incentivando a educação continuada através de um AVA, para além do espaço da sala de aula. Entretanto, isto exige um esforço específico, particularmente nesta área em que as ferramentas digitais estão constantemente em evolução, surgindo novas ferramentas ou novas versões das mesmas, exigindo ajustes e ampliações constantes em tais materiais. Nesta direção, tem-se adquirido experiência em Educação a Distância (EAD), a partir de projetos de pesquisa (PROBARQ), de extensão (OFICINAS) e ensino (Curso de Especialização em Gráfica Digital/FAURB e Especialização em Mídias na Educação/UAB/UFPel), envolvendo-se na atividade docente de produção de momentos e materiais didáticos dirigidos a esta modalidade, utilizando-se do conceito de objetos de aprendizagem (Polsani, 2003). A partir deste contexto, busca-se então seguir investindo na produção de materiais didáticos que contemplem a possibilidade de promover momentos didáticos que ampliem o espaço de sala de aula e de abrangência da própria disciplina, propondo intensificar o processo formativo para o desenvolvimento de um pensamento geométrico estruturado. Desta maneira, tem-se a hipótese de que estes materiais possam auxiliar os estudantes e professores envolvidos com o tema, incluindo o âmbito de disciplinas de Projeto, à construção de tal pensamento. Neste caso, estruturado para a análise e consequentemente para o projeto da forma arquitetônica. A ampliação do espaço de sala de aula pode ser obtida especialmente a partir da ação de monitoria, promovendo o assessoramento individualizado ou em grupos menores de estudantes, compatíveis com a infraestrutura atualmente disponível. A ação da monitoria é fundamental para apoiar a atividade de produção dos objetos de aprendizagem.

Objetivo Geral

1) Melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem da disciplina GGD 1;
2) Desenvolver abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas;
3) Inserir o discente monitor nas atividades de ensino da disciplina GGD 1.

Justificativa

O propósito de intensificar o uso dos meios digitais, conforme exposto anteriormente exige uma infraestrutura física, de espaço e equipamentos adequados, a qual não se tem disponível. O uso da modalidade a distancia é uma das alternativas, produzindo e disponibilizando novos objetos de aprendizagem que qualifiquem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem e possibilitem a geração de momentos a distância, de maneira autônoma por cada estudante ou docente. Cabe destacar as possibilidades vislumbradas em configurar momentos a distância, dentro de um cenário que consiga garantir qualidade e flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente as políticas públicas ainda não subsidiam uma infraestrutura para trabalhar com um processo híbrido e paralelo. No âmbito do Curso de Especialização em Gráfica Digital tem-se a experiência com o que se denominou de “modalidade compartilhada” em que convivem estudantes da modalidade presencial e a distância em um mesmo AVA (Pires, Borda e Félix, 2007). Esta modalidade demonstrou-se para tal contexto efetiva. Entretanto, na escala de graduação, exigiria o apoio da figura do tutor, tendo em vista uma exigência de carga horária específica para dar conta de um sistema de EAD. Mesmo que esta ideia não tenha sido validada em contextos mais amplos e que venha a ser contestada por alguma questão, entende-se que é possível ir construindo uma cultura nesta direção, gerando uma infraestrutura que compreenda a delimitação de momentos didáticos, materiais e a formação de tutores (monitores).
Pode-se ainda ressaltar a importância deste investimento em relação à proposta de intensificar a exploração das tecnologias digitais. Através da análise digital da documentação ou da imagem de arquitetura, seja pela fotografia digital (quando objetos físicos) ou pela digitalização da documentação ou acesso à documentação já digitalizada, tem-se recursos imediatos para observar a geometria da forma projetada, facilitando a compreensão das lógicas projetuais/geométricas adotadas pelos arquitetos/autores. As tecnologias digitais estão em constante evolução, inclusive disponibilizando dispositivos com interfaces táteis que agilizam as análises (Vasconselos e Borda, 2014). Faz-se necessário seguir investindo no reconhecimento e apropriação de tais tecnologias como um processo natural de evolução das práticas de representação e consequentemente de revisão das ações didáticas desta área de conhecimento.

Metodologia

Este projeto está dividido nas seguintes etapas:
1)Revisão Bibliográfica
Ampliação da revisão bibliográfica que apoia o desenvolvimento de um pensamento geométrico estruturado para o projeto de arquitetura;
Ampliação da revisão bibliográfica que apoia a atividade docente de produção de momentos e materiais didáticos frente ao conceito de objetos de aprendizagem e de ambientes virtuais de aprendizagem;
2)Caracterização dos momentos didáticos atuais. Descrição e análise dos momentos didáticos atualmente promovidos no âmbito do processo formativo referido, frente à revisão bibliográfica;
3)Atualização e/ou Redesenho dos momentos didáticos, observando-se as potencialidades das tecnologias digitais em facilitar e intensificar o processo de aprendizagem;
4) Identificação e/ou revisão de materiais didáticos adequados aos momentos didáticos propostos, a partir do conceito de objeto de aprendizagem
5) Experimentação e validação dos momentos e materiais didáticos em questão;
6) Sistematização e disponibilização dos momentos e materiais didáticos de maneira aberta.

Resultados Esperados

Os resultados esperados são:
Registro da trajetória de aprendizagem da disciplina de GGD 1 (memória da disciplina);
Disponibilização da descrição de momentos didáticos estruturados para esta trajetória;
Disponibilização de materiais didáticos configurados como objetos de aprendizagem;
Reconhecimento e apropriação, quando pertinente, das tecnologias atuais de informação, comunicação e representação digitais para a configuração da trajetória referida e consequente melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem;
Contribuir para a formação do monitor.
Impactos esperados:
Espera-se que a experiência didática estabelecida com este projeto intensifique o processo de construção por cada estudante de um pensamento geométrico estruturado para a atividade projetual no âmbito de disciplinas de projeto. Aposta-se na requalificação dos momentos e materiais didáticos através do uso de tecnologias digitais, configurados de tal maneira que permitam a disponibilização de um sistema de educação continuada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA201/05/201531/12/2015
ANTONIO CARLOS PORTO SILVEIRA JUNIOR201/05/201531/12/2015
CATHARINA BEATRIZ DOS SANTOS MOTTA201/05/201531/12/2015
KARINE CHALMES BRAGA2001/05/201531/12/2015
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA401/05/201531/12/2015

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