Nome do Projeto
Redesenho como processo de aprendizagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Grande parte do aprendizado em arquitetura - principalmente o aprendizado de projeto de arquitetura e urbanismo - tem como base o estudo de projetos precedentes referenciais, ou seja, a análise da resolução dos problemas disciplinares adotada por outros profissionais. A disciplina de Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V tem adotado como procedimento didático, a análise detalhada dos projetos referenciais da arquitetura moderna como processo de aculturação geral do aluno e, principalmente, como processo de apreensão de repertório para o exercício projetual.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é desenvolver material didático que contribua na otimização do aprendizado geral do aluno especificamente em sua capacidade de análise da arquitetura.
Justificativa
O método do redesenho no exercício de análise arquitetônica já é bastante usado no campo do ensino da arquitetura, embora seja quase desconhecido no nosso contexto local. Experiências alheias e próprias em semestres anteriores mostram que redesenhando - desenhando de novo - o projeto referencial em análise, o aluno desenvolve um aprendizado muito mais profundo, detalhado e efetivo.
Metodologia
1. Revisão do Roteiro de Análise utilizado na disciplina com o fim de aprimoramento desse tutorial;
2. Escolha de exemplares para serem redesenhados como base para a montagem do roteiro de redesenho;
3. Construção do Roteiro-Tutorial para redesenho
4. Aplicação dos instrumentos durante o semestre de 2015_2
5. Avaliação dos resultados
2. Escolha de exemplares para serem redesenhados como base para a montagem do roteiro de redesenho;
3. Construção do Roteiro-Tutorial para redesenho
4. Aplicação dos instrumentos durante o semestre de 2015_2
5. Avaliação dos resultados
Resultados Esperados
- Melhoria do aprendizado e capacidade de análise do aluno;
- Desenvolvimento da capacidade de apropriação de repertório para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos;
- Desenvolvimento da capacidade crítica e projetual do aluno;
- Banco de Dados disponibilizado para outras disciplinas e para pesquisas em geral.
- Desenvolvimento da capacidade de apropriação de repertório para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos;
- Desenvolvimento da capacidade crítica e projetual do aluno;
- Banco de Dados disponibilizado para outras disciplinas e para pesquisas em geral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CELIA HELENA CASTRO GONSALES | 6 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
HELOÍSA LIBARDONI MICHANOSKI | 20 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |